domingo, 26 de agosto de 2012

ÉTICA

Aos meus NOVE leitores e aos leitores eventuais,

Hoje me deu vontade de escrever e ia me reportar sobre um artigo anterior com o titulo de “O Criador e a Criatura”. Mas pensando melhor, vou escrever sobre um assunto bem propicio para os dias atuais que dá nome a este artigo : ÉTICA.

Para não cometer algum equívoco, fiz uma pesquisa e o que encontrei sobre ÈTICA transcrevo abaixo. Então, vejamos:
Um rápido conceito:

“ Ética: valores morais e princípios sociais

Definição

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. “

Pois bem, feita a transcrição, vamos ao nosso comentário. E este comentário deixo aberto para as manifestações dos meus nove leitores. Aliás, não é comentário. Na verdade, vou citar um fato e fazer-lhes uma pergunta, uma enquete ou pesquisa ou coisa parecida.

Observe que nos dois últimos parágrafos da definição de ÉTICA, tem duas citações muito interessantes.

A primeira citação diz: “... Neste sentido podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.”

A segunda citação a mim me parece o ponto final, vejamos :

“Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado”

Quando lá em cima, no começo deste artigo, digo que ele é bem propicio para os dias atuais é porque, no Marajó, mais especificamente a capital do Marajó, está  vivendo uma situação em que um candidato a Prefeito, que se dizia, com todas as letras, (declarado de público em entrevista a uma das rádios locais) ser amigo do Prefeito, de repente virou-lhe as costas e resolveu, nesta eleição, candidatar-se, jogando na lata de lixo um acordo ( verbal ou escrito) que ambos haviam firmado para, juntos, saírem, como na campanha anterior.

Por isso, deixo a seguinte pergunta: Como poderíamos chamar aquele que não cumpriu o que foi tratado, bem como o ato por ele praticado?



4 comentários:

  1. AMBICIOSO DA FORMA MAIS NEGATIVA DA PALAVRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anonimo O julgamento é seu. Leia "A VERDADE QUE POUCOS SABEM"

      Excluir
  2. podias falar sobre etica da tua traição ao ptb. não publicas comentários ne seu lima. isso é covardia.

    ResponderExcluir
  3. Meu prezado leitor(a) anonimo(a)- Hoje publico seu comentário, apesar do seu anonimato. Mas leia "A VERDADE QUE POUCOS SABEM"

    ResponderExcluir