domingo, 14 de outubro de 2012

MISSÃO BID EM SOURE E SALVATERRA

Nos dias 19 a 21 de outubro uma Missão de Análise do BID  - Banco Interamericano de Desenvolvimento estará visitando o Marajó, mais precisamente às Cidades de Soure e Salvaterra para avaliar  o estágio de desenvolvimento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Pará – PRODETUR PA,  apresentar o Programa às instituições parceiras bem como tratar dos critérios para firmar o contrato de empréstimo  entre o Governo do Estado e o BID.

A programação prevista é a seguinte:

Dia 19 :  Sexta Feira
14h30 -  Viagem para a Ilha do Marajó (Belém-Camará)   Embarque no Navio da Empresa Arapari.

20/10 Sábado - 08h00   às   09h45  : Visita técnica à Praia do Pesqueiro
-  Avaliação in loco dos projetos previstos (diagnóstico, objetivo, estratégia, ação, resultado esperado, impactos socioeconômicos, viabilidade).
De 10h00  às 12h00 -  Traslado para o Centro de Soure
- Visitar os equipamentos e atrativos onde haverá investimentos do PRODETUR
De  - 14h00  às   16h00 - Visita técnica à Praia de Joanes / Associação dos Artesãos
-  Avaliação in loco dos projetos previstos (diagnóstico, objetivo, estratégia, ação, resultado esperado, impactos socioeconômicos, viabilidade).


Dia  21
às 16h00 -  Traslado para o Centro de Salvaterra
- Visitar os equipamentos e atrativos onde haverá investimentos do PRODETUR.

21/10 Domingo

Às 16h00
-  Retorno à Belém

A visita da Missão Tecnica do BID, deverá iniciar-se no dia 17, em Santarém, onde será recepcionada pelo Secretário de Turismo do Pará, Dr. Adenauer Goes e pelo Secretário Adjunto, Sr Alvaro do Espírito Santo

No retorno da Missão BID a Belém haverá outra programação

CÍRIO : RENOVAÇÃO DA FÉ

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que se constitue na maior procissão do Brasil, é na verdade uma demonstração e renovação de fé. É  o povo que recicla sua fé no dia em vai às ruas prestar homenagem à Santa de sua devoção. O dia Círio além de ser uma renovação de fé é o momento em que as familias e os amigos se encontram  para, agradecer e comemorar por mais um ano vivido e poder participar desta magnifica festa religiosa que passou a se constituir no Natal dos paraenses. É no periodo que antecede o Círio, e mesmo no dia, que as pessoas ao se encontrarem desejam um ao outro "Um Feliz Círio". ´
O Círio de Nazaré é capaz de transformar seu  trajeto que vai pelas Avenidas Castilhos França, Presidente Vargas e Nazaré  em um grande rio, onde as travessas são seus afluentes e as pessoas, pobres ou ricas, são aguas que deslizam sobre seu leito, para desaguar na Basílica. É um cortejo de em torno de dois milhões de pessoas. É uma demonstração de fé inacreditavel. Nesta  procissão, existem milhares de pagadores de promessas por alguma graça alcançada. São pessoas, rezando, cantando, louvando a Deus e Nossa Senhora de Nazaré. É verdadeiramente emocionante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CÂMARA DE SOURE RENOVADA EM 55%

Nesta eleição de 2012 o povo de Soure renovou em 55% sua Câmara Municipal. Esta mudança, pode significar a insatisfação dos eleitores com seus  Vereadores eleitos em pleitos anteriores. Ao se analisar a nova composição da Câmara Municipal, observa-se que antigos vereadores que pareciam estar  tranquilos no poder, alguns com mais de três mandatos, seus eleitores não estariam mais satisfeitos com eles, apesar do assistencialismo que eles praticavam. Por outro lado, aos vereadores de primeiro mandato,  que conseguiram se reeleger, a eles foi dado um recado que precisam assimilar pois, se não prestarem a atenção, possivelmente, não farão parte da proxima legislatura em 2017
Veja a relação dos vereadores eleitos :
1- Jonathan Craveiro                            - 867  votos - PT  (o mais votado)  (Novo)
2- Carla Sarmento                                - 677           - DEM/PMDB
3- Waltinho do Cocada                        - 552            -PSB/PP/PSC...         (Novo)
4- Leia Vaz                                          - 550            -PSC/PP/PV...           (Novo)
5- Soldado Macedo                             - 535            -PR/PSL
6- Joel da Banav                                  - 530            -PMDB/DEM             (Novo)
7- Gerente                                           - 439            -PSDB/PTB
8- Nic Junior                                        - 391            -PT                        
9- João Barbosa                                  - 361            -PPS/PSD                   (Novo)

Como se pode observar, politicos experientes como Jorge Ramos (PSDB) e Jorge Abdon (PR), com  tres, ou mais de três legislaturas, não conseguiram "varar". Outros de apenas uma legislatura, como Waltinho Moura, Alex Amaral; Ademir (Filho do Mestre Tomaz), também não conseguiram "varar" cujas causas eles mesmo precisam analisar

De todo este quadro é importante que se tire uma lição: O povo de Soure não é o mesmo de ha 12 (doze) anos atrás. Não basta ter dinheiro para entrar numa campanha. É preciso ter e apresentar conteúdo, propostas exequiveis de serem realizadas. Propostas que não dependam de Governo Federal ou Estadual mas, do Poder Público Municipal, onde ele apresente um projeto, aprove  na Câmara e o Prefeito tenha que realizar.
 Não se iludam, todos, os antigos que conseguiram a reeleição e os neofitos que estão participando da Câmara pela primeira vez. A  população de Soure mudou e mudou para melhor, está mais atenta, estudou e aprendeu mais. Hoje existe uma gama de informações que chega na casa de cada eleitor e que o faz  diferençar e separar o joio do trigo e saber  quem é quem. Boa parte da população é jovem e responsavel que se interessa pela sua Cidade.
Um detalhe muito interessante: a composição da Câmara, cujo mandato está se exaurindo, foi contra o aumento de duas cadeiras, isto é, passar de 09 (nove) para 11 (onze) vereadores na  próxima legislatura e nas seguintes. de acordo com o aumento populacional auferido pelo IBGE.

