quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL DE SOURE MANTEM PREFEITO NO CARGO

                         Reunida à noite de quinta feira (18/09), a Câmara Municipal de Soure, com sete votos a dois, manteve no cargo o Prefeito João Luiz  Oliveira Souza Melo. Como se sabe os vereadores sob pressão de um  grupo, que provocou uma  noite de terror em Soure, votaram  o pedido de cassação do prefeito, com base em denuncias inócuas e inconsistentes.
                     Foi criada de uma Comissão de Inquérito formada por por três vereadores que, após inquirirem o Prefeito, concluíram que as razões que motivaram o pedido da cassação não eram suficientes para cassar o prefeito, levando-se em conta que não se tratava de corrupção como declarado pelos dois vereadores que votaram pelo afastamento do Prefeito.
                    Desta forma, a paz volta a reinar no Município de Soure e espera-se que o grupo de inconformados com a derrota na ultima eleição municipal convença-se que não é o povo quem quer o afastamento do prefeito João Luiz mas, sim, essa minoria inconformada.

domingo, 14 de setembro de 2014

ENQUANTO ISTO, CONTINUAMOS VIAJANDO NAS LATAS VELHAS


                          Marcada para o dia dez de setembro, próximo passado,  mais uma vez, não aconteceu  a abertura  da licitação da Concorrência Pública para outorga da concessão de prestação de serviço de transporte hidroviário diferenciado de passageiros, linha Belém-Salvaterra-Soure. Desta vez, segundo informação não oficial, o Ministério Público teria pedido a suspensão dessa licitação. Desconhecemos as razões que levaram o MP a suspender o certame. Mas o que se pode concluir é que - como os membros do MP  não dependem desse transporte fluvial, até porque não tem interesse nem mesmo em passear para o Marajó, mas, especificamente, para Soure -  não estão interessados em um transporte de melhor qualidade para estes Municípios.
                         Esperamos que esta suspensão seja para exigir melhores condições  das embarcações que deverão ser utilizadas nesse tipo de transporte hidroviário diferenciado. Aliás seria muito interessante e necessário que o Ministério Público   visse as condições das embarcações que navegam para Marajó. e também do Porto Camará, onde atracam essas embarcações que transportam passageiros para Salvaterra e Soure. 
                          Enquanto aguardamos  o que vai acontecer, continuamos viajando nas 'latas velhas" pedindo a Deus que proteja a todos os que viajam nessas embarcações, evitando que aconteça  um acidente sério.

domingo, 31 de agosto de 2014

FINALMENTE, A VIAGEM BELÉM - SOURE VAI RETORNAR


                 Na segunda feira, dia 25 de agosto estive em Belém participando da reunião do FOMENTUR, - Fórum de Turismo do Estado do Pará - e tomei conhecimento que a ARCON  havia publicado o Edital de Licitação - Concorrência nº 001/014 -  Concessão de Prestação de Serviço de Transporte Hidroviário Diferenciado de Passageiros, Linha Belém-Salvaterra-Soure, cuja abertura deverá acontecer no próximo dia 06 de outubro de 2014, às 10:00 horas. Baixei o Edital da internet e  achei que deveria dividir a noticia com os meus poucos e eventuais leitores, já que a noticia é muito auspiciosa para a população de Soure. 
            Naturalmente que o retorno da viagem direta Belém-Soure é um anseio de ha muito tempo do povo de Soure, que vem preencher uma lacuna deixada  pelo  navio "Presidente Vargas", que afundou em frente a Cidade de Soure em junho de 1972. A linha Belém-Salvaterra-Soure, é bom que se explique, não vai  pro Porto Camará, mas sim, a embarcação deverá aportar em frente a Cidade de Salvaterra, vindo de Belém, parando em frente a Salvaterra, onde a empresa vencedora da Concorrência deverá construir um atracadouro para embarque e desembarque de passageiros, daí seguindo para  Soure.
               O Edital, entre outras condições, estabelece que o serviço terá categoria diferenciada com  no mínimo uma viagem diária no percurso Belém-Salvaterra-Soure-Salvaterra-Belém, em horário a ser definido pela ARCON; tempo máximo de viagem 150 minutos  (duas horas e meia)  em qualquer condição de navegação; vedado o transporte de animais; limite de peso total,  23 (vinte três) quilos; preço da passagem R$-42,45 (Quarenta e Dois Reis, Quarenta e Cinco Centavos)
            O prazo para implantação do serviço será de até 120 (cento e vinte) dias após a assinatura do Contrato de Concessão, devido a necessidade de construção e/ou reforma dos pontos de embarque e desembarque de passageiros, em conformidade com as condições exigidas neste Termo de Referência e no Edital de Licitação. 
                Então, vamos aguardar que este novo serviço de transporte venha se efetivar e possa desenvolver o turismo nos Municípios de Soure e Salvaterra.   

terça-feira, 13 de maio de 2014

A COPA DO MUNDO NO BRASIL QUE NÃO FOI NOSSA

                  O futebol, acredito, pode ser o esporte mais popular do mundo, o que mais emociona, mais agrega, o mais apaixonante e mexe mais com o coração de todos os que gostam dessa atividade esportiva. Num estádio de futebol, inexplicavelmente, hoje chamado de "arena", todo mundo parece ser igual. Um gol, é um momento de confraternização da torcida. Todos se abraçam sem se conhecer um ao outro, tudo pela vitória do clube preferido.
              No momento em que antecede a segunda "Copa do Mundo" no Brasil, é muito grande a expectativa em torno desse evento. Para quem o vive pela primeira vez, é plenamente justificável. É fantástico. São dias de expectativa, otimismo. Coração pulsando forte, cheio de confiança nos jogadores convocados, naturalmente, os melhores que vão compor a Seleção Brasileira. Alguns já participaram de uma Copa, outros irão pela primeira vez.
                      Ha 64 anos, vivi a primeira "Copa do Mundo" no Brasil. Lembro-me do time titular  do Brasil. Salvo engano, era o seguinte: Barbosa, Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo e Bigode; Friaça, Zizinho, Jair, Ademir e Chico. Era um timaço. Jogava uma bola redondinha,  Todos os brasileiros estavam convictos de que o Brasil seria o campeão daquela  Copa Julie Rimet. Foi num domingo a final da copa - Brasil e Uruguai. O Estadio Municipal do Maracanã, construído com capacidade para mais de 100 mil pessoas - o maior estádio de futebol do mundo, estava lotado. O Brasil, começa jogando muito bem e faz o primeiro gol. Explosão em todo País. Euforia total. Nesse momento, eu estava no estádio do Paysandu,  que jogava com o Clube do Remo. O serviço de alto falante do estádio anunciou o gol do Brasil. Imagine como foi aquele instante. Vibração total. É possivel que o jogo tenha ´paralisado naquele instante para que se comemorasse aquele gol. Não lembro bem. É claro, naquele tempo, o sistema de comunicação no Brasil era precaríssimo. Para se ter ideia, as transmissões de futebol do Rio ou São Paulo eram tão ruins que as vezes eram dubladas pelo saudoso Edyr Proença, locutor esportivo da Rádio Clube do Para, a PRC-5. O contraste aconteceu quando o Uruguai empatou o jogo. Foi o primeiro silêncio. E silêncio maior foi quando o atacante uruguaio Gigia, fez 2 a 1. Meu Deus do Céu! Silencio total em todo Brasil. Jamais, nenhum brasileiro de sã consciência poderia pensar ou estava preparado para uma derrotado do Brasil, jamais! Infelizmente aconteceu. Perdemos, dentro de casa uma "Copa do Mundo" que nunca  poderíamos perder.
                           Então, depois dessa experiência, não quero me entusiasmar com esta segunda "Copa do Mundo" no Brasil, para não ter a segunda decepção.
                           Mas estou otimista. Apenas não quero me entusiasmar. Vamos torcer, numa corrente pra frente,  para que sejamos campeões do mundo pela sexta vez. 
                             AVANTE BRASIL !     
                           

domingo, 22 de dezembro de 2013

É NATAL, QUE A PAZ ESTEJA CONOSCO

                     

 FELIZ NATAL !

Que este Natal renove em cada um de nós, o amor e a solidariedade para com o nosso próximo e deixe em nossos corações a paz.

FELIZ ANO NOVO !

Que o ANO NOVO seja o reinicio de um tempo  onde todos poderemos compreender melhor nossos semelhantes e amá-los como a nós mesmos. Seja também tempo de  prosperidades e que consigamos realizar o que não nos  foi possível em 2012.

PRÓSPERO 2014 !

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

EM SOURE, NO CÍRIO, FÉ À VIRGEM DE NAZARÉ FOI ESQUECIDA


              O povo de Deus, católico, tem a procissão do Círio de Nazaré como um combustível que reacende sua fé. Em Belém, por exemplo, aqueles dois milhões de pessoas que vão às ruas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré,  naturalmente,  não são todos católicos que estejam na Igreja cumprindo um dos seus mandamentos, que é o de guardar os domingos e dias santificados, assistir à missa. Entretanto, o dia do Círio, é  especial que o católico, seja praticante ou não, faz nesse dia, uma  renovação da fé que está como brasa quase apagando e que o Círio, de repente, acende, transformando-a em uma labareda viva.
               No Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, todos os membros da Igreja, a partir do Arcebispo, que é o grande comandante ou articulador, juntamente com os diretores do Círio, fazem desse grande préstito um momento de religiosidade. Caminhando, rezando e cantando, transmitem  aos romeiros uma sensação inabalável de fé durante todo o percurso da procissão. É impossível, que qualquer cristão, inclusive, de outras religiões, não se emocione ao participar do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará.
               Na verdade, a forma como tem sido organizado o Cirio de Belém. se constitui   num dia de festa, de congraçamento onde as famílias se reúnem para comemorar essa data magna. Hoje o Cirio está se transformando no  Natal do paraense, por sua religiosidade e por ser um agregador da família paraense.
               No Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Soure, na Ilha de Marajó, realizado no último domingo, 10 de novembro, ao contrário do Círio de Belém,  a Santa foi esquecida. Não pelo povo, que prestigiou o evento, mas pelos organizadores da procissão, principalmente os sacerdotes que acharam por bem transformar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em um evento politico, numa clara incitação do povo contra Administração Municipal, fato jamais acontecido neste Município. Imagine-se que se num evento como o   Círio de Belém, seus organizadores transformassem o evento religioso num evento político, incitando aqueles dois milhões de romeiros contra as administrações Municipal e Estadual, pela mazelas que existem na Cidade e no Estado. O que poderia acontecer?
              Entende-se que os pontos abordados nas homilias pelos sacerdotes, são situações que existem em todo o Estado, em todo o Brasil. É a questão da saúde, do envolvimento dos jovens com as drogas, da violência, enfim, tudo isso é um problema nacional, não é apenas de Soure. Dizer que a juventude de Soure ´não tem perspectiva de futuro, é um exagero. Não são todos os jovens de Soure que estão perdidos, diríamos ser uma minoria. Entende-se que ao invés dos representantes da Igreja, se manifestarem dessa forma, deveriam, sim, incentivar essa minoria a trilhar um caminho reto longe das drogas (inclusive da bebida  que é o mal maior). Aliás, é importante frisar, que não cabe só ao Poder Público criar programa de assistência aos jovens. Cabe sim, a outras entidades, como a própria Igreja a trabalhar com os jovens, como já foi feito aqui em Soure.
                Em tempos passados vários encontros de jovens e de casais foram realizados sob a orientação da Igreja. E hoje?
               Nota-se que é  grande a migração de fiéis da Igreja Católica  para as Igrejas Evangélicas.  Por que? Devem ter motivos. É hora de ser repensado  o momento da Igreja Católica em Soure.  
 
 
 
                                                                                                                                                                  

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FÉRIAS, AFINAL, NINGUÉM É DE FERRO

                  O trabalho é fundamental para o desenvolvimento e bem estar das pessoas. Através do trabalho, quando bem recompensado, é possível  conseguir a tão desejada estabilidade econômico-financeira. Mas o trabalho não pode nem deve ser o único motivo da vida. É preciso existir  lazer para que as pessoas possam viver melhor e mais felizes. Um "estoriador" conta que um amigo seu, reclamava que trabalhava tanto e não melhorava de vida. E ele perguntou ao amigo: "Já paraste pra pensar se o trabalho que tens é o melhor pra ti ? E o amigo lhe respondeu: Não tenho nem tempo de pensar, trabalho demais". Aí está a questão. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Por isso,  é preciso que se tenha tempo para pensar no que se vai fazer ou no que se vai trabalhar. Dedicar tempo para pensar no que é melhor para se fazer, é indispensável, se não, acontece o que aconteceu com o amigo do "estoriador". Por outro lado, o descanso deve ser compartilhado com a meditação e o lazer.
                           E baseado nesse tripé, descanso, meditação e lazer, é que as férias são importantes. Quer para quem trabalha, quer para quem estuda, enfim, para quem tem atividade laboriosa durante o ano ou anos.
                           Por isso é que resolvi me presentear com uma pequena e merecidas férias. Juntei  mulher, filha e duas netas e de carro rumei para o nordeste e chegando até Natal-RN. Foram momentos muito agradáveis passados em Fortaleza, onde fomos a tão cantada em prosa e versos Jeriquaquara (ou Jericoacoara). Em Natal, fomos a Touros e a Genipabu. Foi muito legal.
                                    
Na foto Eu e Maria Helena em Fortaleza 




.    
                                                                                               

sábado, 2 de março de 2013

Secretaria de Turismo do Pará Promove Curso Internacional


                       A Secretaria de Estado de Turismo do Pará tendo a frente o Dr. Adenauer  Goes, está promovendo o Curso Internacional de Turismo, Cultura & Patrimônio, com parceria da  Universidade de Coimbra-Portugal, da Universidade Federal do Pará e do SEBRAE. Este curso é destinado aos funcionários da própria SETUR, da PARATUR e das entidades parceiras e como convidados representantes dos municipios de Soure (João Lima Pinheiro), de Marapanim (Ranilson Trindade e de Bragança (Natasha). O primeiro módulo aconteceu em uma das dependências da UFPA, enquanto o segundo módulo, no período de 25 de fevereiro a 01 de março, foi realizado no SEBRAE. Este segundo módulo foi ministrado pela professora Dra. Maria das Graças Lopes da Silva Mouga Poças Santos e pelo professor Dr. João Luis Jesus Fernandes.
                             O tema central do II módulo versou sobre  Turismo Religioso e de Peregrinação, incluindo visitas técnicas ao  Museu de Artes Sacras; ao Centro Social de Nazaré.  
                                  


domingo, 14 de outubro de 2012

MISSÃO BID EM SOURE E SALVATERRA

Nos dias 19 a 21 de outubro uma Missão de Análise do BID  - Banco Interamericano de Desenvolvimento estará visitando o Marajó, mais precisamente às Cidades de Soure e Salvaterra para avaliar  o estágio de desenvolvimento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Pará – PRODETUR PA,  apresentar o Programa às instituições parceiras bem como tratar dos critérios para firmar o contrato de empréstimo  entre o Governo do Estado e o BID.

A programação prevista é a seguinte:

Dia 19 :  Sexta Feira
14h30 -  Viagem para a Ilha do Marajó (Belém-Camará)   Embarque no Navio da Empresa Arapari.

20/10 Sábado - 08h00   às   09h45  : Visita técnica à Praia do Pesqueiro
-  Avaliação in loco dos projetos previstos (diagnóstico, objetivo, estratégia, ação, resultado esperado, impactos socioeconômicos, viabilidade).
De 10h00  às 12h00 -  Traslado para o Centro de Soure
- Visitar os equipamentos e atrativos onde haverá investimentos do PRODETUR
De  - 14h00  às   16h00 - Visita técnica à Praia de Joanes / Associação dos Artesãos
-  Avaliação in loco dos projetos previstos (diagnóstico, objetivo, estratégia, ação, resultado esperado, impactos socioeconômicos, viabilidade).


Dia  21
às 16h00 -  Traslado para o Centro de Salvaterra
- Visitar os equipamentos e atrativos onde haverá investimentos do PRODETUR.

21/10 Domingo

Às 16h00
-  Retorno à Belém

A visita da Missão Tecnica do BID, deverá iniciar-se no dia 17, em Santarém, onde será recepcionada pelo Secretário de Turismo do Pará, Dr. Adenauer Goes e pelo Secretário Adjunto, Sr Alvaro do Espírito Santo

No retorno da Missão BID a Belém haverá outra programação

CÍRIO : RENOVAÇÃO DA FÉ

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que se constitue na maior procissão do Brasil, é na verdade uma demonstração e renovação de fé. É  o povo que recicla sua fé no dia em vai às ruas prestar homenagem à Santa de sua devoção. O dia Círio além de ser uma renovação de fé é o momento em que as familias e os amigos se encontram  para, agradecer e comemorar por mais um ano vivido e poder participar desta magnifica festa religiosa que passou a se constituir no Natal dos paraenses. É no periodo que antecede o Círio, e mesmo no dia, que as pessoas ao se encontrarem desejam um ao outro "Um Feliz Círio". ´
O Círio de Nazaré é capaz de transformar seu  trajeto que vai pelas Avenidas Castilhos França, Presidente Vargas e Nazaré  em um grande rio, onde as travessas são seus afluentes e as pessoas, pobres ou ricas, são aguas que deslizam sobre seu leito, para desaguar na Basílica. É um cortejo de em torno de dois milhões de pessoas. É uma demonstração de fé inacreditavel. Nesta  procissão, existem milhares de pagadores de promessas por alguma graça alcançada. São pessoas, rezando, cantando, louvando a Deus e Nossa Senhora de Nazaré. É verdadeiramente emocionante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CÂMARA DE SOURE RENOVADA EM 55%

Nesta eleição de 2012 o povo de Soure renovou em 55% sua Câmara Municipal. Esta mudança, pode significar a insatisfação dos eleitores com seus  Vereadores eleitos em pleitos anteriores. Ao se analisar a nova composição da Câmara Municipal, observa-se que antigos vereadores que pareciam estar  tranquilos no poder, alguns com mais de três mandatos, seus eleitores não estariam mais satisfeitos com eles, apesar do assistencialismo que eles praticavam. Por outro lado, aos vereadores de primeiro mandato,  que conseguiram se reeleger, a eles foi dado um recado que precisam assimilar pois, se não prestarem a atenção, possivelmente, não farão parte da proxima legislatura em 2017
Veja a relação dos vereadores eleitos :
1- Jonathan Craveiro                            - 867  votos - PT  (o mais votado)  (Novo)
2- Carla Sarmento                                - 677           - DEM/PMDB
3- Waltinho do Cocada                        - 552            -PSB/PP/PSC...         (Novo)
4- Leia Vaz                                          - 550            -PSC/PP/PV...           (Novo)
5- Soldado Macedo                             - 535            -PR/PSL
6- Joel da Banav                                  - 530            -PMDB/DEM             (Novo)
7- Gerente                                           - 439            -PSDB/PTB
8- Nic Junior                                        - 391            -PT                        
9- João Barbosa                                  - 361            -PPS/PSD                   (Novo)

Como se pode observar, politicos experientes como Jorge Ramos (PSDB) e Jorge Abdon (PR), com  tres, ou mais de três legislaturas, não conseguiram "varar". Outros de apenas uma legislatura, como Waltinho Moura, Alex Amaral; Ademir (Filho do Mestre Tomaz), também não conseguiram "varar" cujas causas eles mesmo precisam analisar

De todo este quadro é importante que se tire uma lição: O povo de Soure não é o mesmo de ha 12 (doze) anos atrás. Não basta ter dinheiro para entrar numa campanha. É preciso ter e apresentar conteúdo, propostas exequiveis de serem realizadas. Propostas que não dependam de Governo Federal ou Estadual mas, do Poder Público Municipal, onde ele apresente um projeto, aprove  na Câmara e o Prefeito tenha que realizar.
 Não se iludam, todos, os antigos que conseguiram a reeleição e os neofitos que estão participando da Câmara pela primeira vez. A  população de Soure mudou e mudou para melhor, está mais atenta, estudou e aprendeu mais. Hoje existe uma gama de informações que chega na casa de cada eleitor e que o faz  diferençar e separar o joio do trigo e saber  quem é quem. Boa parte da população é jovem e responsavel que se interessa pela sua Cidade.
Um detalhe muito interessante: a composição da Câmara, cujo mandato está se exaurindo, foi contra o aumento de duas cadeiras, isto é, passar de 09 (nove) para 11 (onze) vereadores na  próxima legislatura e nas seguintes. de acordo com o aumento populacional auferido pelo IBGE.

