terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Homem, A Palavra e a Política

                       Ao  me propor a escrever ou criar ëste blog, o fiz ""sem maiores pretensões, apenas um exercício mental" para quando quisesse e tivesse vontade, expressar-me, sem aquela obrigatoriedade de dar noticias sistematicas, diarias ou periodicamente, até porque, se assim fosse, estaria voltando ha um tempo em que escrevia por obrigação, de forma profissional. 
                       E partindo deste princípio, me atrevo a fazer um rápido comentário acerca do título que dá orgem a  "estas mal traçadas linhas". Assim o faço, para tentar entender  até onde  pode ir o homem, sua palavra e a politica partidária. Acredito que, apesar das ambições (no bom sentido), a palavra deveria ser  ponto fundamental para  atingir o objetivo final que é a vitória e o poder. Mas parece-me que não é assim que a coisa funciona. Na política, a palavra, na maioria das vezes, torna-se  apenas um ponto de referência, uma promessa, que pode ser mantida até o último momento e nesse ultimo momento pode também não ser cumprida.
                       O que me leva a pensar desta forma é que, como se sabe, 2012 é um ano eleitoral. Naturalmente, os politicos -  profissionais ou não - devem aspirar a reeleição ou a cargos acima de onde estão. Alguns, por insatisfaçoes ou conveniências, procuram novos caminhos, novos  partidos. Outros, procuram manter-se, de acordo com suas pretensões ou aspiraçoes futuras, no mesmo caminho ou partido, para atingir seus objetivos. Entretanto, começo a vislumbrar alguns  detalhes  que me chamam a atenção quanto ao cumprimento (ou descumprimento) da palavra inicialmente empenhada. É o caso do político novo nas lides políticas -  digo novo, por ainda estar no seu primeiro  mandato, diferente daqueles, com  mais de um -  que se não fosse a ânsia, a vontade e o desejo do poder, teria ou tem a possibilidade de ascensão na politica . Porém,  essa ânsia (ou necessidade?) está levando-o a um caminho que pode ser fatal para seu futuro político,  a medida em que numa  terrivel dúvida (eu acho), começa a desviar-se de uma promessa feita no inicio de seu mandato. Digo, começa a desviar-se de suas promessas quando publicamente declara em entrevista  que   "...meu compromisso é com o povo..." embora, publicamente tenha declarado, também, anteriormente, em cadeia de rádio, sua permanência no arranjo politico em que saiu vitorioso.  
                           ...E daí ? Particularmente eu gostaria que a palavra do homem na politica fosse um norte, uma marca, que pudesse ser atingida e  cumprida do primeiro ao último momento.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário