O Estado do Pará, dispõe, comprovadamente, os melhores e mais bonitos recursos naturais para fazer turismo. Porém, entendemos que esses recursos naturais não são suficientes para se desenvolver o turismo, como pensamos estar fazendo. Minha participação no 4º Salão do Turismo-Roteiros do Brasil, no Parque Anhembi, São Paulo, deu-me uma outra visão do que é fazer Turismo. Ao comparar nosso estágio de organização com outros Estados, verificamos o quanto estamos atrás; como fazemos um turismo incipiente, para não dizer desorganizado; como nossas insituições governamentais, quer estaduais, quer municipais não estão preparadas; como nossas classes empresarias do setor turistico não sabem fazer o "dever de casa". Como somos amadores; nosso individualismo, isto é, o poder público de um lado e o empesáriado de outro, cada um fazendo por sí, sem procurar fortalecer o conjunto, pode nos levar, ao longo de algum tempo, ao enfraquecimento total do turismo no Pará. Vimos exemplos de pequenas Cidades, como Aracatí (Ceará) que organizou o Turismo de Canoa Quebrada. Socorro (São Paulo) que se voltou para o turismo de inclusão voltado para pessoas com necessidades especiais, onde todos os seus equipamentos turisticos (hoteis e pousadas) estão equipados para atender esse nicho de mercado.
O estande do Pará no 4º Salão do Turismo O estande do Pará no 4º Salão do Turismo
Quando vimos estandes dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e os comparamos com o do Pará, ficamos preocupados e perguntamos : O que está acontecendo conosco? Onde estão nossos empresários. Estamos nos escondendo ao invés de nos mostrarmos? Não é possivel que apenas o Estado entre no sacrificio, fazendo sua parte. Por isso, muito nos preocupou a qualidade de nosso estande no 4º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil
O Ver-o-Peso no 4º Salão do Turismo
Porém justiça seja feita : o Ver-o-Peso montado no 4º Salão do Turismo, foi simplesmente sensacional, o que, aliás, achamos que deveria ficar no estande do Pará. É preciso informar que Ver o Peso no Salão foi um trabalho do SEBRAE. Esse estande foi muito visitado e o interesse do publico paulista presente no Salão foi excelente.
Caro amigo João,
ResponderExcluirParabéns pelo blog e pela bravura das suas criticas perfeitamente justas. Concordo com a estratégia do SEBRAE, agora. Temos que valorizar o que é mais típico da nossa cultura e olhar para o mercado regional e nacional antes de entrar na grande competição lá fora. Não estamos preparados, definitivamente, não estamos. E potencial não paga conta nem dá o que comer aos "nativos" da paisagem.
Zé Varella