POVO DE SOURE ESMAGA TOBIAS NAS URNAS

       Das  mais expresivas foi a vitoria do candidato da "Coligação Pra Soure Crescer Muito Mais", João Luiz de Souza Melo, com uma diferença de 1570 votos, sobre seu opositor Fernando Tobias. Soure viveu no domingo 07 de outubro, momentos de expectativa muito grande, quando numa manobra de ultima hora do grupo  contrário a João Luiz criou uma situação que obrigou o candidato Valter Cocada a desistir de participar da eleição tendo, porém, de comum acordo com os participantes da Coligação, indicado sua filha Vanusa para substitui-lo que, ao final, tornou a vice prefeita de Soure. 
       O pleito deste ano em Soure, apesar de apenas dois canditados, foi cheio de expectativas e apreensões  em funçao de como o vice prefeito Fernando Tobias lançou-se canditado, quando tudo indicava que ele seria companheiro de chapa do reeleito Prefeito João Luiz.   Por outro lado, a campanha eleitoral promovida por Fernando Tobias foi de forma truculenta, as vezes violenta, onde alguns seus cabos eleitorais "peitavam" as pessoas que lhes eram contrárias. Segundo comentam, foi  profusa a distribuição de "agrados  a eleitores nos dias  que antecederam e no dia da eleição.
       Outro aspecto que chamou muito a atenção da população de Soure foi a maneira de como foi usada a  Rádio Guarany, que o grupo de Fernando Tobias arrendou para fazer sua campanha eleitoral. O grupo preocupou-se demasiadamente em tentar denegrir a imagem do candidato João Luiz com noticias que não eram verdadeiras. Analistas acreditam que a noticia, possivelmente a única verdadeira,  dada em "primeira mão" pela emissora, da  renuncia do candidato a vice prefeito Valter Cocada,  não foi levada em consideração pela população, diante de tantas outras noticias inverídicas.
       Para que voce leitor tenha o resultado desta eleição, para prefeito de Soure informamos os numeros fornecidos pelo site da Justiça Eleitoral:
1-JOÃO LUIZ -                               7.888  - 55,53%
2-TOBIAS       -                               6.318 -  44,47%
             Total votos válidos            14.206- 100,00%

Diferença Pro João Luiz   - 1570 votos -  11,052%

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A VERDADE QUE POUCOS SABEM

     O título dessas minhas "mal traçadas linhas" mostra que muitas pessoas estão falando, mas poucas sabem da VERDADE.
     Aliás, gostaria de dizer que, dias atrás, fiz no "face", uma rápida pesquisa onde perguntava - "Como você se sentiria se o seu amigo lhe traísse?" As respostas foram as mais diversas possíveis porém, todas, cem por cento, reprovaram a atitude do "amigo"
    Pois bem, os que não sabem fiquem sabendo agora, que na eleição de 2008, havia um acordo verbal, entre o Prefeito e Vice Prefeito para ambos virem juntos, na mesma chapa, para disputar a eleição de 2012. Tudo muito bem, tudo muito bom, se não fosse o procedimento torpe e covarde, a MEU VER, para muitas pessoas não, do Vice.   
    Num dos meus comentários AQUI, uma ou um leitor anonimo achou que EU havia traído o  PTB, Partido ao qual estava filiado.
    Hoje venho daqui contar o que na realidade aconteceu, para que essa ou esse anonimo(a) possa comparar quem, na verdade é o traidor.
       "O presidente da Câmara Municipal de Soure, pretendia sair do PTB e se passar - naturalmente, a convite Vice Prefeito - para o PR. Acontece que, como o  mandato não é do candidato, mas sim, do Partido, o Presidente poderia perder o mandato, salvo em duas situações: 1) passar para um partido novo; 2) que os dois candidatos do PTB, virtuais suplentes, se desfiliassem,  pois um desses suplentes,  poderia assumir sua vaga, caso o Presidente  fosse para o PR. 
        Como o Presidente já me  havia solicitado que eu fizesse minha desfiliação do Partido o não quis fazer, os dois, Vice Prefeito e Presidente, convenceram o Prefeito, o qual, me fazendo algumas considerações, por se tratar da consolidação de um grupo politico  que, no momento e no futuro não seria possível abrir  mão de um voto se quer, era importante que alguém se sacrificasse e, por incrível que pareça, o sacrificado foi EU. Pois bem, fizemos uma reunião EU, o Prefeito, o Vice e o Presidente, onde naquele momento fui bem claro que fazia minha desfiliação do PTB em nome da consolidação de um grupo politico que disputaria as eleições de 2012, mas disse na ocasião: "ESPERO QUE OS SENHORES (Vice e Presidente) NA HORA DO PATO CUSPIR, NÃO SACANEIEM COM O PREFEITO (Desculpem as expressões chulas). Nesse momento, o Vice fez algumas considerações que me pareceram que não cumpriria o acordo.
         E hoje ve-se que não cumpriu. 
       Como aconteceu  anteriormente, agora,  faço duas perguntas: 
       Uma para  o(a) leitor(a) anonimo(a):  Quem foi o TRAIDOR?
      A outra pergunta - Sua resposta é muito importante, porque dela depende os destinos da Cidade de Soure nos próximos quatro anos - VOCE VOTARIA NUM CANDIDATO QUE ENGANOU SEU AMIGO (assim ele se definia diante do Prefeito) NÃO CUMPRINDO O ACORDO PACTUADO VERBALMENTE? COM CERTEZA ELE TAMBÉM ENGANARÁ, VOCE QUE NUNCA ESTEVE PRÓXIMO A ELE
            Não precisa voce me retornar. Dê a resposta no dia 07 de outubro de 2012
  


domingo, 2 de setembro de 2012

SOURE VERMELHOU !

