quarta-feira, 27 de maio de 2009

Transporte Direto Belém - Soure

Hoje pode-se reconhecer que o Porto Camará é irreversivel na ligação Belém - Ilha de Marajó. Mas também pode-se reconhecer que a deficiencia e precariedade dessa ligação é fato, quando se tem um transporte rodoviário de péssima qualidade servindo o trecho Camará-Salvaterra, até a margem do Rio Paracauary. Na verdade, viajar nesse trecho para quem vai para Soure, deixa de ser sofrimento, para tornar-se castigo. E esse castigo começa a partir da balsa que faz a travessia Soure-Salvaterra-Soure. Se chove, apanha-se chuva. Se ha sol, é sol na cabeça, além do calor escaldante, a partir da 10:00 horas. Nessa balsa, existe um "quadrado" que mais parece um curral para gado. E o agravante, é que a ARCON não permite que os veículos transportem seus passageiros durante a travessia, os quais ficam sujeitos a essas intemperies. E aqui, não se discute o aspecto tecnico da decisão da ARCON.
Por isso, torna-se necessário e indispensavel que haja um transporte direto Belém-Soure-Belém, pelo menos 2 vezes por semana, pois a viagem pelo Camará, pelo que se tem observado está estrangulando o Turismo na Pérola de Marajó, que gostariamos de chama-la "Terra dos Maruanazes", em homenagem a tribo guerreira que habitou em Soure.
E levando-se em consideração que o mes de julho que se aproxima, naturalmente, como tem acontecido em anos anteriores, a população circulante de Soure aumenta, elevando-se ao dobro de sua população normal, isto é, chegando a quase 45 mil pessoas, a Prefeitura de Soure, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura encaminhou a CPH correpondencia, solicitando seja feito estudo de viabilidade técnica no sentido de suprir Soure de uma linha direta, a partir de Belém. No primeiro momento, durante o mes de julho.
Aguarda-se que a CPH, não só estude a viabilidade técnica, mas, também, dê solução para o problema que é angustiante.
Aspecto do "quadrado" que serve de abrigo aos passageiros dos veículos que utilizam a balsa
Passageiros na balsa após sairem dos veículos, na travessia Soure-Salvaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário