domingo, 17 de outubro de 2010

Navio: Que Saudades do Presidente Vargas II

           Dos artigos que tenho escrito, o que mais tem chamado a atenção dos eventuais leitores, é o que se refere ao navio Presidente Vargas. Na verdade o assunto torna-se apaixonante, principalmente, para as pessoas que tiveram ou ainda tem alguma ligação com o Marajó, mais precisamente, com Soure e Salvaterra, pois o navio era utilizado pelos moradores das duas Cidades.
           A respeito do navio Presidente Vargas recebi um comentário, em que um dos eventuais leitores ressalta que naquela época "Soure já tinha e tem uma economia tão minguada, com o naufrágio do N/M Presidente Vargas despencou mais ainda." Essa afirmativa poderia ser verdadeira. Mas este aspecto da economia de Soure ou mesmo do Marajó - nesta região que hoje chamamos de Arari que é composta dos Municipios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari e Ponta de Pedras - acredito que apesar de tudo, a região tinha muita força econômica, política e prestigio. Faço essa afirmação porque, graças a essa força é que o navio Presidente Vargas foi contruido nos estaleiros da Holanda, juntamente com outros  quatro navios (Lobo d'Almada, Augusto Montenegro, Leopoldo Peres e o Lauro Sodré-frota branca)   para  fazer a ligação de Belém, via Mosqueiro,  com Marajó - Soure. Aliás, gostaria de fazer uma retificação. No artigo anterior falei de uma chatinha. Mas não houve essa chatinha. O  quinto navio foi o Lauro Sodré
           Voce pode perguntar: força econômica? Sim, força econômica, pois pelos idos da década de cinquenta era o Marajó quem abastecia de carne a Cidade de Belém e adjacências. Embora as cidades como Soure e Salvaterra tivessem suas economias minguadas, a Ilha mostrava certo poder, porque as grandes fazendas estavam localizadas no Marajó. Como ninguem desconhece a pecuária é uma atividade economica muito centralizadora, isto é, ela cria um numero limitado de empregos e sua renda não é tão distribuida. Desta forma,  toda renda gerada com a pecuária permanecia e permanece nas mãos dos fazendeiros, que aplicavam ou aplicam na própria fazenda e  na capital. Aliás, dos grandes pecuaristas marajoaras, poucos, mas muito poucos, mesmo tinham residencia nos Municipios.  Por outro lado, os municipios onde ficavam e ainda ficam essas fazendas pouco se beneficiavam ou se beneficiam dos impostos gerados. Com a construção das estradas ligando Belém a outros centros, principalmente, da Belém-Brasilia foi que, então, o Marajó foi se exaurindo economicamente, com a transferencia das grandes fazendas para a Belém-Brasilia. E isso ocorreu pela facilidade do criatório do gado naquela região, quando comparou-se com os campos marajoaras.
            Mas em toda essa história é importante reconhecer que quando o governo brasileiro autorizou a compra dos cinco navios, alguém nuito influente, ligado à Ilha de Marajó  articulou a compra, também, de um navio para ligar a ilha ao continente, isto é, Soure a Belém.
            Pois bem. Aqui eu retorno ao assunto  navio Presidente Vargas - Naquela noite em que o navio afundou, evidente, que eu não estava em Soure, pois havia voltado para Belém no mesmo dia, isto é, no sábado. Mas me contaram que possoas choravam, copiosamente, como se estivessem perdendo um ente querido. Foi uma noite do mais terrivel  pesadelo para os moradores do Soure. Todos estavam incrédulos. As pessoas que assistiam aquela cena, jamais, em momento algum, admitiam ou aceitavam o que estava acontecendo. Não acreditavam no que seus olhos viam. Mas aconteceu... o N/M Presidente Vargas afundara.
             Passado o primeiro impacto, a direção da então  Empresa de Navegação da Amazonia S/A - ENASA articulou a salvatagem do navio e,  mais ou menos, seis meses depois, foram iniciados os trabalhos daquilo que na época foi chamada de  algo como "operação resgate". Nessas alturas, eu, ja morando em Soure, inclusive, em uma casa na Primeira Rua, onde, bem aos fundos foi construido um acampamento, em que  guardavam parte do material e ficavam alguns megulhadores contratados para execução do serviço. Embora eu não tenha tido  conhecimento da parte tecnica da operação, me foi informado que todas as janelas ou escotilhas do navio foram fechadas pela parte de dentro, claro, com madeira, pois iria se injetados ar e "stiropor" (isopor granulado), para que o navio podessse emergir. Segundo comentário de um dos engenheiros da empresa encarregada de executar o serviço, seriam necessárias 12 toneladas do stiropor e foram enviadas apenas oito toneladas. Esse material injetado no navio fez com que ele emergisse a ponto de seu casco, quando a maré baixa, ficar fora dágua. Segundo esse engenheiro  ele teria solicitado que fossem enviado o resto do material para que, apesar da posição dificil em que o navio houvera afundado (emborcado, por causa das amarras) ele podesse ser puxado para uma posição em que seria resgatado. Como o material solicitado pelo engenheiro não veio, em tempo habil, os atamponamentos foram estourando e começaram a surgir, inicialmente, filetes, para depois, grandes quantidades do stiropor nas aguas do Rio Paracauary. Com o esvaziamento do  material que sustentava o navio flutuando, após cerca de 15 dias o navio afundou de vez. Diziam os megulhadores que trabalhavam na operação que a profundidade do rio naquele local, é de em torno de oitenta (80) metros.
                      Depois da tentativa, o navio teria sido vendido para a empresa Jonasa, mas  o navio Presidente Vargas continua no fundo do Rio Paracauary. Comenta-se que até hoje, não se verificou qualquer indicio de vazamento de oleo dos motores do Presidente Vargas. É bem provavel que tenha havido, sim,  vazamento, mas não percebido, em função do grande volume dágua do Rio Paracauary.
                       E esta é a história ou estória do final melancólico do "cisne branco" que singrou aguas marajoaras. Muitas saudades daquele navio, quando se viaja nessas "coisas" apelidadas de navios.
                      Ah ! Mas vale lembrar que da  frota branca da ENASA, outro navio teve fim semelhante. O Leopoldo Peres, também afundou. Sabe aonde? no estreito de Breves. Sabe aonde fica? Na Ilha de Marajó.  
             
              

sábado, 25 de setembro de 2010

Não Pensei que Fosse Assim: Julgamento no STF

           Na quarta feira 22, que passou para o dia 23 de setembro, tive a oportunidade de assistir, através da internet,  a reunião do Supremo Tribunal Federal que tratava do julgamento do recurso de um candidato, sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa. No meu entendimento o que estava em jogo, não era apenas, a situação do candidato, mas, sim,  o resultado do julgamento, que poderia ter influência sobre outras candidaturas.
           Porém, o que mais me chamou a atenção, não foi o debate técnico-juridico, dos senhores ministros. Data vênia, foi a forma de decidir o que não foi decidido. A mim me pareceu muito claro que cada um dos ministros, dentro dos seus princípios e conhecimentos jurídicos não abdicaram de suas explanações tecnicas, demonstrando real conhecimento - e não poderia ser ao contrário -  da Constituição Federal, das Leis e de tudo em que fora enquadrado o recurso do candidato. Entretanto, a mim me pareceu, também, que no final quando todos votaram - presumo - de acordo com suas consciências, ou melhor à luz da Constuição e das Leis, deu empate, 5 a 5 votos, e quem tinha todas as prerrogativas para decidir, abdicou desse direito, a pretexto "de não ser algoz". Por outro lado, o que achei simplesmente, data vênia, surreal, foi a proposição de um dos senhores ministros aventar a possibilidade de fazer retornar ao Supremo, um ministro que se aposentara ha pouco tempo, para dar - o que eu vou chamar de "o quorum legal". Se o que foi dito, o foi de brincadeira, ali não era o lugar.  
          Acho muito estranho que o presidente do Supremo tenha abdicado da sua real função, pois como detentor do "voto de qualidade" poderia ter votado, contra ou a favor, do que estava em julgamento e não o fez. E por que não o fez? Para não se comprometer? Para não ser o responsavel pelo resultado ou para deixar sobre a responsabilidade do novo ministro que deverá ser indicado pelo Presidente da República? Sim, por que nesse julgamento se fosse acontecer, os demais ministros ja deveriam ter ponto de vista firmado, de acordo com o que ja votaram. Será que iriam modificar seus votos. E daí? Será que o Presidente da República do Brasil vai indicar um Ministro de acordo com sua conveniência? E qual será essa conveniência. Pelos comentários que ouvi,  a atual composição do Supremo Tribunal Federal, poderia se quisesse - naquele julgamento e se quiser no próximo, decidir a questão sem se comprometer, tirando uma de Pilatos, lavando as mãos. Bastaria, apenas, considerar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral - TSE que ja confirmou que a lei retroage, atingindo candidatos com condenações anteriores à norma. Pode-se acrescentar ainda que, pela Constituição, seria necessária a maioria absoluta dos membros do STF para derrubar uma lei. Se não houver maioria, o empate significa que a lei continua em vigor. Por isso reafirmo: se no próximo julgamento, os membros do Supremo Tribunal Federal quiserem, podem tirar uma de Pilatos "lavar as mãos com o sangue de outros candidatos". Mas uma coisa é certa : o ministro do STF a ser escolhido pelo Presidente da República - se o for - para julgar questões que envolvam a Lei da Ficha Limpa, pode ser o "bode expiatório" dos proximos julgamentos. O recurso em julgamento era do candidato a governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, que desistiu da candidatura e para  seu lugar indicou  sua mulher. Acredita-se que com a desistencia do candidato Joaquim Roriz, o processo seja excluido da pauta, salvo melhor juizo daquela Corte.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cria Fama e te Deita na Cama

      
"Cria Fama e te Deita na Cama" é um adágio popular que se aplica às pessoas que "ralam" na vida mas, depois, conseguem alcançar sucesso. Daí para frente, ja conhecidos, não precisam mais "ralar", estão  com fama, ái, deitam-se na cama e é so usufruir.
Pois bem. O Estado do Pará tornou-se famoso, não pelas coisas boas que tem, como: pessoas acolhedoras, praias, etc, etc. Mas pelo que lhe é atribuido, como, por exemplo: o que mais derruba floresta, o que admite a exploração sexual e outras coisas que não vale a pena citar, como se tudo isso só acontecesse em nosso Estado.
Vejam só - A Tv Globo está exibindo a novela "Passione". Num dos capitulos desta semana uma cena me chamou a atenção. Uma "avó cafetona" querendo vender sua neta - uma jovem adolescente - para um fazendeiro,  diz pra menina: "Vou te mandar lá pro Pará, pra bem longe". O que ela quis dizer com isso - fazer elogio? ou quis dizer que aqui é terra de pedófilos, também. Caramba!
Numa outra novela que ja acabou, houve uma  cena onde alguem dizia a outra pessoa que "fulana estava escondida la em Altamira". ...é brincadeira...
Ao ver esse tratamento com nosso Estado do Pará, considero uma tremenda falta de consideração, ou melhor,  falta de respeito.
Por isso, aproveito este espaço para repudiar a todos os  que tentam enxovalhar nosso Estado. NÃO ACEITO!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Reação Clube realizou mais um baile de debutantes

No dia 28 de maio que passou, o Reação Clube, de Soure,  realizou seu tradicional "Baile das Debutantes" edição de 2010. Nove  belas jovens foram apresentadas à sociedade de Soure naquele que é o mais elegante baile da Grande Ilha (Marajó).

sábado, 8 de maio de 2010

PARATUR LANÇA V FITA E CERTIFICA MUNICIPIOS TURÍSTICOS

             No dia 07 de maio, sexta feira, a PARATUR fez o lançamento oficial  da V edição  da Feira Internacional da Amazõnia-FITA, o maior evento de Turismo da Amazônia. A Feira será realizada no período de 12 a 15 de agosto e, excepcionalmente,  organizada pelo "Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia".
             A estrutura da FITA será aumentada, contando com 220 estandes institucionais, comerciais e da sociedade civil organizada, reunindo órgãos públicos, empresas de turismo e fornecedores  de equipamentos e serviços para o setor. A Feira será aberta para visitação de profissionais e do público em geral, com uma vasta programação técnico-científica, áreas temáticas,  apresentações culturais e artísticas, além do festival gastronomico. "Turismo é Negócio na Amazônia" é o tema da V FITA. Desta forma, a Feira promoverá encontro entre profissionais de turismo nos chamados centros de convivencia que possibilitará a comercialização dos produtos turísticos. Durante o evento será realizado fantur com visitas técnicas de operadores turísticos nacionais e internacionais e press trip com convite a imprensa especializada para conhecer e divulgar a região como destino turístico.
              Após o lançamento da FITA que teve como anfitrião do evento o presidente da PARATUR, sr. Luiz Antonio da Silva Souto, processou-se a  certificação dos municipios em tres categorias - Municipio de Apoio ao Turismo, Municipio de Potencial Turístico e Municipio Turistico, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, através do seu Programa de Regionalização do Turismo e cumprido pela Paratur. Quatorze Municipios foram certificados na categoria Ametista pela classificação como Municipio Turistico, dentre os quais SOURE que  se fez merecedor  da certificação. 
             Para receber o Certificado do Municipio de Soure se fez presente o Secretário de Turismo (eu) JOÃO LIMA PINHEIRO.
João Lima Pinheiro, Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Soure, recebendo o Certificado de SOURE MUNICIPIO TURÍSTICO  do representante da Ministério do Turismo - a esquerda - e do Presidente da Paratur, Sr. Luiz Antonio da Silva Souto

Joao Lima, Secretário de Turismo de Soure e Benigna Soares da Abrajet-Associação Brasileira de Jornalista de Turismo-Pará 


João Lima e os empresário Gabriela e Gustavo

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Apenas um Exercicio Mental

           Acho que num momento anterior, tive a oportunidade de dizer, aqui, neste espaço, que não tinha compromisso de escrever diariamente ou manter atualizado  este "bloginho". Por isso, hoje, me deu vontade de fazer um exercicio mental. Por isso, vou divagar e devagar escrever o que me venha a cabeça, sem compromisso maior com os meus distraidos e eventuais leitores. Sim, distraidos, porque, alguem navegando na web e, de repente, sem querer,  acessa o "bloguinho" e mata a curiosidade. Bom, hoje, navegando na web, lembrei-me e acessei o "bloguinho" e vi outro comentário sobre o navio "Presidente Vargas", onde o anonimo dizia que ainda restava, em Soure,  uma corrente enferrujada que segurava o navio. Na verdade, o anonimo deve ser filho ou frequentador  de Soure que também está saudoso desse navio.
           E mudando de pau pra cacete ou melhor, como me lembrei do navio Presidente Vargas e navio pode lembrar agua e agua lembra chuva, estamos vivendo um inverno fora de época. Ué, inverno fora de época? isso não exixte. E por que não?...Quer dizer que é so o baiano que pode fazer carnaval fora de época e a natureza não pode fazer a chuva cair fora de época?... Pode sim... O homem está mexendo tanto com a natureza que ela está ficando impaciente e começa a mostrar seu descontentamento. Os tsunames, os tremores de terra e outros fenomenos como erupções vulcanicas estão acontecendo em vulcões que estavam durmindo ha mais de duzentos anos.Aqui, em nossa região, o inverno que acontecia a partir de fevereiro este ano começou a acontecer agora em abril e deve se prolongar, segundo a meteorologia até julho, quando esse mes (julho) ja estava tudo seco, sem inverno. E hoje pela parte da tarde, em Belém,  deu uma chuva "daquelas". Agua pra caramba. Deixou parte da cidade alagada. E daí? voce não acha que é resposta da natureza pelas coisas erradas que vimos fazendo não respeitando o nosso meio ambiente? Então. vamos refletir um pouco e mudar nossos conceitos em relação a natureza, para que el mude também em relação a nós.
               Acho que meu exercicio mental, está bom por hoje. Não sei quando volto.Quem sabe se não será amanhã. Amanhã, não, mas no sábado ou no dia seguinte posso voltar, pois amanhã (sexta-feira) vou ao lançamento da V FITA - Feira Internacional de Turismo - no Hangar e, neste evento, Soure receberá o título de Municipio Turístico. Estarei presente participando desse momento. Prometo que vou contar tudinho, tudinho, aqui, o que aconteceu. Aguarde. Tchau!












































































































































































































































t

sábado, 3 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA !

FELIZ PÁSCOA a todos que, casualmente, hoje, 03 de abril de 2010, Sábado de Aleluia,  acessarem meu blog. A quem acessar depois, que tenha tido uma Páscoa Feliz.
E por falar em Sábado de Aleluia é obvio que se lembra de Semana Santa, Sexta Feira Santa e o próprio Sábado Santo, claro. E voltando ao tempo em que era criança, depois adolescente, comparando com os dias atuais, pode-se verificar que a Semana Santa já não é mais a mesma. E a Sexta Feira Santa, como ficou heim? No passado, nem tão distante, a Sexta Feira era um dia de contrição, não se fazia barulho. Trabalho, só o essencial; do meio dia às três da tarde, que se supunha ser as três horas de agonia de Cristo, nesse periodo, então, nada se fazia, isto é não se trabalhava mesmo. Haviam pessoas que, na sexta feira, nem varriam a casa. Lembro, na minha infancia, que na Sexta Feira Santa se podia fazer todas as estrepolias de criança, porque naquele dia, nossos pais não davam "aquela surra" por motivo óbvio. Mas em compensação, diziam : "amanhã te pego, vou romper a aleluia, no teu coro..." era a famosa promessa. Mas o dia passava e nem sempre a promessa era cumprida. Todo mundo estava bonzinho no sábado de aleluia. Bons tempos.
Mas os bons tempos passaram. Hoje, a realidade é outra e bem diferente. A Sexta Feira Santa agora é um feriado como outro qualquer. Nesse dia, tudo se pode fazer. Desde o desrespeito das crianças em casa, até as bebedeiras, nos bares, balneários e em qualquer lugar que se vá. Mas, fazer o quê? Evoluimos ou involuimos, Onde está nossa fé e respeito pelo Filho de Deus - Jesus Cristo? Seria coisa do progresso? Ah progresso, tudo de errado és tu o culpado. Paciencia !

segunda-feira, 22 de março de 2010

FGV FAZ PESQUISA DE COMPETITIVIDADE EM SOURE

                
                                        Por ter cumprido todas exigencias estabelecidas pelas instruções normativas 001 e 002/2009, a PARATUR indicou o Soure, como Municipio Turistico, passando a ser um dos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turistico Regional.
                                        Esta condição de Município Turístico fez com que o  Ministério do Turismo e o SEBRAE viessem realizar  pela primeira vez, através de parceria com a Fundação Getúlio Vargas - FGV, o estudo de competitividade, em Soure. É uma pesquisa que tem como objetivo coletar dados através de entrevistas com os Secretarios Municipais, Gerente da Cosanpa, coordenador do Campus da  UFPA e  empresários do setor turistico, além do presidente da Associação Comercial (ASCOM),  incluindo-se  mais uma visita técnica aos pontos turisticos como praias e fazendas, de modo que este trabalho possibilite ao Ministério do Turismo orientar o desenvolvimento de políticas públicas  para que o Municipio venha a participar da oferta turistica internacional. 
                                       Como pesquisador da Fundação Getulio Vargas veio o senhor Marcelo Abreu que iniciou seus trabalho numa visita ao Prefeito João Luiz, logo em seguida entrevistou o Secretário de Turismo e concluindo o primeiro dia de trabalho visitou e entrevistou o Gerente da Cosanpa,  senhor Bianor Souza.



sábado, 13 de março de 2010

Paracauary Eco Pousada Reinicia Atividades

                O reinicio das atividades da Paracauary Eco Pousada previsto para a Semana Santa (02 de abril), não mais acontecerá, em virtude do atraso nas obras que ali estão sendo realizadas. Aliás, Gelderson que está assumindo a direção da Paracauary informa "que até poderiamos funcionar nessa data. Mas queremos evitar pequenos contratempos. Por isso, o mais provável que o reinício da Pousada aconteça no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes". 

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Como Age um Deputado Inimigo do Pará

Recebi, e acredito que muita gente recebeu também, um informativo do Deputado Giovanni Queiroz, onde ele, orgulhosamente, diz estar visitando cada um dos 513 gabinetes de seus colegas na  Câmara dos Deputados, em busca de apoio à votação do Projeto de Decreto Legislativo que autoriza  realização de plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás, para divisão do Pará. Aliás, diz a ainda que obteve unanimidade nos 36 gabinetes visitados.
Considero essa atitude do deputado Giovanni Queiroz, uma grande traição para com o Estado do Pará. E para demonstrar minha insatisfação como paraense que sou, em resposta ao email em que me encaminhou o informativo enviei-lhe outro email cujo teor é o seguinte: 
"Senhor Deputado,

Separar ou dividir o Estado do Pará, inicialmente é uma grande e infeliz idéia ou iniciativa. Por outro lado, é a busca do interesse próprio, em detrimento de quem lhe deu abrigo, politicamente, permitindo que o senhor chegasse onde está. É o que se poderia dizer : cuspindo hoje, no prato que comeu ontem, aliás, continua comendo. Vejo por trás desta infeliz ideia, não, é pela frente mesmo, seu próprio interesse, repito, quando o senhor vislumbra a possibilidade de um fracasso nas próximas eleições e um estado novo poderia - poderia!... - dar-lhe a chance de ser um governador, um senador ou mesmo deputado estadual ou federal. Sua ânsia de poder não lhe permite retroceder. Mas se isso fosse possível, o senhor deveria percorrer os gabinetes da bancada paraense no sentido de fortalecer o Estado do Pará ao invés de enfraquecê-lo, dividindo-o. Infelizmente, os paraenses tem servido de alimento para saciar a fome dos lobos que aqui chegam cobertos com pele de ovelha. Realmente suas fotos estão muito bonitas. Parabenizo-o por elas. Apesar da inércia dos deputados paraenses na Câmara Federal, que não combatem sua idéia (existem exceções) acredito que o povo ´daquela região ao ser consultado - se for - poderá dar-lhe o NÃO que o senhor bem merece.
Respeitosamente
João LIMA Pinheiro
Celular-9131.2592
Soure-Ilha de Marajó-Pará"

Aproveito esta oportunidade para conclamar a todos os paraenses comprometidos com o Estado do Pará, que também tenham recebido esse informativo, que respondam ao Deputado Giovanni Queiroz demonstrando sua insatisfação.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NAVIO SOURE EM BREVE SINGRARÁ ÁGUAS MARAJOARAS

                 Sem previsão exata, mas antes de junho, o Navio Soure estará de volta a singrar as aguas da Baia de Marajó. A recuperação do "Soure" está sendo feita pela empresa Banave e pelo que pudemos ver, os serviços são  realizados com muita atençao e cuidado, onde os detalhes estão sendo rigorosamente observados. Hoje, dia 28 de janeiro, em companhia  da senhora Érika e do senhor Alberto, da Secretaria de Governo,  estive nos estaleiros da Banave, empresa que faz a recuperação do navio. Recebidos pelo proprietário, senhor Carlos Banach, tivemos a o oportunidade de ouvir explicações  e ver como   os trabalhos estão sendo realizados. Dentre os itens que nos chamaram a atenção destacamos dois: o banheiro para cadeirantes  e o espaço cultural. Acreditamos que o Soure seja o primeiro navio na região e quiçá no Brasil a ter esses equipamentos. Dois motores novos ja foram comprados e deverão chegar a Belém  em breve.
Operarios trabalhando na recupoeração do navio Soure

sábado, 23 de janeiro de 2010

Estou de volta

                          Lendo uma dessas orientações dos "experts" em blog, ele  dizia que para se ter sucesso como "blogueiro" seria necessário atualizar diariamente o blog, isto é,  escrever todos os dias. Porém, como não pretendo fazer sucesso nesta área ou tornando-me novamente jornalista - o que fui ha tempos atrás - essa atualização diária deixo de faze-la por algumas razões e em particular, por este blog ser apenas um exercicio mental e não um compromisso. Por isso, voltei hoje fazendo estas "mal traçadas linhas" para não passar tanto tempo sem usar o espaço. Na verdade, noticias existem para serem divulgadas, mas, as vezes,  meu tempo é consumido por outros afazeres impossibilitando-me de escrever, Mas vou fazer um sacrificio e divulgar as noticias que tenho. Então, fiquem de sobreaviso, meus dois seguidores,  que voltei e vou recomeçar a lhes dar boas informações.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL, PRÓSPERO ANO NOVO !

 A voce amigo, a voce amiga, desejo  FELIZ NATAL  e PRÓSPERO  ANO NOVO. Que 2010 lhes traga  todas as  possibilidades de realização dos seus sonhos, projetos e  tudo o que não foi possivel realizar em 2009.

sábado, 28 de novembro de 2009

I CONGRESSO DAS CIDADES AMAZÔNICAS

De 24 a 27 de novembro aconteceu no Hangar Centro de Convenções, em Belém, o I Congresso das Cidades Amazônicas, organizado pela FAMEP–Federação das Associações de Municípios do Pará, juntamente com suas entidades consorciadas, com objetivo de discutir democráticamente alternativas para o desenvolvimento da Região de forma a ser conciliado crescimento econômico, com preservação ambiental e desenvolvimento social. O evento que além de seu objetivo principal pretende estabelecer diretriz para a implementação de políticas públicas específicas para a Região amazônica, que precisam ser diferentes das demais regiões do País, face as peculiaridades locais e formar rede de cooperação para trabalhar projetos que contribuam com o desenvolvimento dos Municípios da Amazônia. Sob a coordenação geral do Prefeito de Ananindeua Sr. Helder Barbalho, presidente da Famep, acredita-se que o evento tenha atingido seus objetivos. Presentes, estiveram além da Governadora Ana Júlia Carepa e do Prefeito de Belém, Duciomar Costa, o Presidente da Camara Federal, deputado Michel Temer, o Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil, Deputados Estaduais, Prefeitos de vários municípios, vereadores e secretários municipais.

Técnica da Casa Assume Paratur : Conceição

Apesar de interinamente, a Paratur está sendo dirigida pela técnica da Casa, Conceição Silva da Silva. A direção da Paratur já esteve nas mãos de político, empresário, médico, advogado, etc. Mas acredita-se que esta é a primeira vez, nos últimos tempos (10 a 15 anos) que um técnico assume essa empresa. Pelo que se conhece da Conceição Silva da Silva, formação e capacidade a credenciam para assumir de forma efetiva a presidência da Paratur. Dentro de seu currículo, vê-se formação gerencial, pós-graduação em planejamento regional, estágio internacional no Japão, além de uma larga experiência na área de turismo. Acredita-se que esta é a oportunidade que o Turismo do Pará tem para entrar em uma nova fase, nova direção, novo caminho, apesar das limitações inerentes do cargo.
Como se trata de um cargo que depende de indicação política, espera-se que a Governadora Ana Júlia Carepa tenha a sensibilidade de efetivar a senhora Conceição na presidência da Paratur que, com certeza, terá o apoio dos seis Pólos Turísticos do Pará.

“Pará, Obra Prima da Amazônia”

Lembram-se da frase “Pará, a Obra Prima da Amazônia” ? Pois é, esta frase estava inserida em todos os cartazes, folderes, impressos, produzidos pela Paratur, enfim, em tudo a que se referia ao turismo do Pará. Com a mudança de governo, PSDB pelo PT, a atual administração do Estado achou por bem, simplesmente, dar sumiço a este “slogon”. Acredita-se que esta frase identificava o Pará como destino turístico, incluindo-o no contexto AMAZONIA. Atualmente esta identidade está perdida. Não existe mais nada que identifique o Pará como Amazônia. Para o europeu, americano e outros povos, Amazônia é só Manaus. Mais do que nunca, precisamos de algo que identifique o Pará no mundo como Amazônia, também. Precisamos retomar esta frase ou criar algo semelhante que dê ao Pará sua identidade na Amazônia. E isso tem que ser feito agora, se quisermos obter ganhos com o turismo na Copa do Mundo de 2014. Agora, é hora do empresariado paraense, mais do que nunca, se unir e exigir do Governo do Estado (Paratur) que crie uma identificação ou recupere a frase que tão bem identificou o Pará como parte integrante da Amazônia. Outro detalhe, muito importe – Não basta que criemos uma identidade para o Pará. È preciso que se crie mecanismo para, na Copa do Mundo da África, no próximo ano, comecemos a vender o Pará para a Copa de 2014. Entende-se que esta e a forma de, também, obter-se ganhos em 2014. Não se pode deixar para cima da hora, senão...

Ann Pontes Deixa Paratur

A Dra. Ann Pontes deixou a Paratur. Os motivos da saída desconhecemos. Porém, reconhecemos que, até onde foi possível, desenvolveu um bom trabalho. Poderia fazer mais? Achamos que sim. Porém, quando somos detentores de um cargo, todos temos nossas limitações e, naturalmente, a Dra. Ann estava sujeita a essas limitações impostas pelo cargo e pelo pior – pelo sistema. Tivemos a oportunidade de estar junto a Dra. Ann, através do Fomentur – Fórum de Desenvolvimento Turistico do Estado  Pará, do qual era a presidenta e ali, no Fórum, sempre nos passou uma imagem de pessoa muito equilibrada, articulada e com bastante desenvoltura para o cargo que ocupava, inclusive, por ja ter sido deputada, por isso mesmo poderia ter transito livre nos meios políticos o que, de certa forma, seria interessante para dirigir a Cia. Paraense de Turismo. Independentemente da condição política da Dra. Ann, sempre a vimos com reais condições de presidir aquela entidade e ali, desenvolver um grande e bom trabalho em prol do turismo paraense. Infelizmente, seu trabalho ficou pela metade. Quando dizemos que ficou pela metade é porque quando se lê seu relatório – que já nos parecia mais uma despedida que um relatório – pode-se ver o quanto já havia sido feito. De qualquer forma, lamentamos a saída da Dra. Ann Clélia.
Dra. Ann Pontes, aonde quer que a senhora esteja ou para onde quer que vá, nós, do Pólo Marajó desejamos sucesso e muitas felicidades. Até um outro encontro!


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Marajó Búfalo Fest : Sucesso Integral

           De 28 de outubro a 01 de novembro, a população de Soure vibrou com o Marajó Búfalo Fest. Aliás, não só a população, mas todos os que estiveram no Municipio. Dizemos que foi sucesso integral. E quando falamos em integral é por que foi bom para quem veio passear, curtir o fim de semana no Marajó, para os pequenos vendedores,  ambulantes, taxistas, mototaxistas, hoteis, pousadas, comércio, enfim, para todos.
           Mais uma vez a atual administração da  Prefeitura Municipal de Soure tendo a frente o prefeito João Luiz, mostra competência ao resgatar as tradições do Município com este evento que, embora não tenha sido uma exposição-feira  nos moldes de como acontecia antes,  trouxe uma nova roupagem apresentando a feira solidária, onde pequenos produtores locais puderam expor e vender sua produção artesanal. Por outro lado, esse Marajó Búfalo Fest, serve de convite aos  fazendeiros marajoaras para que nos proximos eventos participem.
          Estão de parabens todos os organizadores do evento

domingo, 11 de outubro de 2009

Círio de Nazaré: Renovação da Fé


O Círio de Nazaré é algo que impressiona qualquer pessoa. Impossivel não emocionar. Desde o mais fervoroso católico, ao menos crédulo cristão, a emoção toma conta de todos. O que mais chama a atenção e de mesma forma, impressionante, são as pessoas que pagam promessas puxando a corda atrelada à berlinda da Santa.  Não é possivel que alguem vá naquela  corda por brincadeira ou por uma promessa banal. É preciso que seja, realmente, algo muito forte. Mas, independentemente disso, é emocionante ver uma multidão, algo em torno de dois milhões  de pessoas, caminhando, rezando e cantando. São pessoas de todas as classes - pobres, ricos - jovens, idosos, homens e mulheres que naquelas horas e durante o trajeto se misturam com um só propósito de homenagear Aquela que é a padroeira dos paraenses. Na verdade, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro de cada ano é uma renovação de fé. Se voce não acredita, venha a Belém no próximo ano e sinta essa emoção.

sábado, 3 de outubro de 2009

Poder Público x Iniciativa Privada

A renúncia do Sr. Ruy Martini à frente do Conselho Municipal de Turismo de Belém, deixa certa preocupação, principalmente quando ele afirma "considerando que a inercia dos Orgãos Publicos responsaveis, tanto na area Municipal quanto na Estadual..." Esta afirmação deixa bem claro de como o Poder Público está vendo o Turismo no Estado do Pará, até porque sabe-se que o desenvolvimento do turismo em qualquer lugar vai depender da importância dada ao setor por seu Governo. Essa importância é explicitada na política adotada. E qual é a politica que vem sendo adotada ao longo de todos esses anos? Infelizmente, ninguem sabe. Porém, o pior, entende-se, é quando diz "e a incapacidade da classe empresarial em se organizar minimamente e assumir o papel que lhe cabe no desenvolvimento do setor, tão importante para uma cidade com as caracteristicas de Belem, nos levará fatalmente a assumir muito brevemente o ultimo lugar das capitais brasileiras, no turismo receptivo." Isso é muito ruim porque é da classe empresarial que devem partir as ações para que o Poder Público, mesmo sob pressão, crie as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento do turismo. Bem recente, uma ação do empresariado participante do Fórum de Desenvolvimento Turistico do Estado do Pará-Fomentur, apesar de varios anos articulando, conseguiu que o Governo do Estado do Pará, fizesse licitação e colocasse uma embarcação em melhores condição para o trecho Belém-Marajó, (Porto Camará em Salvaterra) É a classe empresarial que sabe os problemas do setor turistico e tem que mostrar e exigir que o poder público resolva o que lhe diz respeito, principalmente quando se tratar de infraestrutura. Chegou a hora do empresariado paraense - não só o de Belém, mas de todas as cidades com potencial turístico - tomar consciencia, deixar as picuinhas individualistas, se organizar através dos Conselhos Municipais e exigir que o Estado faça a parte que lhe cabe para o desenvolvimento do turismo paraense.