domingo, 2 de setembro de 2012

SOURE VERMELHOU !

                       Neste sábado, 01 de setembro,  aconteceu o maior apoio e solidariedade do povo de Soure à candidatura e reeleição do Prefeito João Luiz. Foi uma manifestação expontanea onde  milhares de pessoas, homens e mulheres  de bicicletas, charretes, cavalos (pela primeira vez nesse tipo de manifestação), motocicletas,  automóveis,  onibus e caminhões, desfilaram pelas ruas da Cidade, empunhando bandeiras vermelhas, numa demonstração inequívoca de que querem reconduzir o João Luiz à Prefeitura para um mandato de mais quatro anos.
                       Esta manifestação que, naturalmente, será confirmada nas urnas no proximo dia 07 de outubro, não deixa a menor dúvida da confiança que tem  o povo de Soure no João Luiz, pela postura e seriedade com que o candidato do povo vem se portando à frente da Prefeitura, governando de maneira simples porém, eficaz, buscando soluções para os problemas da Cidade.
                        Neste passeio, teve-se a oportunidade de ver o quanto a Cidade mudou, e mudou para melhor. As ruas, dos bairros ditos periféricos, com novo aspecto, pavimentadas com piçarra, ensejando o transito de veículos por locais antes intransitaveis, o que mostra perfeitamente o interesse do Prefeito em melhorar a qualidade de vida de quantos vivem nesta Cidade.
                       O  passeio foi uma demonstração de quanto o povo de Soure está ao lado de João Luiz e Walter Cocada para uma caminhada rumo ao desenvolvimento da Cidade de Soure.
                       O que se viu neste sábado  foi que a Cidade  de Soure vermelhou em todos os bairros.




                       

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUEM SE ESCONDE, NÃO QUER SER VISTO

                                   
                                  Para quem não sabe,  um Blog se constitui numa forma de jornalismo e como tal, sujeito a algumas implicações,  de certa forma, prejudiciais a quem o edita. Por isso, deixa-se, ou melhor, eu deixo de divulgar alguns comentários que tenho recebido, pelo simples fato de que  quem  faz o comentário não quer se identificar e se não se identifica é porque não quer ser visto. Partindo da premissa de que o comentarista, por qualquer motivo não quer que seu nome apareça, não divulgo esses comentários. Entretanto, no momento em que o leitor se manifestar e se identificar acerca do que aqui é publicado ele tenha a certeza que essa manifestação será publicada. Enquanto isso, fiquem certos (ou fique certo/a), que não será publicado qualquer comentário -  seja elogiando ou não o assunto tratado -  sem que o autor do comentário se identifique. Entendo que cada um deve assumir a responsabilidaade pelo que diz e assim, assumir a  parcela de responsabilidade pelo que disser. 
                               Por outro lado, fica claro que QUEM SE ESCONDE, NÃO QUER SER VISTO.                             

domingo, 26 de agosto de 2012

ÉTICA

Aos meus NOVE leitores e aos leitores eventuais,

Hoje me deu vontade de escrever e ia me reportar sobre um artigo anterior com o titulo de “O Criador e a Criatura”. Mas pensando melhor, vou escrever sobre um assunto bem propicio para os dias atuais que dá nome a este artigo : ÉTICA.

Para não cometer algum equívoco, fiz uma pesquisa e o que encontrei sobre ÈTICA transcrevo abaixo. Então, vejamos:
Um rápido conceito:

“ Ética: valores morais e princípios sociais

Definição

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. “

Pois bem, feita a transcrição, vamos ao nosso comentário. E este comentário deixo aberto para as manifestações dos meus nove leitores. Aliás, não é comentário. Na verdade, vou citar um fato e fazer-lhes uma pergunta, uma enquete ou pesquisa ou coisa parecida.

Observe que nos dois últimos parágrafos da definição de ÉTICA, tem duas citações muito interessantes.

A primeira citação diz: “... Neste sentido podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.”

A segunda citação a mim me parece o ponto final, vejamos :

“Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado”

Quando lá em cima, no começo deste artigo, digo que ele é bem propicio para os dias atuais é porque, no Marajó, mais especificamente a capital do Marajó, está  vivendo uma situação em que um candidato a Prefeito, que se dizia, com todas as letras, (declarado de público em entrevista a uma das rádios locais) ser amigo do Prefeito, de repente virou-lhe as costas e resolveu, nesta eleição, candidatar-se, jogando na lata de lixo um acordo ( verbal ou escrito) que ambos haviam firmado para, juntos, saírem, como na campanha anterior.

Por isso, deixo a seguinte pergunta: Como poderíamos chamar aquele que não cumpriu o que foi tratado, bem como o ato por ele praticado?



terça-feira, 14 de agosto de 2012

O ANÔNIMO

                                                             

O ANÔNIMO

                                  Ao criar o "Blog do João Lima", o fiz sem maiores pretensões, apenas um exercício mental. Isso me deixa muito à vontade para escrever quando tenho vontade ou quando algo me chama a atenção, como uma mensagem que recebi, hoje, terça feira, dia 4 de agosto, através de email, a qual poderia  não tomar conhecimento, afinal das contas, era de um ANÔNIMO. 
                                   Como o anonimo, a mim me parece ser algo invisível, abstrato e desprezível, que se esconde, com medo - não sei de que - e  que prefere viver nas sombras, caminhando sempre nas noites mais escuras, de modo a ocultar, sempre,  a face que deve ser medonha, como seus atos e ações.
                                    Hoje escrevo, porque afinal de contas ganhei mais um leitor que não sabia que lia as minhas "mal traçadas linhas". Mas confesso que fico muito triste por não poder dar uma satisfação a esse invisível, em virtude dele não ter coragem de mostrar-se como pessoa, como gente digna da convivência  humana, preferindo ocultar-se nas sombras do anonimato.

sábado, 2 de junho de 2012

40 ANOS NO FUNDO RIO PARACAUARY

HOJE, SÁBADO, 02 DE JUNHO 2012

Foi no sábado, 03 de junho de 1972 que fiz a ultima viagem no Navio Presidente Vargas. Se hoje, sábado, fosse 03 de junho, seria muita coincidência, mas, de qualquer forma, o dia é hoje, embora a data não o seja.
Aliás,  já tive a oportunidade de escrever neste blog sobre o navio em 2009. Hoje volto ao assunto em virtude fazer 40 anos, no dia 04 de junho (segunda feira), que o navio Presidente Vargas está no fundo do Rio Paracauary.
Será que a data merece ser lembrada? Será que merece alguma comemoração? Lembrada sim, comemorada, não. 

Ainda me lembro daquele 03 de junho de 1972. um sábado, saí de Belém, para Soure, na costumeira viagem das 14:00 horas, com parada em Mosqueiro. Apesar dessa parada, às 17:30 estava aportando na chamada "Perola do Marajó".  Retornei a Belém, saindo de Soure às 18:00 e por volta das 21:00 ja estava em Belém. Para os dias de hoje, parece incrível, mas é rigorosamente verdadeiro - três horas de viagem - Soure-Belém. O  Presidente Vargas após a viagem de sábado, faria a viagem de domingo (04 de junho), Belém-Mosqueiro e depois viria direto para Soure, de onde voltaria para Belém.
Mas não houve volta. O navio Presidente Vargas, nunca mais voltou para Belém

Segundo comentários da época, o Navio Presidente Vargas, teria saido na sexta feira do dique da então ENASA - Empresa de Navegação da Amazonia - aonde tinha sido submetido a uma revisão de rotina. O navio havia feito a viagem da sexta feira à noite Belém-Soure-Belém. Fizera a de sábado que, segundo comentários da época, na volta pra Belém. começara "a fazer água". No fatidico domingo, 04 de junho de 1972, tudo aconteceu. O navio o Presidente Vargas não voltou mais pra Belém. Nunca mais! AFUNDOU!. Isso mesmo, AFUNDOU! Em frente ao trapiche de Soure.

 Dia 04 de junho de 2012, segunda feira, é aniversário do Navio Presidente Vargas !
 40 ANOS  NO FUNDO DO RIO PARACAUARY
.
Aí vêm as perguntas:  O que aconteceu? Como aconteceu? Quem foi ou quais foram os culpados? Por que o navio não foi resgatado? Enfim, essas e outras perguntas ficaram sem resposta até hoje. Lamentamos.

Agora, vejam abaixo a foto do  NAVIO PRESIDENTE VARGAS e compare com aquelas coisas que dizem ser navios que navegam na rota Belém-Camará.

QUE SAUDADES !

Aí está a foto do navio Presidente Vargas

domingo, 13 de maio de 2012

Minha Homenagem a Ti Mãe.

Ainda me lembro de quando sentava no colo de minha mãe e sentia suas mãos acariciando minha cabeça. Como era gostoso sentir aquele carinho que jamais esqueci. Ainda me lembro daquelas palmadas pelas coisas erradas que fiz. Ainda me lembro de quando ela me levava ao Ver-o-Peso, o que para mim era um passeio, mas para ela bem que podia ser trabalho. Enfim, ainda tenho na memória aquela mulher forte, batalhadora, guerreira, que soube criar seus seis filhos, com a maior dignidade, apesar de sua viuvez. Ah, como ainda me lembro de ti Honorina. Foste uma mulher de coração puro e braço forte, porque soubeste encaminhar teus filhos para uma vida correta sem que nenhum  deles maculasse tua memória. Hoje não estás mais aqui. Mas teus ensinamentos serviram e ainda servem para nortear meus passos. Por isso te agradeço.
Ao escrever, hoje,  essas "mal traçadas linhas" o faço para, em teu nome, Honorina, homenagear todas as Mães. Naturalmente, que muitas coisas boas poderia escrever sobre ti, como poderia, também, escrever sobre tantas mães que, como tu, hoje  lutam e batalham para que seus filhos tenham melhores dias.  Homenagear também, aquelas mulheres frágeis que por qualquer motivo, não puderam ou não souberam orientar seus filhos que se perderam nos caminhos da vida. A todas às mães, meu maior respeito, todo meu carinho, por tudo o que elas são, a partir do dom de dar a vida. Que Deus olhe por todas as Mães, dando-lhes forças para que orientem, sempre, seus filhos para o bom caminho. PARABENS MÃES !

sexta-feira, 9 de março de 2012

O CRIADOR E A CRIATURA


    Qual a diferença do criador para a criatura? De maneira bem simples diriamos que o criador cria a criatura e esta, é criada, claro. Mas, dizem os antigos e os novos também, que o criador tem que ter muito cuidado com a criatura pois, ela pode voltar-se contra ele. Aliás, está escrito no Livro que um dia, a criatura, ( homem)  voltou-se contra seu criador (Deus). 
     Na verdade, então, essa coisa da criatura virar-se contra o criador, ja vem de ha muito tempo, desde o inicio do mundo e não é nenhuma surpresa se isso acontece em nossos dias. 
      Estou voltando, com estas "mal traçadas linhas" tratando deste assunto, porque no passar dos  meus setenta e poucos anos tenho conhecimento de muitos casos em que a criatura "comeu" o criador direitinho, sem dó nem piedade.
      E isso tem ocorrido muito na política. Infelizmente, a política deixa de ser política para ser politicalha, uma espécie de cobertor para muitos "malcaratistas", como dizia o personagem Odorico Paraguassú, que se aproveitam das pessoas (criador) de boa fé, que os acolhem, ajudam, depois, eles as chamam de otários e dão-lhe um chute no traseiro. Dentro do quadro político tem acontecido muitos casos.
Dizem, que está para acontecer um caso assim, se forem verdadeiros os comentários e entrevistas que tem aparecidos nos blogs editados na Ilha de Marajó. Se um criador não se cuidar, pode ser comido pela criatura, de maneira mais "inocente" que se possa imaginar. A história é mais ou menos assim: Falam que dois amigos - nem tanto assim - juntaram-se politicamente para disputar as eleição de 2008 na condição de que, se o candidato a prefeito ganhasse, o vice, depois da reeleição (em 2012) do prefeito, continuaria candidato a vice e, em 2014, seria o candidato a prefeito. Tudo muito bem, tudo muito bom. Mas acontece, que, desde o inicio, ja havia gente comentando que o vice não esperaria oito anos para se lançar candidato a prefeito. Mas, comentavam também que o prefeito não pensava dessa forma ou não sabia do desejo (ou ambição) do seu companheiro. O fato é que, para muitos, era evidente, que na condição de substituto natural e lógico do prefeito, o vice fazia seu trabalho, fortalecendo-se politicamente. Detalhe: todo mundo via. Só quem não via era o prefeito. E  hoje, de certa forma fortalecido, a criatura, ja se constitui numa ameaça efetiva, pelo que dizem as más linguas ou os boateiros de plantão, a ponto de ja terem, em um determinado local de festa na Cidade, lançado sua candidatura a prefeito. Aí vem a pergunta: será verdade ou será mentira? A resposta bem marajoara: ...AH SABE!...
Ao meditarmos sobre a situação gostariamos que não fosse verdade o que se comenta na Cidade e que os dois, unidos, saissem para mais uma provavel vitória na próxima eleição de prefeito e que se confirmasse o que inicialmente foi acordado.
Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Ainda voltarei a escrever estas "mal traçadas linhas" sobre  o assunto. Prometo. 

ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS !

Oito  de março. Dia Internacional da Mulher. Dia dessas maravilhosas mulheres que, para inicio de conversa, nos dão desde a vida, ao seu mais puro amor. Tratar e falar da mulher deve-se fazê-lo com o maior respeito, carinho, pureza de sentimento e amor. Tudo isso vai desde àquela que nos deu a vida, até àquela que se tornou o amor da nossa vida. No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, não poderia deixar de reverencia-las, através dessas "mal traçadas linhas" e dizer o quanto são  MARAVILHOSAS MULHERES !

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO !

"                                        Ao iniciar-se 2012, embora tenhamos chegado  ao final de janeiro, primeiro mes do ano, quero   registrar neste espaço  - o que ja ia  esquecendo - e desejar a todos que tem a oportunidade de ler "estas mal traçadas linhas"   um FELIZ ANO NOVO. Que DEUS lhes dê a vida pródiga de  bençãos, muita paz e saúde 

O Homem, A Palavra e a Política

                       Ao  me propor a escrever ou criar ëste blog, o fiz ""sem maiores pretensões, apenas um exercício mental" para quando quisesse e tivesse vontade, expressar-me, sem aquela obrigatoriedade de dar noticias sistematicas, diarias ou periodicamente, até porque, se assim fosse, estaria voltando ha um tempo em que escrevia por obrigação, de forma profissional. 
                       E partindo deste princípio, me atrevo a fazer um rápido comentário acerca do título que dá orgem a  "estas mal traçadas linhas". Assim o faço, para tentar entender  até onde  pode ir o homem, sua palavra e a politica partidária. Acredito que, apesar das ambições (no bom sentido), a palavra deveria ser  ponto fundamental para  atingir o objetivo final que é a vitória e o poder. Mas parece-me que não é assim que a coisa funciona. Na política, a palavra, na maioria das vezes, torna-se  apenas um ponto de referência, uma promessa, que pode ser mantida até o último momento e nesse ultimo momento pode também não ser cumprida.
                       O que me leva a pensar desta forma é que, como se sabe, 2012 é um ano eleitoral. Naturalmente, os politicos -  profissionais ou não - devem aspirar a reeleição ou a cargos acima de onde estão. Alguns, por insatisfaçoes ou conveniências, procuram novos caminhos, novos  partidos. Outros, procuram manter-se, de acordo com suas pretensões ou aspiraçoes futuras, no mesmo caminho ou partido, para atingir seus objetivos. Entretanto, começo a vislumbrar alguns  detalhes  que me chamam a atenção quanto ao cumprimento (ou descumprimento) da palavra inicialmente empenhada. É o caso do político novo nas lides políticas -  digo novo, por ainda estar no seu primeiro  mandato, diferente daqueles, com  mais de um -  que se não fosse a ânsia, a vontade e o desejo do poder, teria ou tem a possibilidade de ascensão na politica . Porém,  essa ânsia (ou necessidade?) está levando-o a um caminho que pode ser fatal para seu futuro político,  a medida em que numa  terrivel dúvida (eu acho), começa a desviar-se de uma promessa feita no inicio de seu mandato. Digo, começa a desviar-se de suas promessas quando publicamente declara em entrevista  que   "...meu compromisso é com o povo..." embora, publicamente tenha declarado, também, anteriormente, em cadeia de rádio, sua permanência no arranjo politico em que saiu vitorioso.  
                           ...E daí ? Particularmente eu gostaria que a palavra do homem na politica fosse um norte, uma marca, que pudesse ser atingida e  cumprida do primeiro ao último momento.
  

domingo, 11 de dezembro de 2011

... E NÃO DIVIDIRAM O PARÁ. E AGORA JOSÉ ?

           Finalmente, terminaram todas as expectativas em torno da divisão do Estado do Pará. E agora senhores deputados separacionistas? Voces perderam.  O que os senhores  vão dizer para seus incautos eleitores? O que o senhores  vão dizer para o povo do Pará que tão bem os receberam  dando-lhes as oportunidades para se tornarem políticos, de certa forma bem sucedidos mas, de repente, viram as costas para esse mesmo povo, e o apunhalam de forma covarde? Como já disse num artigo ano passado sobre a divisão do Estado, toda a mobilização feita para dividir, deveria ser feita para unir os politicos do Pará para que as polticas públicas que não chegam aos respectivos municípios dos separatistas cheguem também aos municipios que sofrem pela falta dessas mesmas politicas públicas.
          Bom, o plebiscito pela divisão do Estado é página virada. Os senhores divisionistas, naturalmente, não irão se mudar  do Estado do Pará, (mas se quiserem, podem) até porque, acredito, estão radicados  ha muito tempo, com patrimônios político e material consolidados. Por isso, é hora de reverem seus conceitos e se engajarem num movimento forte de união para que nosso ESTADO DO PARÁ seja na verdade um grande Estado politica e econômicamente forte. Que a falta de políticas públicas que tanto alegaram para a divisão do Estado sejam implantadas em todos os municipios, indistintamente para que esses municipios tenham melhores dias.
Aliás, lembro e abaixo relaciono os deputados divisionistas:
Asdrubal Bentes    PMDB Carajás
Dudimar Paxiuba   PSDB Itaituba (Tapajós)
Giovanni Queiroz   PDT Redenção (Carajás)
Lira Maia               DEM Santarém (Tapajós)
Wandelkolk Gonçalves PSDB Itupiranga (Carajás)
Zequinha Marinho         PSC Conceição do Araguaia (Carajás)





domingo, 30 de outubro de 2011

O PARÁ NÃO SERÁ DIVIDIDO !

Em fevereiro de 2010 fiz um comentário com o título "Como Age um Deputado Inimigo do Pará" referindo-me a um email que recebi da assessoria do deputado Giovani Queiroz no qual dizia que o deputado estava visitando  gabinetes de outros deputados para que aprovassem o plebiscito que formalizaria a divisão territorial do Estado do Pará. Passado aquele momento, pode-se verificar que não era apenas o deputado Queiroz inimigo de Pará, mas outros deputados eleitos pelo povo paraense que se tornaram inimigos do Pará. Segundo um jornal paraense, veja a  posição dos deputados federais eleitos pelo povo paraense sobre a divisão do Estado :

Deputado                   Partido         Domicílio                                Votos          Posição sobre a divisão

André Dias     PSDB     Belém       36.795        Contra
Arnaldo Jord  PPS       Belém      201.171        Contra
Asdrubal Bentes*      PMDB     Carajás    87.681   A favor
Beto Faro  PT             Bujaru    69.504        Neutro
Claudio Puty     PT   Belém   120.881   Contra
Dudimar Paxiuba   PSDB   Itaituba (Tapajós) 25.166  A favor
Elcione Barbalho  PMDB  Belém  209.635  Contra
Giovanni Queiroz    PDT   Redenção (Carajás)  93.461  A favor
José Priante   PMDB   Belém    172.068     Neutro
Josué Bengtson    PTB   Marabá (Carajás) 112.212        Neutro
Lira Maia   DEM   Santarém (Tapajós) 119.548   A favor
Lúcio Vale    PR   Belém  142.116   Contra
Luiz Otávio    PMDB   Belém  36.828   Neutro
Miriquinho Batista   PT  Abaetetuba (Pará remanescente)126.055  Neutro
Nilson Pinto**    PSDB    Belém  140.893  Contra
Wandelkolk Gonçalves PSDB    Itupiranga (Carajás) 68.547 A favor
Wladimir Costa    PMDB   Belém   236.514  Contra
Zé Geraldo  PT   Medicilândia (Tapajós) 119.544 Contra
Zenaldo Coutinho*** PSDB     Belém  154.265     Contra
Zequinha Marinho   PSC Conceição do Araguaia (Carajás) 147.615 A favor


*Assumiu o cargo de secretário da Pesca do Pará e deu lugar a Luiz Otávio
* Assumiu o cargo de secretário da Educação do Pará e deu lugar a Dudimar Paxiuba
*** Assumiu o cargo de secretário chefe da Casa Civil do Pará e deu lugar a André Dias

Como se pode observar, cada um olhou (ou olha) pura e simplesmente  para seus interesses pessoais ou eleitorais. O Estado que se exploda. Em alguns momentos até que procuramos entender a posição desses deputados. Alguns ou quase todos alegam o distanciamento  ou  a omissão do Estado nos municipios que comporiam os novos Estados. Mas entendemos que seria muito melhor fortalecer o Pará com a união de todos os deputados e senadores para as políticas públicas reclamadas chegassem aos respectivos municipios do que a separação que, ao final, enfraquecerá os novos Estados - Carajás e Tapajos e também o Pará.

Para melhor ilustrar, vou lhes apresentar parte de  um estudo elaborado por Miguel Diniz em agosto de 2011, por sinal, muito coerente.
Vejam e analisem :

"Estudos de viabilidade socioeconômica.
O IPEA (Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada), aponta a inviabilidade para a criação dos novos Estados. Sobre o ponto de vista econômico os mesmos já nasceriam com déficit pois dependeriam de repasses do governo federal. Veja os Indicadores econômicos:
O Pará ficaria com 56% (R$ 32.527 milhões) do PIB.
Carajás com 33% (R$ 19.582 milhões) do PIB.
Tapajós com 11% (R$ 6.408 milhões) do PIB.
Segundo o IPEA serão gastos R$ 4,2 bilhões para divisão. Para manutenção dos novos estados serão gastos R$ 2,16 bilhões. O PIB do Pará em 2008 foi de R$ 58,52 bilhões, o estado gastou 16% com a
manutenção da máquina pública, nesta estimativa Tapajós gastaria 51% de seu PIB e Carajás, 23%, sendo que a média nacional é de 12,72% ou seja, seriam estados insustentáveis.
fonte: IPEA e IDESP últimos valores coletados e disponíveis do censo de 2009.

Serviços e Economia


Fonte: IDESP e UFPA.

PERFIL ECONÔMICO

ESTADOS          PARÁ   CARAJÁS      TAPAJÓS
INDÚSTRIAS        35 %       56,6%      8,1%
AGROPECUÁRIA 36,9%     65%      22 %
SERVIÇOS            67,7%   20,6%     11,7%

