sábado, 20 de fevereiro de 2010

Como Age um Deputado Inimigo do Pará

Recebi, e acredito que muita gente recebeu também, um informativo do Deputado Giovanni Queiroz, onde ele, orgulhosamente, diz estar visitando cada um dos 513 gabinetes de seus colegas na  Câmara dos Deputados, em busca de apoio à votação do Projeto de Decreto Legislativo que autoriza  realização de plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás, para divisão do Pará. Aliás, diz a ainda que obteve unanimidade nos 36 gabinetes visitados.
Considero essa atitude do deputado Giovanni Queiroz, uma grande traição para com o Estado do Pará. E para demonstrar minha insatisfação como paraense que sou, em resposta ao email em que me encaminhou o informativo enviei-lhe outro email cujo teor é o seguinte: 
"Senhor Deputado,

Separar ou dividir o Estado do Pará, inicialmente é uma grande e infeliz idéia ou iniciativa. Por outro lado, é a busca do interesse próprio, em detrimento de quem lhe deu abrigo, politicamente, permitindo que o senhor chegasse onde está. É o que se poderia dizer : cuspindo hoje, no prato que comeu ontem, aliás, continua comendo. Vejo por trás desta infeliz ideia, não, é pela frente mesmo, seu próprio interesse, repito, quando o senhor vislumbra a possibilidade de um fracasso nas próximas eleições e um estado novo poderia - poderia!... - dar-lhe a chance de ser um governador, um senador ou mesmo deputado estadual ou federal. Sua ânsia de poder não lhe permite retroceder. Mas se isso fosse possível, o senhor deveria percorrer os gabinetes da bancada paraense no sentido de fortalecer o Estado do Pará ao invés de enfraquecê-lo, dividindo-o. Infelizmente, os paraenses tem servido de alimento para saciar a fome dos lobos que aqui chegam cobertos com pele de ovelha. Realmente suas fotos estão muito bonitas. Parabenizo-o por elas. Apesar da inércia dos deputados paraenses na Câmara Federal, que não combatem sua idéia (existem exceções) acredito que o povo ´daquela região ao ser consultado - se for - poderá dar-lhe o NÃO que o senhor bem merece.
Respeitosamente
João LIMA Pinheiro
Celular-9131.2592
Soure-Ilha de Marajó-Pará"

Aproveito esta oportunidade para conclamar a todos os paraenses comprometidos com o Estado do Pará, que também tenham recebido esse informativo, que respondam ao Deputado Giovanni Queiroz demonstrando sua insatisfação.

2 comentários:

  1. Senhor João Lima
    Muito respeitosamente me dirijo ao senhor para pedir-lhe que respeite mais a maior liderança política do Sul e Sudeste do Pará.
    Deveria estudar mais a vida política deste homen que tem a sua história de realizações pelo povo paraense.
    Quanto a sua opinião, nós do interiro do Pará sofremos muito com a dimensão territorial do nosso Pará. Um Estado com mais de 1,2 milhões de km2 é impossível de ser administrado não apenas pelo atual governo mas por qualquer um que aí estiver.
    Sugiro que conheça mais o nosso Estado, suas realidades e o seu povo e verá que a sua opinião não é a de milhões de habitantes que não tiveram o mesmo previlágio do senhor.
    E para finalizar: o projeto do Deputado Federal Giovanni Queiroz é para a realização do Plebiscito, que dará o direito do povo do nosso Estado de decidir se deseja ou não criar o Estado de Carajás.
    Nós do Interior gostaríamos de ter o prazer de receber o senhor e mostrá-lo a realidade do Pará que Belém não vê.
    Atenciosamente
    Luciano Guedes
    Prefeito Municipal de Pau D'Arco - Sul do Pará

    ResponderExcluir
  2. Nem vou deixar o Lima responder a tamanha insanidade proferida por um Prefeito, como se diz ser o nobre amigo ai. Me envergonho ainda mais dos políticos do meu estado quando presencio posturas iguais a essas. Nem ao menos se dá ao luxo de identificar a origem da pessoa a quem dirige a fala. Imagino que deva tratar seus munícipes da mesma forma, caro Luciano.
    Somos de uma das regiões mais desprezdas pela sequência dos Governos que administraram este estado, a Ilha do Marajó, golossal pelo seu tamanho, mas pobre demais pela falta de investimentos públicos. No entanto, não integramos o rol dos politiqueiros aproveitadores que, como abutres, vislumbram a carniça para dela fazerem melhor proveito. Saqueadores das mazelas do povo humilde e mágicos que a cada temporada eleitoral promovem seus espetáculos as custas do fraquejamento de uma maioria de cidadãos fragilizados pela falta de moradia, trabalho, saúde e educação.
    Perguntemos então, o que os senhores fizeram para mudar este quadro?
    Na verdade surgem com mais um numero ilusionista, o de fazer sumir um estado, destruido por décadas de de governos nefastos para o povo, dentro de suas cartolas e dela fazerem surgir outros dois estados, modelo de desenvolvimento e do cumprimento de seus deveres junto ao povo.
    Se esta catastrofe vir a se consumar bastarão alguns poucos anos para os pobres enganados pela manobra ilusionista percebam que segurando a cartola estavam os mesmos responsaveis pelas décadas de atraso do estado dito falido que sumiu em suas cartolas.
    Ora meu prezado. Orgulhamo-nos em sermos do interior do Pará. Mas somos do Pará. Nascidos e criados aqui e, sem medo, ostentamos essa bandeira vermelha, azul e branco.
    Traidores comportam-se assim como Giovani Queiros. Aproveitadores comportam-se assim como Giovani Queiros.
    Conclamamos o povo do Pará a dar um basta nesta farsa ilusionista. Nesta mentira desmedida dos que, totalmente desprovidos da ética, levantam-se como arautos do desenvolvimento e salvadores da Pátria. Que Pátria? Pátria amada, Brasil? Se dermos espaço negociarão o Brasil para os gringos, sem medo de ser feliz...
    João Lima não perca seu tempo estudando a história de um cidadão que está traindo seu próprio povo(nós). De que nos servira saber mais sobre esse homem. Para termos mais vergonha? Não, talvez possamos usar essas informações para armarmos nossa contra ofensiva ao nosso inimigo, junto com os milhões de outros conterrâneos deste nosso Pará velho de guerra, como diria Drummond, que sairão neste campo de batalha.
    E viva o Pará. Austero e soberano sempre.
    Dário Pedrosa - Salvaterra
    dariomarajo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir