sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

No Marajó é Dificil fazer Turismo

            Acreditei, acredito e vou continuar acreditando e fazendo Turismo no Marajó. Sinceramente, as dificuldades quase superam as belezas naturais da Ilha. Tenho um amigo, empresario de navegação, que diz que só se dá destaque ao que acontece de ruim. Mas é impossivel não se destacar os acontecimentos desagradáveis e falar das ocorrências que incomodam a todos, isto é, aos nativos, visitantes e turistas que vão ao Marajó.
            Vejam bem. Desde o final de semana - 28 de novembro ou antes -  o pontilhão, que serve de ancoradouro para embarque e desembarque  dos passageiros dos navios que aportam no Camará, afundou, criando sérios problemas para quem usa aquele "trapiche", principalmente para crianças, pessoas idosas e deficientes. E se  pergunta: por que aconteceu? Claro que foi por falta de manutenção que, se houvesse, não teria acontecido.
            Tive a oportunidade de viajar para Belém, na quarta feira - 01 de dezembro - e o problema continuava. O Porto Camará sempre pareceu ser um improviso e esse improviso vai até quando ? Por isso que digo que é dificil se fazer turismo na Ilha de Marajó. E quando digo Marajó, não me refiro apenas a Soure e Salvaterra, mas, a toda a Ilha. É dificil !
             Marajó é bom, muito bom, DURANTE, isto é, quando ja se está na Ilha. Porque ANTES, quando se vai e DEPOIS, quando se vem, meu Deus, é complicado. São barcos antigos, lentos, mal cuidados, desconfortaveis (para o Camará, apenas o navio Soure, se salva no momento).
 
Foto do embarque no Porto Camará, onde se vê pessoas idosas e crianças embarcando no navio

Por essas e outras dificuldades que se tem tem no Marajó é que dizemos é dificil fazer turismo na Ilha. Mas nem por isso devemos desistir. Pelo contrário. Vamos continuar batalhando que dias melhores virão.
Veja nesta foto o contraste : a beleza do amanhecer, vendo-se ao fundo o sol, enquanto, em primeiro plano, parte da rampa que dá acesso ao  pontilhão ("trapiche"), parcialmente submersa
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário