quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL, PRÓSPERO ANO NOVO !

 A voce amigo, a voce amiga, desejo  FELIZ NATAL  e PRÓSPERO  ANO NOVO. Que 2010 lhes traga  todas as  possibilidades de realização dos seus sonhos, projetos e  tudo o que não foi possivel realizar em 2009.

sábado, 28 de novembro de 2009

I CONGRESSO DAS CIDADES AMAZÔNICAS

De 24 a 27 de novembro aconteceu no Hangar Centro de Convenções, em Belém, o I Congresso das Cidades Amazônicas, organizado pela FAMEP–Federação das Associações de Municípios do Pará, juntamente com suas entidades consorciadas, com objetivo de discutir democráticamente alternativas para o desenvolvimento da Região de forma a ser conciliado crescimento econômico, com preservação ambiental e desenvolvimento social. O evento que além de seu objetivo principal pretende estabelecer diretriz para a implementação de políticas públicas específicas para a Região amazônica, que precisam ser diferentes das demais regiões do País, face as peculiaridades locais e formar rede de cooperação para trabalhar projetos que contribuam com o desenvolvimento dos Municípios da Amazônia. Sob a coordenação geral do Prefeito de Ananindeua Sr. Helder Barbalho, presidente da Famep, acredita-se que o evento tenha atingido seus objetivos. Presentes, estiveram além da Governadora Ana Júlia Carepa e do Prefeito de Belém, Duciomar Costa, o Presidente da Camara Federal, deputado Michel Temer, o Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil, Deputados Estaduais, Prefeitos de vários municípios, vereadores e secretários municipais.

Técnica da Casa Assume Paratur : Conceição

Apesar de interinamente, a Paratur está sendo dirigida pela técnica da Casa, Conceição Silva da Silva. A direção da Paratur já esteve nas mãos de político, empresário, médico, advogado, etc. Mas acredita-se que esta é a primeira vez, nos últimos tempos (10 a 15 anos) que um técnico assume essa empresa. Pelo que se conhece da Conceição Silva da Silva, formação e capacidade a credenciam para assumir de forma efetiva a presidência da Paratur. Dentro de seu currículo, vê-se formação gerencial, pós-graduação em planejamento regional, estágio internacional no Japão, além de uma larga experiência na área de turismo. Acredita-se que esta é a oportunidade que o Turismo do Pará tem para entrar em uma nova fase, nova direção, novo caminho, apesar das limitações inerentes do cargo.
Como se trata de um cargo que depende de indicação política, espera-se que a Governadora Ana Júlia Carepa tenha a sensibilidade de efetivar a senhora Conceição na presidência da Paratur que, com certeza, terá o apoio dos seis Pólos Turísticos do Pará.

“Pará, Obra Prima da Amazônia”

Lembram-se da frase “Pará, a Obra Prima da Amazônia” ? Pois é, esta frase estava inserida em todos os cartazes, folderes, impressos, produzidos pela Paratur, enfim, em tudo a que se referia ao turismo do Pará. Com a mudança de governo, PSDB pelo PT, a atual administração do Estado achou por bem, simplesmente, dar sumiço a este “slogon”. Acredita-se que esta frase identificava o Pará como destino turístico, incluindo-o no contexto AMAZONIA. Atualmente esta identidade está perdida. Não existe mais nada que identifique o Pará como Amazônia. Para o europeu, americano e outros povos, Amazônia é só Manaus. Mais do que nunca, precisamos de algo que identifique o Pará no mundo como Amazônia, também. Precisamos retomar esta frase ou criar algo semelhante que dê ao Pará sua identidade na Amazônia. E isso tem que ser feito agora, se quisermos obter ganhos com o turismo na Copa do Mundo de 2014. Agora, é hora do empresariado paraense, mais do que nunca, se unir e exigir do Governo do Estado (Paratur) que crie uma identificação ou recupere a frase que tão bem identificou o Pará como parte integrante da Amazônia. Outro detalhe, muito importe – Não basta que criemos uma identidade para o Pará. È preciso que se crie mecanismo para, na Copa do Mundo da África, no próximo ano, comecemos a vender o Pará para a Copa de 2014. Entende-se que esta e a forma de, também, obter-se ganhos em 2014. Não se pode deixar para cima da hora, senão...

Ann Pontes Deixa Paratur

A Dra. Ann Pontes deixou a Paratur. Os motivos da saída desconhecemos. Porém, reconhecemos que, até onde foi possível, desenvolveu um bom trabalho. Poderia fazer mais? Achamos que sim. Porém, quando somos detentores de um cargo, todos temos nossas limitações e, naturalmente, a Dra. Ann estava sujeita a essas limitações impostas pelo cargo e pelo pior – pelo sistema. Tivemos a oportunidade de estar junto a Dra. Ann, através do Fomentur – Fórum de Desenvolvimento Turistico do Estado  Pará, do qual era a presidenta e ali, no Fórum, sempre nos passou uma imagem de pessoa muito equilibrada, articulada e com bastante desenvoltura para o cargo que ocupava, inclusive, por ja ter sido deputada, por isso mesmo poderia ter transito livre nos meios políticos o que, de certa forma, seria interessante para dirigir a Cia. Paraense de Turismo. Independentemente da condição política da Dra. Ann, sempre a vimos com reais condições de presidir aquela entidade e ali, desenvolver um grande e bom trabalho em prol do turismo paraense. Infelizmente, seu trabalho ficou pela metade. Quando dizemos que ficou pela metade é porque quando se lê seu relatório – que já nos parecia mais uma despedida que um relatório – pode-se ver o quanto já havia sido feito. De qualquer forma, lamentamos a saída da Dra. Ann Clélia.
Dra. Ann Pontes, aonde quer que a senhora esteja ou para onde quer que vá, nós, do Pólo Marajó desejamos sucesso e muitas felicidades. Até um outro encontro!


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Marajó Búfalo Fest : Sucesso Integral

           De 28 de outubro a 01 de novembro, a população de Soure vibrou com o Marajó Búfalo Fest. Aliás, não só a população, mas todos os que estiveram no Municipio. Dizemos que foi sucesso integral. E quando falamos em integral é por que foi bom para quem veio passear, curtir o fim de semana no Marajó, para os pequenos vendedores,  ambulantes, taxistas, mototaxistas, hoteis, pousadas, comércio, enfim, para todos.
           Mais uma vez a atual administração da  Prefeitura Municipal de Soure tendo a frente o prefeito João Luiz, mostra competência ao resgatar as tradições do Município com este evento que, embora não tenha sido uma exposição-feira  nos moldes de como acontecia antes,  trouxe uma nova roupagem apresentando a feira solidária, onde pequenos produtores locais puderam expor e vender sua produção artesanal. Por outro lado, esse Marajó Búfalo Fest, serve de convite aos  fazendeiros marajoaras para que nos proximos eventos participem.
          Estão de parabens todos os organizadores do evento

domingo, 11 de outubro de 2009

Círio de Nazaré: Renovação da Fé


O Círio de Nazaré é algo que impressiona qualquer pessoa. Impossivel não emocionar. Desde o mais fervoroso católico, ao menos crédulo cristão, a emoção toma conta de todos. O que mais chama a atenção e de mesma forma, impressionante, são as pessoas que pagam promessas puxando a corda atrelada à berlinda da Santa.  Não é possivel que alguem vá naquela  corda por brincadeira ou por uma promessa banal. É preciso que seja, realmente, algo muito forte. Mas, independentemente disso, é emocionante ver uma multidão, algo em torno de dois milhões  de pessoas, caminhando, rezando e cantando. São pessoas de todas as classes - pobres, ricos - jovens, idosos, homens e mulheres que naquelas horas e durante o trajeto se misturam com um só propósito de homenagear Aquela que é a padroeira dos paraenses. Na verdade, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro de cada ano é uma renovação de fé. Se voce não acredita, venha a Belém no próximo ano e sinta essa emoção.

sábado, 3 de outubro de 2009

Poder Público x Iniciativa Privada

A renúncia do Sr. Ruy Martini à frente do Conselho Municipal de Turismo de Belém, deixa certa preocupação, principalmente quando ele afirma "considerando que a inercia dos Orgãos Publicos responsaveis, tanto na area Municipal quanto na Estadual..." Esta afirmação deixa bem claro de como o Poder Público está vendo o Turismo no Estado do Pará, até porque sabe-se que o desenvolvimento do turismo em qualquer lugar vai depender da importância dada ao setor por seu Governo. Essa importância é explicitada na política adotada. E qual é a politica que vem sendo adotada ao longo de todos esses anos? Infelizmente, ninguem sabe. Porém, o pior, entende-se, é quando diz "e a incapacidade da classe empresarial em se organizar minimamente e assumir o papel que lhe cabe no desenvolvimento do setor, tão importante para uma cidade com as caracteristicas de Belem, nos levará fatalmente a assumir muito brevemente o ultimo lugar das capitais brasileiras, no turismo receptivo." Isso é muito ruim porque é da classe empresarial que devem partir as ações para que o Poder Público, mesmo sob pressão, crie as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento do turismo. Bem recente, uma ação do empresariado participante do Fórum de Desenvolvimento Turistico do Estado do Pará-Fomentur, apesar de varios anos articulando, conseguiu que o Governo do Estado do Pará, fizesse licitação e colocasse uma embarcação em melhores condição para o trecho Belém-Marajó, (Porto Camará em Salvaterra) É a classe empresarial que sabe os problemas do setor turistico e tem que mostrar e exigir que o poder público resolva o que lhe diz respeito, principalmente quando se tratar de infraestrutura. Chegou a hora do empresariado paraense - não só o de Belém, mas de todas as cidades com potencial turístico - tomar consciencia, deixar as picuinhas individualistas, se organizar através dos Conselhos Municipais e exigir que o Estado faça a parte que lhe cabe para o desenvolvimento do turismo paraense.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Renuncia Não é Solução

Considero a renúncia como um gesto extremo, quase sempre motivada pelas famosas e tão conhecidas forças ocultas. As vezes, pelo cansaço por não se ter podido alcançar o objetivo pretendido. Mas de qualquer forma, considero um gesto extremo, porém, quem renuncia pode não ser fracassado ou incapaz. Acredito sejam as circunstâncias que levam uma pessoa à renúncia. Mas a renúncia não é a solução. E por que não é a solução? Porque propicia aos incapazes, aos acomodados e omissos a oportunidade de deixarem uma entidade ou a si proprios permanecerem onde estão ou descerem a niveis abaixo do normal. Hoje me veio a noticia de que o Sr. Ruy Martini, cidadão muito capaz, possuidor de uma forte liderança no setor em que atua, renunciou a presidencia do Conselho Municipal de Turismo de Belém. Para que se saiba, abaixo transcrevo os motivos inseridos em um email que me foi repassado: "Caros Associados, Comunico que na Reunião Ordinaria do Conselho Municipal de Turismo, realizada no dia de ontem, renunciei ao cargo de Presidente daquele Colegiado, considerando que a inercia dos Orgãos Publicos responsaveis, tanto na area Municipal quanto na Estadual, e a incapacidade da classe empresarial em se organizar minimamente e assumiir o papel que lhe cabe no desenvolvimento do setor, tão importaante para uma cidade com as caracteristicas de Belem, nos levara fatalmente aassumir muito brevemente o ultimo lugar das capitais brasileiras, no turismo receptivo. Deixo o lugar para que outros mais entusiasmados de que eu, consigam aquilo que não consegui: a integração de todos pelo bem comum, deixando para segundo plano interesses e querelas pessoais. Continuo na nossa Abav defendendo a causa dos Agentes de Viagens. Um abraço do Ruy Martini" Lamentavel que o Ruy Martini tenha chegado a esse extremo Acredito que, na realidade, o Ruy cansou diante das circunstancias, conforme bem ressalta. Apesar disso acho que deveria permanecer no cargo por mais algum tempo, ou até final de seu mandato.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Noticia : A Quem interessar

"TJMS - Projeto prevê possibilidade de divórcio pela internet Publicado em 25 de Setembro de 2009 às 11h36 - no IOB Jurídico Achar um parceiro e casar graças à internet deixou de ser novidade há algum tempo, mas, agora, a separação e o divórcio consensuais on-line podem se tornar realidade. Pelo menos é o que prevê projeto de Lei nº 464/2008, aprovado no dia 2 de setembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta permite que os pedidos de separação e divórcio sejam realizados por meio eletrônico (internet), com a dispensa de audiências de conciliação, que é obrigatória no rito da separação. No Brasil, por ano, mais de 200 mil casais desistem de ficar juntos. Só pela Justiça Itinerante em Mato Grosso do Sul, este ano, foram feitos 564 pedidos de separação, além de 369 separações convertidas em divórcio." Interessante, não?