Com os novos estados serão criados mais 60 cargos políticos, sendo, para cada unidade, no mínimo oito deputados federais, vinte e quatro estaduais e três senadores. Cada dep. federal receberia R$ 26.273,13 sem contar as despesas com verbas de gabinete, plano de saúde, passagens aéreas, moradia, gastos administrativos, ajuda de custo, auxílio vestuário etc., somando um custo de R$ 10,5 milhões por ano, e mais R$-10,8 milhões só com os novos senadores. Outro fator preponderante são os gastos com a criação da
infraestrutura como Tribunais, sede do Ministério Público, sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; equipamentos para o funcionamento das diversas secretarias e demais órgãos do governo como escolas, creches, hospitais, postos de saúde; segurança; aquisição e aluguel de veículos e prédios; material de consumo e permanente; despesas com pessoal, cargos de confiança etc., para atender o funcionamento dos novos estados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Não podemos deixar de reconhecer que, realmente, faltam políticas públicas para a região e que a mesma sofre com sérios problemas de desigualdades, não há estradas asfaltadas, saúde é precária, falta de segurança, educação e moradia. Entretanto, a divisão não é garantia de desenvolvimento para a região, pois estado pequeno não é sinônimo de estado justo e sem miséria. Os indicadores socioeconômicos, já citados,
revelam que será inviável a criação destes novos estados, pois eles dependeriam de repasses do governo federal para sobreviver. Temos um território rico com o povo pobre, isso é fruto de um modelo de governo que enriqueceu a minoria e socializa a pobreza com a maioria.
 Dividir o estado é dividir ainda mais a pobreza. Afirmar que a criação dos estados de Tapajós e Carajás a região irá se desenvolver, sem ao menos apontar elementos consistentes e embasados em estudos técnicos prévio, em como estes hipotéticos estados iriam sobreviver nos leva a crer que seriam ideias incutidas na população local, carente de serviços básicos, para atingir interesses políticos.
 O que o Pará realmente necessita não é ser fragmentado e sim de uma gestão política que traga o povo para mais próximo do estado, gerando políticas públicas que atendam a população mais carente; um modelo de desenvolvimento que seja desenvolvido segundo as características de cada região e as necessidades de cada população, com transparência. Precisamos de modelos que não sejam gerados em Brasília e sim por nós que conhecemos as nossa necessidades. Precisamos de um Pará forte e unido para transpormos as dificuldades. "
  Após as considerações finais do Sr. Miguel, pode-se concluir que O PARÁ NÃO SERÁ DIVIDIDO.  A menos que os paraenses sejam o suficientemente desinteligentes para votarem a  favor da separação.
Então, no plebiscito todos deveremos dizer NÃO E NÃO.







terça-feira, 18 de outubro de 2011

VOLTEI AO 'FURO DO MIGUELÃO"


Começo estas mal traçadas linhas  com uma foto do "Furo do Miguelão". Esse canal que tem uma estória muito interessante, tornou-se um atrativo turístico não só por sua estória, mas também por sua beleza. O "furo" era simplesmente um caminho por onde navegavam os nativos que iam e vinham das fazendas para a Cidade e vice-versa, como forma reduzir distancia. Mas, tomando conhecimento da estória desse "furo" curiosamente, contratei um pequeno barco e fui  ver como era. Realmente, o que vi foi simplesmente fantástico. No primeiro momento, tive a sensação de estar entrando num túnel formado pela copa das frondosas arvores de mangues, ciriubeiras e outras espécies. Como navegava num barco "po po po", para que pudesse sentir a natureza  em todo seu esplendor, mandei parar o barco. Então, pude ver toda a exuberância do local. Primeiro, um silencio, onde só se podia ouvir o "barulho do silêncio" que nada mais era que o canto dos pássaros, o farfalhar das folhas embaladas pelo vento e, completando, uma sensação de paz incrivel... E o cenário? Outra coisa quase indescritivel. As aguas do rio Paracauary adentrando o "furo" de forma calma e serena, transrfomavam-se num espelho a refletir a sombra das arvores que mostravam suas raizes expostas e, por vezes, entrelaçadas, num emaranhado dessas  raizes, formando um cenário sensacional, sob a luz dos raios do sol que furava o tunel de arvoredo.
Tudo o que  via, não podia ser guardado pura e  simplesmente. Tinha que ser mostrado. Daí, então, veio a idéia de levar nossos turistas a conhecer o "Furo do Miguelão". Esse fato, transformou o "furo" em um atrativo turístico, hoje conhecido nacional e internacionalmente. 
Mas que estória interessante é esta que chamou minha atenção? A estória que ouvi de algumas pessoas é mais ou menos assim:
"Veio para Marajó, precisamente para Soure, um libanes chamado Miguel Calil Mussi (ou Mussi Calil) que, por sua robusta compleição física, foi apelidade pelos nativos de "Miguelão" o qual,  como quase todo libanês, era comerciante. Ele vendia os produtos das fazendas na Cidade e as mercadorias da Cidade vendia nas fazendas. Esse  tipo de comerciante era chamado  na época de "mascate". Acontece que ele  utilizava para navegar no Rio Paracauary um tipo de canoa ou batelão, que, por não haver naquele tempo motorização, era propulsionada a remo - remo de faia - colocado na popa da embrcação. Naturalmente que a viagem se tornava demorada e penosa. Então ele teria começado a pensar numa forma de reduzir distancia e começou a observar os igarapés à margem do Rio Paracauary e encontrou duas entradas pelo lado de Salvaterra, equidistante, uma da outra, mas que poderiam ser interligadas, justamente na formação de uma curva. Verificada a possibilidade dessa interligação o sr. Miguel reuniu alguns homens e, com terçados, machados e outros materiais cortantes escavou um trecho que permitiu a união dos dois igarapés. Como se sabe,  igarapé é um pequeno braço de rio que não tem saida, ele pára em um determinado ponto. Difere do canal que liga dois pontos do rio ou de dois rios. Neste  caso, o "furo" ou canal liga o mesmo rio.Feita a ligação dos dois igarapés esse canal passou a ser navegavel e, consequentemente, diminuiu a distancia do percurso- cidade-fazenda-cidade. O "Furo do Miguelão", em toda sua extensão, tem cerca de 1500 metros, dos quais, cavados, tem mais ou menos 600 metros. Detalhe interessante- esse "furo" só é navegavel de maré cheia
Pois bem, agora vem outra estória. - contam também, que certa noite ao navegar pelo "furo" em sua embarcação que lavava à frente uma luminária (farol ou candeeiro) o empregado do sr. Miguel viu,  na frente da embarcação, duas luzes que brilhavam  intensamente. Eram os olhos da "cobra grande" que refletiam na luz do farol na  frente da embarcação. Assustado, o empregado gritou: "seu Miguel, olhe a cobra grande". E o seu Miguel teria apanhado seu "trabuco" (uma arma) e atirado numa das luzes que era o olho da  "cobra grande".a qual deu um grande mergulho e desapareceu  nas aguas.
Ha também, uma outra versão de que o Senhor Miguel teria feito o "furo" para não passar mais pelo Rio São Macário com medo da cobra grande a quem ja havia atirado.
Estou contando esta estória, porque depois de quase tres anos sem passar  pelo "Furo do Miguelão" tive o prazer de voltar  a usufruir dessa beleza natural. Abaixo estou num caiaque navegando de "Volta ao  Furo do Miguelão".

 
Estou amarrando o caiaque numa raiz de mangue
Veja esta foto - Poderia ser o "X" do Furo do Miguelão. Mas eu chamo de o "Arco do Triunfo do Miguelão"

domingo, 31 de julho de 2011

Grupo Folclórico Cruzeirinho brilha no VI Salão do Turismo em São Paulo

                          O grupo "Cruzeirinho" de Soure-Marajó, juntamente com  "Os Andirás" de Curuçá, foram as atrações máximas no VI Salão do Turismo em São Paulo. Esses grupos souberam muito bem representar o Pará, na maior feira de turismo do Brasil, onde outras manifestações culturais de todo o País foram representadas. Mas o grupo Cruzerinho, além de apresentar-se no Salão teve a oportunidade de se apresentar no SESC da Cidade de Santo André, onde também foi um sucesso. Aliás, diga-se de passagem que o carimbó, de toads as manifestações culturais apresentada no Salão,  a que mais foi aplaudida e dançada por todos que tiveram a oportunidade de estar lá no Parque Anhembi.
 
Numa demonstração de perfeito entrosamente, acima o Prefeito de Soure João Luiz Melo, tendo de um lado  um casal de dançarinos  do grupo folclórico "Os Andirás", de Curuçá e de outro lado, um casal do Grupo "Cruzeirinho" de Soure




   

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SOURE-Marajó Presente no VI Salão do Turismo em São Paulo

Foi muito significativa a participação de Soure no VI Salão do Turismo, em São Paulo. Contando com a presença do Prefeito Municipal, Sr. João Luiz Souza Melo,  do Secretário Municipal de Turismo - João Lima Pinheiro e ainda do Grupo Folclórico "O Cruzeirinho". 
A presença de Soure no Salão de Turismo torna-se muito importante  no momento em que o Municipio se prepara para ser um polo indutor do turismo na Ilha de Marajó.  É importante ressaltar que o Ministério do Turismo está ampliando o numero de Municipios indutores do turismo e, no Pará, apenas Soure teve o privilégio de ser um dos 45 novos indutores. 
A presença do Prefeito João Luiz no Salão foi muito importante pois teve a oportunidade de manter contato com autoridades como o Presidente da Paratur, dr. Adenauer Goes, a Secretária Nacional de Politicas do Ministério do Turismo, Sra. Bel Mesquita e também  do Ministro do Turismo,  Sr. Pedro Novais.

Na foto, o Presidente da Paratur, dr. Adenauer Góes, ladeado pelo Secretário de Turismo João Lima Pinheiro e pelo Prefeito de Soure, Sr. João Luiz Oliveira, no VI Salão do Turismo em São Paulo 



domingo, 27 de março de 2011

PARA ONDE VOCE VAI NA SEMANA SANTA?

 Não me lembro ter dito aqui, no meu blog, que tinha uma pousada. Pois é,  tenho uma pousada em Marajó, a PARACAUARY ECO POUSADA que está com  as atividades paralisadas a cerca de dois (anos). Dei uma parada porque precisava de um tempo. Parar para meditação. Estou fazendo um pequeno reparo nas suas instalações e dos 8 (oito),  ja tem quatro apartamentos em condições de uso. A Paracauary Eco Pousada é muito simpleszinha, ideal para pessoas que não são exigentes. É o que eu chamaria de "feijão com arroz". Os quartos são dotados de ar condicionado, banheiros internos. Não tem televisão. Fica localizada à beira do Rio Paracauary. numa área de cerca de seis hectares. Tem duas piscinas. Uma para adultos, outra para crianças. Se na Semana Santa voce for ao Marajó e quiser ficar num lugar tranquilo é na PARACAUARY ECO POUSADA. Ligue-me para (91) 91312592 ou 82351356

sábado, 5 de fevereiro de 2011

João Luiz e Rosiléia Casaram

                   Com ares de pura felicidade estampados nos rostos e sorrisos largos, era assim que se via,  João Luiz e Rosiléia, num dos dias mais felizes de suas vidas, ou  o mais feliz. Tudo porque,  hoje, 04 de fevereiro, os dois realizavam o sonho de todos os que se amam, casaram-se. Foi uma festa muito bonita, quando Joao e Léia reuniram as pessoas de sua relação de amizade para participarem de sua festa. Aliás,  o quatro de fevereiro é aniversário do João Luiz. Foi uma dupla festa. Daqui deste espaço faço o registro, rogando a Deus que abençoe e proteja o casal.  
João Luiz e Rosiléia no momento tradicional do champanhe

 Da esquerda para direita : EU e  Maria Helena- João e Léia - Dete e Antonio
                                     

sábado, 29 de janeiro de 2011

O PASSAR DO TEMPO

            O passar do tempo é muito interessante.  Felizes àqueles a quem Deus dá o dom da longevidade, em perfeitas condições de saúde física e mental.  Acredito tenha sido EU um dos privilegiados. No dia 23 de janeiro completei 72 anos. E quando rememoro o que ficou pra trás, é impressionante. Infancia-fase sem compromisso com nada, apenas estudar. Por sinal, fiz o curso primário no Grupo Escolar Paulino de Brito que ainda fica na Avenida Almirante Barroso, antiga Avenida Tito Franco, porém com sua arquitetura bastante modificada. Que tempo legal. As minhas professoras, Clarices (foram três-a Marques Dourado-diretora,  a Cavalcante  Pires e terceira cujo sobrenome não consigo recordar, mas que me deixou uma frase que talvez tenha me servido de norte. Ela  me dizia quando me misturava com os indisciplinados da classe:   "Pinheiro, se te juntares aos bons, serás um deles. Se te juntares aos maus, serás pior que eles") e  Cleide, ainda me lembro delas. As duas Clarices, muito boazinhas, aturavam os indisciplinados alunos. Mas a diretora Clarice Marques e a Professora Cleide, muito ríspidas. A diretora botava ordem, no grupo inteiro e a professora   na sala de aula. Não davam refresco à garotada. E quando lembro da "Tito Franco" me vem à memória  aquela avenida com trilhos dos bondes, das mangueiras, que na época de inverno, ao sair do grupo escolar aproveitava para juntar mangas. Dos trilhos do trem, por onde passavam as "marias fumaças". Dos campos do Paysandu e do Remo, hoje com suas estruturas diferentes. Hoje, não existem mais, naturalmente, os trilhos, os bondes e nem os trens. Ah, eu morava na Travessa Chaco. Era uma rua em que os postes de iluminação pública ficavam no meio, com valas pelas laterais, em boa parte tinha cobertura de matos e quando chuvia a lama fazia parte do cenário. Mas hoje está tudo diferente. Mudou tudo pra melhor. Minha  juventude, foi muito legal. Tinha um grupo de jovens de cabeça muito legal.e unido. Sabendo das carencias do local em que se morava, fundou-se um clube o "Apache Clube" onde se reuniam rapazes e moças. Nessa época, coincidentemente, estava surgindo o "Conjunto Sayonara". A aparelhagem da época era a "Copacabana". O período da juventude foi muito bom. Aliás, foi ótimo. Ao sairmos da juventude, entramos na fase de responsabilidade. Àquela em que se vai à luta, em busca da consolidação da vida. E em busca de melhores dias, trabalhava de dia  e estudava à noite.  E assim foi... Estudando no Colégio "Ciencias e Latras" me formei em tecnico em contabilidade. Alias, enquanto estudava, trabalhava em diversas oficinas gráficas de Belém, como tipógrafo, inclusive nos extintos  jornais "A Província do Pará" e "Folha do Norte". Foi um bom aprendizado de vida. Depois das oficinas gráficas, trabalhei no também extinto "Jornal do Dia" nos setores de revisão e redação. Para finalizar esse tour empregaticio passei pela Importadora de Ferragens e através de concurso, entrei no Banco da Amazônia, onde encerrei carreira como gerente. Apesar de trabalhar no interior da Amazônia, foi muito bom. E agora no meus 72 anos, continuo numa boa. Apesar de aposentado, continuo em plena atividade, como micro empresário de hotelaria, através da Paracauary Eco Pousada  e colaborando na administração Prefeitura de Soure, como Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. Acredito que ainda tenho muitas histórias ou  estórias para contar, mas isso fica pra depois.