                       Neste sábado, 01 de setembro,  aconteceu o maior apoio e solidariedade do povo de Soure à candidatura e reeleição do Prefeito João Luiz. Foi uma manifestação expontanea onde  milhares de pessoas, homens e mulheres  de bicicletas, charretes, cavalos (pela primeira vez nesse tipo de manifestação), motocicletas,  automóveis,  onibus e caminhões, desfilaram pelas ruas da Cidade, empunhando bandeiras vermelhas, numa demonstração inequívoca de que querem reconduzir o João Luiz à Prefeitura para um mandato de mais quatro anos.
                       Esta manifestação que, naturalmente, será confirmada nas urnas no proximo dia 07 de outubro, não deixa a menor dúvida da confiança que tem  o povo de Soure no João Luiz, pela postura e seriedade com que o candidato do povo vem se portando à frente da Prefeitura, governando de maneira simples porém, eficaz, buscando soluções para os problemas da Cidade.
                        Neste passeio, teve-se a oportunidade de ver o quanto a Cidade mudou, e mudou para melhor. As ruas, dos bairros ditos periféricos, com novo aspecto, pavimentadas com piçarra, ensejando o transito de veículos por locais antes intransitaveis, o que mostra perfeitamente o interesse do Prefeito em melhorar a qualidade de vida de quantos vivem nesta Cidade.
                       O  passeio foi uma demonstração de quanto o povo de Soure está ao lado de João Luiz e Walter Cocada para uma caminhada rumo ao desenvolvimento da Cidade de Soure.
                       O que se viu neste sábado  foi que a Cidade  de Soure vermelhou em todos os bairros.




                       

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUEM SE ESCONDE, NÃO QUER SER VISTO

                                   
                                  Para quem não sabe,  um Blog se constitui numa forma de jornalismo e como tal, sujeito a algumas implicações,  de certa forma, prejudiciais a quem o edita. Por isso, deixa-se, ou melhor, eu deixo de divulgar alguns comentários que tenho recebido, pelo simples fato de que  quem  faz o comentário não quer se identificar e se não se identifica é porque não quer ser visto. Partindo da premissa de que o comentarista, por qualquer motivo não quer que seu nome apareça, não divulgo esses comentários. Entretanto, no momento em que o leitor se manifestar e se identificar acerca do que aqui é publicado ele tenha a certeza que essa manifestação será publicada. Enquanto isso, fiquem certos (ou fique certo/a), que não será publicado qualquer comentário -  seja elogiando ou não o assunto tratado -  sem que o autor do comentário se identifique. Entendo que cada um deve assumir a responsabilidaade pelo que diz e assim, assumir a  parcela de responsabilidade pelo que disser. 
                               Por outro lado, fica claro que QUEM SE ESCONDE, NÃO QUER SER VISTO.                             

domingo, 26 de agosto de 2012

ÉTICA

Aos meus NOVE leitores e aos leitores eventuais,

Hoje me deu vontade de escrever e ia me reportar sobre um artigo anterior com o titulo de “O Criador e a Criatura”. Mas pensando melhor, vou escrever sobre um assunto bem propicio para os dias atuais que dá nome a este artigo : ÉTICA.

Para não cometer algum equívoco, fiz uma pesquisa e o que encontrei sobre ÈTICA transcrevo abaixo. Então, vejamos:
Um rápido conceito:

“ Ética: valores morais e princípios sociais

Definição

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. “

Pois bem, feita a transcrição, vamos ao nosso comentário. E este comentário deixo aberto para as manifestações dos meus nove leitores. Aliás, não é comentário. Na verdade, vou citar um fato e fazer-lhes uma pergunta, uma enquete ou pesquisa ou coisa parecida.

Observe que nos dois últimos parágrafos da definição de ÉTICA, tem duas citações muito interessantes.

A primeira citação diz: “... Neste sentido podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.”

A segunda citação a mim me parece o ponto final, vejamos :

“Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado”

Quando lá em cima, no começo deste artigo, digo que ele é bem propicio para os dias atuais é porque, no Marajó, mais especificamente a capital do Marajó, está  vivendo uma situação em que um candidato a Prefeito, que se dizia, com todas as letras, (declarado de público em entrevista a uma das rádios locais) ser amigo do Prefeito, de repente virou-lhe as costas e resolveu, nesta eleição, candidatar-se, jogando na lata de lixo um acordo ( verbal ou escrito) que ambos haviam firmado para, juntos, saírem, como na campanha anterior.