sábado, 5 de setembro de 2009

... e assim caminhamos

A vida é um constante caminhar. Caminhar na paz, caminhar no amor, caminhar no respeito, caminhar nos procedimentos retos. Enfim, devemos caminhar em busca de melhores dias. Tornando a vida mais alegre, mais prazerosa; sem mágoas, sem rancores, fazendo tudo como o que se está fazendo o fosse pela última vez... e fazer bem feito. Sim, pela última vez, porque não sabemos se teremos a oportunidade de fazer outra vez. É impressionante. Verdadeiramente, não sabemos o amanhã. Por isso, temos que estar preparados, na certa convicção de que o "amanhã a Deus pertence". E por isso, devemos ver e tratar a todos com muito carinho, sem soberba, com respeito, sem aquela de que eu sou o bom, o resto que se exploda...
Por enquanto, esta é a minha mensagem para recomeçar aqui neste meu "bloguinho" despretensioso, apenas um exercicio mental. Abraços a todos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Voltei !

Voltei . Ja estou em casa. Com a graça de Deus, Todo Poderoso, em quem sempre confiei., voltei. Mas tarde darei detalhes de como tudo aconteceu. Louvado seja Deus.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Agora Vai

Prevista a internação para amanhã, terça feira, dia 28 de julho, se isto a contecer, a cirurgia deve ocorrer na quarta-feira, dia 29 e, desta forma, o "bandido, bandido corazon" estará sendo totalmente recuperado. Até a volta!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Adiada

Meus e minhas, amigos e amigas. minha cirurgia foi a diada para a proxima semana. Avisarei dia e hora. tchau

terça-feira, 21 de julho de 2009

Até Logo !

Meus carissimos irmãos e irmãs, aqui vai o meu "até logo". Vou dar um tempo para fazer um reparo no meu "bandido corazon". Voltarei logo, logo. Estou com Deus e Deus está comigo e não tenho a menor dúvida do meu retorno ao convivio de voces. Esse reparo é necessário para desobstruir dois canais que compõem a principal fonte de circulação do rubro liquido que, após a desobstrução, fluirá livremente pelos furos, igarapés e rios do meu corpo. Sempre fui um otimista. Por isso, voltarei com o coração batendo mais forte, mais saudável, capaz de amar meus amigos e amigas, meus irmãos e irmãs... minha familia - minha mulher Maria Helena, minhas filhas Liliane e Helenidia, meu filho Gelderson... minhas netas Lorna e Beatriz, enfim, todo mundo Ah, agradeço aos que, solidários, preocupam-se com esse "evento" que ao final, vai virar festa. Até mais, gente !

sábado, 18 de julho de 2009

Bandido, Bandido, Corazon !

Pois é... O titulo acima é de uma música. Mas... Pode ser também de um falso coração, coração traíra, qualquer coisa. C a a r a, fui traído pelo meu coração. Nunca imaginei que um dia ele me trairia dessa forma. Me fizesse uma bandidagem desse tamanho. Pô, sempre o tratei bem, não o enchi de fumaça, fiz exercícios regularmente, bebi relativamente pouco. Nos últimos tempos relaxei um pouco, os exercícios, mas fazia... De repente, resolvo fazer uma cirurgia de “catarata” que não "As Cataratas de Iguaçu”, para ver o mundo mais colorido, os meus e minhas, amigos e amigas, nos mínimos detalhes e a minha mulher Maria Helena mais bonita, eis que de repente, não mais que de repente, numa avaliação cardiológica para a dita cirurgia, la vem: “meia bronca”. Isso mesmo “meia bronca”. O resultado do teste ergométrico (aquele da esteira) e o eco cardiograma me levou a fazer um cateterismo. Sim um cateterismo. Poderia ser outro exame, uma tomografia computadorizada. Mas o cateterismo se fazia necessário, segundo o médico, para tirar as conclusões definitivas. E assim foi feito. E sabe o que aconteceu? Confirmou a suspeita do médico. Eu tinha duas artérias comprometidas. Uma com 73 e outra com 80% e o que é pior, a mais comprometida está numa posição – parte posterior do coração – o que impossibilita uma angioplastia. Pronto, deu-se a “bronca inteira”. Vou ter que fazer aquela cirurgia de “peito aberto”. Caramba! Por tudo isso o chamo de “corazon bandido, corazon traíra”. Mas, "peraí", será que amei demais? Ah, foi isso mesmo. Então tem razão, pô caramba! E foi por isso que ele acabou sendo camarada comigo. Ele me deu alguns avisos que não soube interpretar, como por exemplo: Certo dia numa das minhas voltas de Belém pra Soure ao subir a rampa do porto das rebetas, chegando em cima, senti um cansaço como nunca antes tinha sentido. Parei, me recuperei e tudo voltou ao normal. Depois, já comecei a sentir umas dores ardidas no peito que não me pareciam normais. Bom, de qualquer tudo isso foi um aviso. E a cirurgia de catarata a “bendita cirurgia de catarata’ permitiu-me a oportunidade de revisar meu “bandido, bandido corazon”. Agora só me resta aguardar o momento. Já ante vejo a bem sucedida cirurgia. A partir daí, passo a integrar o fechado “clube da safena”. Veja só, eu que não gosto das coisas serias, vou ter que encarar esta, pode meu? ... cacete!... Mas sei que vou sair desta numa boa. DEUS quer.
VIVA A VIDA !!!!!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Julho : Adiada Viagem Direta Para Soure

Novamente, Soure se frusta com a possibilidade de viagem direta a partir de Belém, não acontecer no mes de julho. Tudo estava praticamente certo, inclusive, com a Governadora Ana Julia afirmando ao Prefeito João Luiz que autorizava essa viagem se houvesse um empresário do setor que quisesse fazer essa"linha" Estava quase tudo certo que a viagem seria feita pela embarcação "Expresso Bom Jesus" . E o que aconteceu: O empresário proprietário dessa embarcação foi convencido a não fazer as viagens para não prejudicar os empresários "donos" do trecho Belém-Camará. Convencido por quem? Ora por quem... É brincadeira ! ...

