sábado, 3 de outubro de 2009

Poder Público x Iniciativa Privada

A renúncia do Sr. Ruy Martini à frente do Conselho Municipal de Turismo de Belém, deixa certa preocupação, principalmente quando ele afirma "considerando que a inercia dos Orgãos Publicos responsaveis, tanto na area Municipal quanto na Estadual..." Esta afirmação deixa bem claro de como o Poder Público está vendo o Turismo no Estado do Pará, até porque sabe-se que o desenvolvimento do turismo em qualquer lugar vai depender da importância dada ao setor por seu Governo. Essa importância é explicitada na política adotada. E qual é a politica que vem sendo adotada ao longo de todos esses anos? Infelizmente, ninguem sabe. Porém, o pior, entende-se, é quando diz "e a incapacidade da classe empresarial em se organizar minimamente e assumir o papel que lhe cabe no desenvolvimento do setor, tão importante para uma cidade com as caracteristicas de Belem, nos levará fatalmente a assumir muito brevemente o ultimo lugar das capitais brasileiras, no turismo receptivo." Isso é muito ruim porque é da classe empresarial que devem partir as ações para que o Poder Público, mesmo sob pressão, crie as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento do turismo. Bem recente, uma ação do empresariado participante do Fórum de Desenvolvimento Turistico do Estado do Pará-Fomentur, apesar de varios anos articulando, conseguiu que o Governo do Estado do Pará, fizesse licitação e colocasse uma embarcação em melhores condição para o trecho Belém-Marajó, (Porto Camará em Salvaterra) É a classe empresarial que sabe os problemas do setor turistico e tem que mostrar e exigir que o poder público resolva o que lhe diz respeito, principalmente quando se tratar de infraestrutura. Chegou a hora do empresariado paraense - não só o de Belém, mas de todas as cidades com potencial turístico - tomar consciencia, deixar as picuinhas individualistas, se organizar através dos Conselhos Municipais e exigir que o Estado faça a parte que lhe cabe para o desenvolvimento do turismo paraense.

2 comentários:

  1. Prezado João,
    Você tem toda razão em expressar preocupação com a política de turismo em nossa região. Entretanto, vou repetir o que disse um dia diante do presidente da Paratur e de governador do estado em reunião pública: não sou do trade, nem sou técnico de turismo e a rigor nem me considero turista... Mas, aprendi em minha larga experiência de servidor público e comunicador social que o Turismo é instrumendo político muito importante. Por que então a falta de prioridade?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Varela. A impressão que temos é que nossas autoridades, realmente não sabem que turismo é um segmento econômico de desenvolvimento social, gerador de trabalho e distribuidor de renda ou simplesmente ignoram dando uma clara demonstração de descaso ou incompetência. Por outro lado o empresariado paraense é muito acomodado e fica sempre esperando que o poder público faça acontecer. Está na hora de se mudar conceitos e mentalidades

    ResponderExcluir