Por isso, deixo a seguinte pergunta: Como poderíamos chamar aquele que não cumpriu o que foi tratado, bem como o ato por ele praticado?



terça-feira, 14 de agosto de 2012

O ANÔNIMO

                                                             

O ANÔNIMO

                                  Ao criar o "Blog do João Lima", o fiz sem maiores pretensões, apenas um exercício mental. Isso me deixa muito à vontade para escrever quando tenho vontade ou quando algo me chama a atenção, como uma mensagem que recebi, hoje, terça feira, dia 4 de agosto, através de email, a qual poderia  não tomar conhecimento, afinal das contas, era de um ANÔNIMO. 
                                   Como o anonimo, a mim me parece ser algo invisível, abstrato e desprezível, que se esconde, com medo - não sei de que - e  que prefere viver nas sombras, caminhando sempre nas noites mais escuras, de modo a ocultar, sempre,  a face que deve ser medonha, como seus atos e ações.
                                    Hoje escrevo, porque afinal de contas ganhei mais um leitor que não sabia que lia as minhas "mal traçadas linhas". Mas confesso que fico muito triste por não poder dar uma satisfação a esse invisível, em virtude dele não ter coragem de mostrar-se como pessoa, como gente digna da convivência  humana, preferindo ocultar-se nas sombras do anonimato.

sábado, 2 de junho de 2012

40 ANOS NO FUNDO RIO PARACAUARY

HOJE, SÁBADO, 02 DE JUNHO 2012

Foi no sábado, 03 de junho de 1972 que fiz a ultima viagem no Navio Presidente Vargas. Se hoje, sábado, fosse 03 de junho, seria muita coincidência, mas, de qualquer forma, o dia é hoje, embora a data não o seja.
Aliás,  já tive a oportunidade de escrever neste blog sobre o navio em 2009. Hoje volto ao assunto em virtude fazer 40 anos, no dia 04 de junho (segunda feira), que o navio Presidente Vargas está no fundo do Rio Paracauary.
Será que a data merece ser lembrada? Será que merece alguma comemoração? Lembrada sim, comemorada, não. 

Ainda me lembro daquele 03 de junho de 1972. um sábado, saí de Belém, para Soure, na costumeira viagem das 14:00 horas, com parada em Mosqueiro. Apesar dessa parada, às 17:30 estava aportando na chamada "Perola do Marajó".  Retornei a Belém, saindo de Soure às 18:00 e por volta das 21:00 ja estava em Belém. Para os dias de hoje, parece incrível, mas é rigorosamente verdadeiro - três horas de viagem - Soure-Belém. O  Presidente Vargas após a viagem de sábado, faria a viagem de domingo (04 de junho), Belém-Mosqueiro e depois viria direto para Soure, de onde voltaria para Belém.
Mas não houve volta. O navio Presidente Vargas, nunca mais voltou para Belém

Segundo comentários da época, o Navio Presidente Vargas, teria saido na sexta feira do dique da então ENASA - Empresa de Navegação da Amazonia - aonde tinha sido submetido a uma revisão de rotina. O navio havia feito a viagem da sexta feira à noite Belém-Soure-Belém. Fizera a de sábado que, segundo comentários da época, na volta pra Belém. começara "a fazer água". No fatidico domingo, 04 de junho de 1972, tudo aconteceu. O navio o Presidente Vargas não voltou mais pra Belém. Nunca mais! AFUNDOU!. Isso mesmo, AFUNDOU! Em frente ao trapiche de Soure.

 Dia 04 de junho de 2012, segunda feira, é aniversário do Navio Presidente Vargas !
 40 ANOS  NO FUNDO DO RIO PARACAUARY
.
Aí vêm as perguntas:  O que aconteceu? Como aconteceu? Quem foi ou quais foram os culpados? Por que o navio não foi resgatado? Enfim, essas e outras perguntas ficaram sem resposta até hoje. Lamentamos.

Agora, vejam abaixo a foto do  NAVIO PRESIDENTE VARGAS e compare com aquelas coisas que dizem ser navios que navegam na rota Belém-Camará.

QUE SAUDADES !

Aí está a foto do navio Presidente Vargas