DESILUSÃO : CATAMARÃ ÁLAMO

O Governo do Estado do Pará, fez licitação através a CPH, contratou a Henvil que com o seu catamarã "Alamo" resolveria o problema de um transporte digno e rápido para Marajó - Soure e Salvaterra. Porém, essa embarcação, que iniciou a navegação com convidados especiais, inclusive com a Governadora Ana Julia Carepa, se constitui na grande decepção. Desde a primeira viagem normal vem apresentando consecutivos defeitos, quando ainda não conseguiu navegar durante os seis dias da semana, já que um (quarta-feira) seria para manutenção.
O barco que na quarta feira havia sido docado para manutenção, não fez a viagem programada. Seus passageiros que ja haviam comprado passagens antecipadamente, foram levados de vans para Icoaraci e de lá seguiram de ferry boat para o Camará.
Tudo isso é de lamentar. Acreditamos que os proprietários das empresas que servem Belém-Marajó ainda não assumiram compromissos com o Marajó. Dizem sempre que estão no "vermelho". Não acreditamos, pois não exite empresario que sobreviva de prejuizos e por isso acham que o Marajó se contenta com suas embarcações precárias. Enganam-se. "Não ha bem que nunca se acabe, nem mal que dure para sempre".

Turismo: Secretários dos Municipios vão se reunir

O que vimos no IV Salão do Turismo-Roteiros do Brasil, despertou-nos para o quanto temos que nos organizar, se queremos ter um turismo forte e rentável. E essa organização deve começar por uma reunião de todos os Secretários de Turismo dos Municipios que estão envolvidos com essa atividade, quando nessa reunião serão traçadas diretrizes que poderão sensibilizar os administradores (Prefeitos e os próprios secretários) da importancia do turismo para o desenvolvimento dos municipios. A data ainda não foi estabelecida, mas deverá acontecer após o mes de julho, pois neste mes todos os secretários deverão estar envolvidos com as atividades de seus municipios. Aguademos pois.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

TURISMO: BELEZAS NATURAIS NÃO BASTAM

O Estado do Pará, dispõe, comprovadamente, os melhores e mais bonitos recursos naturais para fazer turismo. Porém, entendemos que esses recursos naturais não são suficientes para se desenvolver o turismo, como pensamos estar fazendo. Minha participação no 4º Salão do Turismo-Roteiros do Brasil, no Parque Anhembi, São Paulo, deu-me uma outra visão do que é fazer Turismo. Ao comparar nosso estágio de organização com outros Estados, verificamos o quanto estamos atrás; como fazemos um turismo incipiente, para não dizer desorganizado; como nossas insituições governamentais, quer estaduais, quer municipais não estão preparadas; como nossas classes empresarias do setor turistico não sabem fazer o "dever de casa". Como somos amadores; nosso individualismo, isto é, o poder público de um lado e o empesáriado de outro, cada um fazendo por sí, sem procurar fortalecer o conjunto, pode nos levar, ao longo de algum tempo, ao enfraquecimento total do turismo no Pará. Vimos exemplos de pequenas Cidades, como Aracatí (Ceará) que organizou o Turismo de Canoa Quebrada. Socorro (São Paulo) que se voltou para o turismo de inclusão voltado para pessoas com necessidades especiais, onde todos os seus equipamentos turisticos (hoteis e pousadas) estão equipados para atender esse nicho de mercado.

O estande do Pará no 4º Salão do Turismo O estande do Pará no 4º Salão do Turismo Quando vimos estandes dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e os comparamos com o do Pará, ficamos preocupados e perguntamos : O que está acontecendo conosco? Onde estão nossos empresários. Estamos nos escondendo ao invés de nos mostrarmos? Não é possivel que apenas o Estado entre no sacrificio, fazendo sua parte. Por isso, muito nos preocupou a qualidade de nosso estande no 4º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil

O Ver-o-Peso no 4º Salão do Turismo

Porém justiça seja feita : o Ver-o-Peso montado no 4º Salão do Turismo, foi simplesmente sensacional, o que, aliás, achamos que deveria ficar no estande do Pará. É preciso informar que Ver o Peso no Salão foi um trabalho do SEBRAE. Esse estande foi muito visitado e o interesse do publico paulista presente no Salão foi excelente.

terça-feira, 7 de julho de 2009

PARÁ NO 4º SALÃO DE TURISMO

O IV Salão de Turismo - Roteiros do Brasil promovido pelo Ministério do Turismo foi uma verdadeira vitrine do Turismo Brasileiro. Realizado no período de 01 a 05 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo, reuniu o que ha de melhor do setor.
Na cerimonia de abertura, no dia primeiro de julho, estiveram presentes os ministros: do Turismo, Luiz Barreto; do Esporte, Orlando Silva. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional de Turismo do Senado, senador Leonardo Quintanilha e o Presidente da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados, Deputado Afonso Hamm. Governadores se fizeram presentes ao Salão, além de vários representantes de entidades e outras organizações de classe do segmento turístico.
O Estado do Pará esteve presente ao Salão com uma delegação de cerca de 40 pessoas. Integraram esssa Delegação Secretários Municipais de Turismo: João Lima, de Soure; Arnoudo Andrade, de Santarém. Funcionários da Paratur, sob a coordenação da Diretora de Fomento Conceição Silva da Silva. A Belemtur , através de seu diretor Vady Kayat que comandou os funcionários daquele Órgão Municipal. Participaram ainda artezãos e o Grupo de Carimbó Novo Zimbá de Maracanã.
Na Foto, da direita para esquerda: João Lima(eu) Ranilson, Tania Brizola, Coceição Silva, Arnoudo Andrade e Vady Kayat, na abertura do IV Salão do Turismo

terça-feira, 23 de junho de 2009

Pólo Marajó: Lima é reconduzido à Presidência

Em reunião realizada no dia 19 passado, sexta-feira, por aclamação, João Lima (eu) foi reconduzido à Presidência do Fórum Regional de Turismo do Polo Marajó - Foremar. Na vice, ficou Romualdo Angelim, enquanto na primeira secretaria a Dislene Pereira e na segunda, a Secretaria de Turismo de Salvaterra, Marcileia. Essa Diretoria deverá gerir os destinos do Fórum pelo bienio 2009/2011.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Eleição no Fórum do Polo Marajó

No próximo dia 19, sexta-feira, o Forum Regional de Turismo do Polo Marajó, estará se reunindo no auditorio Rodolpho Engelhard, da Prefeitura Municipal de Soure em primeira convocação, às 10 horas e em segunda, às 10:30, para escolher a nova diretoria, que deverá gerir o Foremar no periodo de 2009 a 2011. Ficam convidados todos os participantes.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Agora a Governadora Vem

Finalmente, está prevista para próxima segunda feira, dia 22 de junho, a vinda da governadora, para a viagem inaugural do barco Álamo que devera cobrir a rota Belém-Camará. Como se sabe sua vinda foi transferida, em virtude da posse da Prefeita de Santarém, Maria do Carmo, a quem foi prestigiar. Aguardemos, pois.

As Diferenças de Duas Épocas

É muito bom termos a oportunidade de poder comparar as épocas em que vivemos. Ao lembrar-me do Navio Presidente Vargas, me veio à memoria uma fase em que a Ilha de Marajó tinha força política e econômica. Época em que a pecuária marajoara era respeitada e forte no Pará. Época em que ser fazendeiro no Marajó, era mais que "status", era ser rico, era ter poder. Nas decadas de 40 a 60, era o Marajó que abastecia de carne o mercado de Belém e uma boa parte do Estado do Pará. Era o Marajó quem abastecia Belém de peixes, atraves de suas canoas geleiras.
Uma prova da força do Marajó, foi a compra pelo governo federal de uma frota de navios, onde um deles foi destinado a ligar o Continente à Ilha. Antes,(decada de 40 e parte de 50) o Marajó, mais precisamente Soure, era servida por um navio - chamado gaiola - que chegava a fazer a viagem Belém Soure, em até 10 horas.
Bom, mas a frota a que me refiro, foi contruida na Holanda, na década de 50, composta de cinco navios, a chamada "frota branca", constituida dos Navios: Augusto Monte Negro, Leopoldo Peres, Lobo d'Almada, que navegavam ligando Belém a Manaus, Presidente Vargas, ligando Belém a Soure e uma chatinha (não lembro o nome), embarcação de baixo calado que serviria para navegar em aguas rasas, ligando Manaus ao Acre.
Como se verifica, realmente o Marajó era visto pelos Poderes Constituidos do País de maneira diferente a ponto de ter um navio construido num dos maiores estaleiros do mundo, a Holanda. Poderiamos dizer que era a força do Marajó, pedindo e recebendo. Pra cá veio o Banco da Amazonia, depois, no inicio do debacle veio o Banco do Brasil
Mas o tempo passou. Os fazendeiros, os patriarcas, foram sendo substituidos pelos herdeiros, que começaram, com o advento da estrada Belém-Brasilia, a transferir para novas terras seus rebanhos, onde acharam que podiam criar o boi com mais facilidade, plantando capim que lhe poderia dar um maior ganho de peso aos animais. Com isso o Marajó foi enfraquecendo até chegar onde está.
No meu entendimento, debilitado, sem força e sem prestígio. Seus politicos dispersos, incapazes de formar um bloco coeso e firme que possa exigir o que é de direito ao Marajó.
Quando comparamos o ontem com o hoje, quando verificamos a diferença entre as épocas, concluimos que tivemos mais perdas do que ganhos. Se compararmos as embarcações atuais, todas elas que ligam a Ilha a Belém, não se comparam, nem de longe, com o que tinhamos antes.
Precisamos trabalhar e muito para sair desta situação. Vamos arregaçar as mangas e cair no trabalha para tirar a diferença.

Navio: Que Saudades do Presidente Vargas

Ainda me lembro daquele 03 de junho de 1972. Mais jovem, nos meus 33 anos, estava designado para assumir minhas funções na Agencia de Soure do Banco da Amazonia. Me foi dada a oportunidade escolher. Dentre outras, eu escolhi a Cidade de Soure para trabalhar por um período de dois anos e estou vivendo aqui ha 37 anos. Confesso que não sei porque. Nada me vinculava a esta Cidade. Soure, eu conhecia apenas a frente, de passagem, quando ia para Salvaterra pois, naquela época, o navio em Soure aportava. Fazer o que em Salvaterra? Ah, isso é outra história, depois eu conto.
Mas quero falar é do Navio Presidente Vargas. Naquele dia 03 de junho de 1972, um sábado, saí de Belém, para Soure, na costumeira viagem das 14:00 horas, com parada em Mosqueiro. Apesar dessa parada, às 17:30 estava aportando na chamada "Perola do Marajó". Que tal, se Soure, ao invés de pérola, fosse a "Terra dos Maruanazes". Voce aprovaria? Mas deixe pra lá. Minha viagem a Soure destinava-se a alugar casa para morar. E assim o fiz, alugando a casa da saudosa senhora Rachel Pinheiro, sobrinha do também saudoso senhor João Pinheiro (Tolé), este proprietário do Soure Hotel. Retornei a Belém, saindo de Soure às 18:00 e por volta das 21:00 ja estava em Belém.
Poxa! Dá pra ter saudades? Claro que dá.
Pois bem, o Presidente Vargas após a viagem de sábado, faria a viagem de domingo, Belém-Mosqueiro e depois viria direto para Soure, de onde voltaria para Belém.
Mas não houve volta. O navio Presidente Vargas, nunca mais voltou pra Belém
Segundo comentários da época, o Navio Presidente Vargas, teria saido na sexta feira do dique da então ENASA - Empresa de Navegação da Amazonia - aonde tinha sido submetido a uma revisão de rotina. O navio havia feito a viagem da sexta feira à noite Belém-Soure-Belém. Fizera a de sábado que, segundo comentários da época, na volta pra Belém. começara "a fazer água". No fatidico domingo, 04 de junho de 1972, tudo aconteceu. O navio o Presidente Vargas não voltou mais pra Belém. Nunca mais! AFUNDOU!. Isso mesmo, AFUNDOU! Em frente ao trapiche de Soure.
Não houve vitima, no singular mesmo. Não houve vítima. Felizmente.
Aí vêm as perguntas: Por que aconteceu? Como aconteceu? Quem foi ou quais foram os culpados? Por que o navio não foi resgatado? Enfim, essas e outras perguntas ficaram sem resposta até hoje. Lamentamos.
Agora, vejam abaixo o perfil de como era o NAVIO PRESIDENTE VARGAS.
QUE SAUDADES !
Aí está a foto do navio Presidente Vargas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Caranguejão de Soure virou caranguejinho.

Lembro-me quando ainda era garoto e morava em Belém, ouvia vendedores gritando pelas ruas de meu bairro do Marco: “caranguejo, caranguejão de Soure!”. E o tempo passou... Vim morar em Soure, nos idos de 1972 e constatei que, realmente, caranguejo grande, era o de Soure. Porém, o que eu não sabia era que, o que poderia ser um título honroso estaria sendo o inicio do fim uma espécie de crustáceo. Sim, o que outrora fora o caranguejão de Soure, hoje não passa de caranguejinho, para não se dizer “sarará”. É uma pena que as providencias tomadas – há bem pouco tempo - pelos órgãos envolvidos com o meio ambiente, no sentido de coibir a captura desordenada do caranguejo, tenham sido de forma incorreta. Como a captura do caranguejo tornou-se uma atividade econômica, foi criado o “defeso”, para não prejudicar o caranguejeiro. Claro ele precisa viver. “Defeso” é o período em que o caranguejo sai de suas tocas, anda pelo manguezal, acontece o acasalamento e, naturalmente, daí, a procriação,. No período do “defeso” fica proibida a captura do caranguejo. Até aí, tudo bem. O interessante, é que se orientou o caranguejeiro, a não capturar a fêmea do caranguejo, ou melhor, a “condurua”. Entretanto, entendemos que o “defeso” deveria ser por um período muito mais longo ao invés dos poucos dias em que o caranguejo “anda”. Deveria ser proibido, mesmo, a captura do macho e da fêmea. Conversando com um caranguejeiro ele me falava: “do que vale deixarem a fêmea (condurua), se não tem macho”. Então é hora de se fazer uma reflexão sobre o assunto, de modo se possa impedir o extermínio desse crustáceo, que ainda tem contra si, além do predador homem, a própria natureza que enche os manguezais de areia.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Transporte Direto Belém - Soure

Hoje pode-se reconhecer que o Porto Camará é irreversivel na ligação Belém - Ilha de Marajó. Mas também pode-se reconhecer que a deficiencia e precariedade dessa ligação é fato, quando se tem um transporte rodoviário de péssima qualidade servindo o trecho Camará-Salvaterra, até a margem do Rio Paracauary. Na verdade, viajar nesse trecho para quem vai para Soure, deixa de ser sofrimento, para tornar-se castigo. E esse castigo começa a partir da balsa que faz a travessia Soure-Salvaterra-Soure. Se chove, apanha-se chuva. Se ha sol, é sol na cabeça, além do calor escaldante, a partir da 10:00 horas. Nessa balsa, existe um "quadrado" que mais parece um curral para gado. E o agravante, é que a ARCON não permite que os veículos transportem seus passageiros durante a travessia, os quais ficam sujeitos a essas intemperies. E aqui, não se discute o aspecto tecnico da decisão da ARCON.
Por isso, torna-se necessário e indispensavel que haja um transporte direto Belém-Soure-Belém, pelo menos 2 vezes por semana, pois a viagem pelo Camará, pelo que se tem observado está estrangulando o Turismo na Pérola de Marajó, que gostariamos de chama-la "Terra dos Maruanazes", em homenagem a tribo guerreira que habitou em Soure.
E levando-se em consideração que o mes de julho que se aproxima, naturalmente, como tem acontecido em anos anteriores, a população circulante de Soure aumenta, elevando-se ao dobro de sua população normal, isto é, chegando a quase 45 mil pessoas, a Prefeitura de Soure, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura encaminhou a CPH correpondencia, solicitando seja feito estudo de viabilidade técnica no sentido de suprir Soure de uma linha direta, a partir de Belém. No primeiro momento, durante o mes de julho.
Aguarda-se que a CPH, não só estude a viabilidade técnica, mas, também, dê solução para o problema que é angustiante.
Aspecto do "quadrado" que serve de abrigo aos passageiros dos veículos que utilizam a balsa
Passageiros na balsa após sairem dos veículos, na travessia Soure-Salvaterra

terça-feira, 26 de maio de 2009

Álamo: Viagem Inaugural Prevista Para 10 de Junho

Segundo conseguiu-se apurar junto a CPH, a viagem inaugural para Ilha de Marajó-Porto Camará, do Catamarã Álamo, está prevista para o próximo dia 10 de junho. Grande tem sido a expectativa em torno do inicio da operacionalização dessa embarcação, que vem criando certa expectativa junto as populações de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Ararí. Concluidos todos os testes com a embarcação e compatibilizada a data da viagem com a agenda da Governadora Ana Julia foi, então definida a quarta-feira 10 de junho, para que a viagem aconteça. Nesse sentido, todas as providências já estão sendo tomadas para a viagem inaugural do Álamo.
Vista do interior do catamarã Alamo, onde se pode observar as poltronas confortáveis. Em baixo singrando as aguas da Baia de Guajará

sábado, 23 de maio de 2009

No Ar... A TV Cultura !

Momento do pronunciamento da Presidente da Funtelpa Regina Lima
Manhã festa viveu, hoje, a Cidade de Soure, com a inauguração da 42ª repetidora da TV Cultura do Pará que avança no processo de expansão do seu sinal pelos municípios do interior do Estado. Desde sexta, Dimitri Maracajá, diretor da TV, na Cidade, se encarregou dos preparativos técnicos da inauguração, desde a correta instalação da retransmissora, a preparação da rede elétrica, regularização do terreno, fundição da torre e colocação da antena, bem como a ligação de cabos da antena para o aparelho-retransmissor, que em Soure, tem a potência de 500 watts. E o mais importante aconteceu às 11:00, quando chegou a presidente de Funtelpa, Dra. Regina Lima ao lado do Prefeito João Luiz, após pronunciamentos de ambos, decerrou a placa comemorativa a inauguração da repetidora.
Desta forma, a TV Cultura do Pará leva sua programação para mais de 3 milhões de paraenses (capital e interiores), que poderão assistir aos programas produzidos pela TV Cultura do Pará, como os noticiários Jornal Cultura 1ª e 2ª Edições, Jornal Cultura Diretor da Redação, Esporte Cultura, entre outros programas, como o Sem Censura Pará, Cultura Paidégua, Sementes, Brasil da Amazônia, 7 Set Independente, Cinerama, Moviola, Café Cultura, Cena Musical e o infantil Catalendas, além dos programas de grade nacional, vindos pela TV Brasil, como o Cocoricó, Repórter Brasil, Observatório da Imprensa, Conversa Afinada e o Roda Viva.
Além da programação da TV Cultura do Pará, os moradores de Soure e Salvaterra, já poderão acompanhar as competições da 25ª edição do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, que acontecerá neste domingo, 24, a partir das 8h, no Estádio Olímpico do Pará. Sintonize o sinal da TV no canal 8.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ufpa: Reitor Alex Despede-se do Campus de Soure

Em cerimonia simples, o Reitor da Ufpa, professor Alex Fiuza de Melo e sua vice reitora professora Cristina Feio, despediram-se do Campus de Soure. Como se sabe o Professor Alex concluiu seu tempo a frente da Universidade Federal do Pará quando, eleito e posteriormente reeleito desempenhou a função durante oito anos. Prestigiando o acontecimento o Prefeito João Luiz e seus Secretários de Saúde, Administração, Turismo e Produção, estiveram presentes e foram recepcionados pela coordenadora do Campus, a professora Luizete. O evento teve inicio com a apresentação de slides onde foi demonstrado a evolução do Campus nos vinte anos de existência. Usaram da palavra o professor Alex, o Prefeito João Luiz, os secretários João Lima, Luiz Cecim e Marcio Nagayshi. Finalizou a cerimonia a professora Luizete, com um dicurso muito emocionante despedindo-se do Magnifico Reitor Alex Fiuza de Melo que deverá deixar essa função nos próximos dias, quando provavelmente voltará a ministrar aulas na UFPA, de onde é professor.

Ministério do Turismo Fotografa Marajó

Em rápida visita, esteve em Soure e Salvaterra, uma equipe jornalística enviada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Paratur. Em Soure, os jornalistas visitaram as praias de Pesqueiro e Barra Velha e Fazenda Araruna., além dos centros de artezanatos. Em Salvaterra, conheceram a Praia de Joanes, Agua Boa e outros pontos turísticos. As Secretarias de Turismo de Soure e Salvaterra, por seus secretários João Lima (Eu) e Marcileia, deram o apoio necessário para que o trabalho jornalístico fotográfico, apesar do dia chuvoso, se desenvolvesse de modo satisfatório. Registre-se também a participação da Pousada Boto e da Agência NicTur, que deram assistencia aos jornalistas.

Novo Canal de TV em Soure e Salvaterra

A partir do proximo, dia 23, Soure e Salvaterra terão mais uma opção de programas de televisão. Está prevista para sábado às 10;00, a inauguração da repetidora da Tv Cultura, cuja torre de 75 metros está erguida na Primeira Rua do Bairro Novo, no local onde funcionou a usina de luz da Celpa, e cuja imagem terá maior alcance que a repetidora existente. A partir daquele momento, é sintonizar o canal 8 (oito) e novos programas jornalísticos, esportivos, educativos, inclusive filmes estarão nas "telinhas" dos televisores das duas Cidades, sem a necessidade da antena parabólica. Além das autoridades locais presentes ao acontecimento, estará também a senhora Regina, Presidente da FUNTELPA. Segundo informações colhidas junto ao Prefeito João Luiz, este é mais um esforço de sua administração em parceira com o Governo do Estado em beneficio das populações locais.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Recurso Contra Diplomação de Joao Luiz é Indeferido pelo MPE

Como é do conhecimento público de Soure, a Coligação Majoritária União e Amor Por Soure, recorreu ao TRE do Pará, contra a diplomação do Prefeito Joao Luiz. No dia 12/05/2009, foi exarado o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral , onde o MPE-Ministério Público do Estado, "manifesta-se no sentido do não conhecimento do presente recurso (rectius: indeferimento da inicial) em virtude de sua intempestividade e de sua inadequação".

sábado, 16 de maio de 2009

A Notícia Que Deu o Que Falar

"Prefeitura Lança Pacotes Turisticos em Soure"
A matéria com o título acima, publicada no site http://www.soure.tur.br/ - que não é da Prefeitura Municipal de Soure e é preciso que fique bem claro, a Prefeitura de Soure não tem nada, absolutamente, nada com esse site - realmente provocou alguns comentários injustos e tendenciosos, cujos comentaristas deixaram bem claro o intuito de atingir a Administração João Luiz e não a mim, Secretário de Turismo. Aliás, agradecemos aquelas pessoas - identificadas - que entenderam a noticia.
Antes eu preciso repetir - ja disse em meu comentário anterior - que o Turismo moderno tem que ser planejado, não pode nem deve ser feito a "pedradas". Por isso elaboramos o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Municipio de Soure. Neste Planejamento estão previstas ações que envolvem a formatação de roteiros turisticos, que deverão ser feitos pela Secretaria de Turismo e apresentados ao empresariado que vai conhecer e posteriormente comercializar esses roteiros.
Foi exatamente isso o que aconteceu. Formatado os roteiros, um city tour, pelos pontos mais interessantes da Cidade e um river tour, pelo Rio Paracauary até o Furo do Miguelão, os empresários que formam a cadeia do turismo foram convidados para participarem desses dois eventos. Evidentemente, que foram convidados proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agencia de turismo, enfim todos os envolvidos direta ou indiretamente com o Turismo.
Como se verifica a Prefeitura não está beneficiando alguem ou "lapidando" o dinheiro público como insinuaram alguns anonimos. Está, sim, promovendo açoes que nunca foram feitas antes e por isso, "as cristianes, as evelises, os diogos não sei das quantas" extranham e comentam sem saber o que estão comentando.
Aliás, quando digo alguns anônimos é porque usaram pseudônimos e não querem se identificar. Provavelmente, são pessoas aparentemente interessadas no desenvolvimento do Municipio, por isso, zelosos e vigilantes, com suas atenções voltadas aos administradores da Cidade ou, frustradas por uma derrota politica. Simplesmente isso.
Mas de qualquer forma, acho muito importante o questionamento, porque, o que foi colocado, de maneira alguma atinge a Administração João Luiz e principalmente a mim, Secretário de Turismo.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Secretário de Turismo de Soure...

Sou eu. Na apresentação deste Blog, me esqueci de dizer que eu sou o Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Soure. Não gosto de usar a expressão "estou". Digo, sou mesmo, até que o Prefeito não queira mais. Não gosto da expressão "estou" Na realidade, aceitei o cargo como um desafio. No Turismo tenho militado ha varios anos, como empresário e acredito estar habilitado a exercer a função.

É importante que todos saibam que Turismo é uma atividade que se desenvolve de forma gradativa. É um processo. As ações são desenvolvidas num conjunto onde a Administração Pública, o Empresariado e a Comunidade, necessariamente, têm que estar envolvidos. Turismo não pode ser desenvolvido, isoladamente, isto é, cada um fazendo sua parte. Todos, têm que trabalhar juntos, em bloco.

Vista parcial do Furo do Miguelão O Turismo moderno não admite ser feito na "pedrada". Precisa ser planejado. E esse planejamento teve que ser elaborado. Foi feito o "Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo Sustentável do Municipio de Soure" aonde estão registrados o diagnóstico e o prognóstico do Municipio e com base nesses registros, foram estabelecidas as ações que serão realizadas no período de quatro anos.

Festival de Quadrilha, pode ser em Julho

Junho, tradicionalmente, em Soure, é o mês do Festival de Quadrilhas. Entretanto, este ano, o Festival pode acontecer em julho, por falta de um local adequado. O Centro Comunitário "Abel de Figueiredo" onde tem acontecido o evento, por descuido de outras administrações encontra-se sem condições de abrigar o grande acontecimento cultural, face o péssimo estado de sua estrutura. Reunindo com os dirigentes das quadrilhas ficou acordado que se não forem conseguido recursos para recuperação do imóvel, ainda em junho, o certame pode ser realizado em julho, possivelmente depois do dia 15. É importante salientar que o Prefeito João Luiz está envidando todos os esforços no sentido de obter recursos para a recuperação do Centro Comunitário para ainda em junho. Vamos torcer para que isto aconteça.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

AS NÚPCIAS DE DALVA E MARCIO

Linda demais a cerimônia de casamento de Dalva e Marcio Vitelli realizada no sábado, dia 09 de maio p.passado. Naturalmente que o ato foi a realização de um grande sonho de amor. Não poderia deixar de registrar esse evento no meu "blog". Por isso, daqui vão os meus votos de felicidade perene ao casal. Deus abençoe esta união e que sejam muito felizes para sempre.

Em Soure : Fórum Regional do Plano Marajó

Reuniu-se em Soure, nos dias 6 e 7 de maio, o Fórum Regional do Polo Marajó, tendo como pauta a eleição do articulador do Território da Cidadania e a unificação do Plano Marajó com o Território da Cidadania. Estiveram presentes ao conclave, que foram ciceroneado pelo prefeito de Soure, Sr. João Luiz de Souza Melo, representantes da Casa Civil da Presidencia da República; do Ministério da Integração Nacional; e do SPU/GRPU. mais representantes do Governo do Pará, através da SEIR,SEPOF, SAGRI e SEGOV, além do Secretário de Esporte e Lazer, Sr. Albertino Leão e do Deputado Federal Zé Geraldo. Registre-se, também, a participação dos Prefeitos de Portel, Melgaço, São Sebastião da Boa Vista, Breves e Gurupá. Por outro lado, representantes da Sociedade Civil estiveram presentes : Sintep`s de Pontas de Pedras, de Portel; STR de Breves; Colonias de Pescadores de Salvaterra e Curralinho; Prelazia de Marajó (Soure e Pontas de Pedras); Museu do Marajó e Associação Comercial de Soure, representada por seu presidente Sr. Reginaldo Engelhard MARILIA TAVARES: Articuladora do Território da Cidadania Marajó Com a maioria dos votos Marília Tavares, dezoito (18) votos - Edel, oito (08); Sidney, seis (06) e Sassá três (03) - foi eleita a articuladora do Território da Cidadania e será contratada pela entidade proponente do Colegiado, O MUSEU DO MARAJÓ por um período de doze meses Ressalte-se que essa função de articulador não tem o vinculo empregatício. INTEGRADOS: GESTÃO DO PLANO MARAJÓ E PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA A integração da Gestão do Plano Marajó e do Programa Territórios da Cidadania, de acordo com a maioria do Colegiado reunido no Fórum é uma realidade. Acredita-se que a integração dos dois grupos gestores venha dar maior celeridade às ações a serem desenvolvidas no Marajó. A aprovação dessa integração, a princípio, foi um tanto polêmica pois, houve quem entendesse que iria diminuir o número de integrantes de cada colegiado, quando na verdade isso não vai acontecer, mas sim, fortalecer o Colegiado "Uno". Assim sendo, esperamos que a integração resulte na colheita de bons frutos para o Marajó.

Aniversário de 15 Anos da Lorna

Foi muito bonita a festa de aniversário de 15 anos da minha neta LORNA, ocorrida no dia 25 de abril proximo passado em Macapá. Estive presente com minha esposa Maria Helena (avó) e o Gelderson, (pai) que aparece na foto, com Lana, mãe da Lorna e demais amigos da familia

domingo, 10 de maio de 2009

Apresentação

Começo uma nova fase. Dentre tantas outras atividades, hoje sou um "blogueiro". A partir deste espaço, começarei a divulgar noticias que, além de divertir, deverão informar. Deverei trazer noticias do meu cotidiano com opiniões que deverão retratar a verdade do momento em que vivo.
Apenas, para começar devo dizer que habito em um dos lugares mais apraziveis e místicos deste Brasil: a Ilha de Marajó, com seus 46 mil quilometros quadrados, 13 municipios, sua natureza de beleza incomensurável, suas praias de águas doces com ondas, seus pássaros, dentre eles o guará, aquela ave vermelha que a todos encanta. Por outro lado, temos a figura representativa da Ilha que é o búfalo. Animal robusto que serve de alimento e ajuda o homem no trabalho. Poderiamos dizer que a Ilha de Marajó, enfim, é um paraiso.