POVO DE SOURE ESMAGA TOBIAS NAS URNAS

       Das  mais expresivas foi a vitoria do candidato da "Coligação Pra Soure Crescer Muito Mais", João Luiz de Souza Melo, com uma diferença de 1570 votos, sobre seu opositor Fernando Tobias. Soure viveu no domingo 07 de outubro, momentos de expectativa muito grande, quando numa manobra de ultima hora do grupo  contrário a João Luiz criou uma situação que obrigou o candidato Valter Cocada a desistir de participar da eleição tendo, porém, de comum acordo com os participantes da Coligação, indicado sua filha Vanusa para substitui-lo que, ao final, tornou a vice prefeita de Soure. 
       O pleito deste ano em Soure, apesar de apenas dois canditados, foi cheio de expectativas e apreensões  em funçao de como o vice prefeito Fernando Tobias lançou-se canditado, quando tudo indicava que ele seria companheiro de chapa do reeleito Prefeito João Luiz.   Por outro lado, a campanha eleitoral promovida por Fernando Tobias foi de forma truculenta, as vezes violenta, onde alguns seus cabos eleitorais "peitavam" as pessoas que lhes eram contrárias. Segundo comentam, foi  profusa a distribuição de "agrados  a eleitores nos dias  que antecederam e no dia da eleição.
       Outro aspecto que chamou muito a atenção da população de Soure foi a maneira de como foi usada a  Rádio Guarany, que o grupo de Fernando Tobias arrendou para fazer sua campanha eleitoral. O grupo preocupou-se demasiadamente em tentar denegrir a imagem do candidato João Luiz com noticias que não eram verdadeiras. Analistas acreditam que a noticia, possivelmente a única verdadeira,  dada em "primeira mão" pela emissora, da  renuncia do candidato a vice prefeito Valter Cocada,  não foi levada em consideração pela população, diante de tantas outras noticias inverídicas.
       Para que voce leitor tenha o resultado desta eleição, para prefeito de Soure informamos os numeros fornecidos pelo site da Justiça Eleitoral:
1-JOÃO LUIZ -                               7.888  - 55,53%
2-TOBIAS       -                               6.318 -  44,47%
             Total votos válidos            14.206- 100,00%

Diferença Pro João Luiz   - 1570 votos -  11,052%

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A VERDADE QUE POUCOS SABEM

     O título dessas minhas "mal traçadas linhas" mostra que muitas pessoas estão falando, mas poucas sabem da VERDADE.
     Aliás, gostaria de dizer que, dias atrás, fiz no "face", uma rápida pesquisa onde perguntava - "Como você se sentiria se o seu amigo lhe traísse?" As respostas foram as mais diversas possíveis porém, todas, cem por cento, reprovaram a atitude do "amigo"
    Pois bem, os que não sabem fiquem sabendo agora, que na eleição de 2008, havia um acordo verbal, entre o Prefeito e Vice Prefeito para ambos virem juntos, na mesma chapa, para disputar a eleição de 2012. Tudo muito bem, tudo muito bom, se não fosse o procedimento torpe e covarde, a MEU VER, para muitas pessoas não, do Vice.   
    Num dos meus comentários AQUI, uma ou um leitor anonimo achou que EU havia traído o  PTB, Partido ao qual estava filiado.
    Hoje venho daqui contar o que na realidade aconteceu, para que essa ou esse anonimo(a) possa comparar quem, na verdade é o traidor.
       "O presidente da Câmara Municipal de Soure, pretendia sair do PTB e se passar - naturalmente, a convite Vice Prefeito - para o PR. Acontece que, como o  mandato não é do candidato, mas sim, do Partido, o Presidente poderia perder o mandato, salvo em duas situações: 1) passar para um partido novo; 2) que os dois candidatos do PTB, virtuais suplentes, se desfiliassem,  pois um desses suplentes,  poderia assumir sua vaga, caso o Presidente  fosse para o PR. 
        Como o Presidente já me  havia solicitado que eu fizesse minha desfiliação do Partido o não quis fazer, os dois, Vice Prefeito e Presidente, convenceram o Prefeito, o qual, me fazendo algumas considerações, por se tratar da consolidação de um grupo politico  que, no momento e no futuro não seria possível abrir  mão de um voto se quer, era importante que alguém se sacrificasse e, por incrível que pareça, o sacrificado foi EU. Pois bem, fizemos uma reunião EU, o Prefeito, o Vice e o Presidente, onde naquele momento fui bem claro que fazia minha desfiliação do PTB em nome da consolidação de um grupo politico que disputaria as eleições de 2012, mas disse na ocasião: "ESPERO QUE OS SENHORES (Vice e Presidente) NA HORA DO PATO CUSPIR, NÃO SACANEIEM COM O PREFEITO (Desculpem as expressões chulas). Nesse momento, o Vice fez algumas considerações que me pareceram que não cumpriria o acordo.
         E hoje ve-se que não cumpriu. 
       Como aconteceu  anteriormente, agora,  faço duas perguntas: 
       Uma para  o(a) leitor(a) anonimo(a):  Quem foi o TRAIDOR?
      A outra pergunta - Sua resposta é muito importante, porque dela depende os destinos da Cidade de Soure nos próximos quatro anos - VOCE VOTARIA NUM CANDIDATO QUE ENGANOU SEU AMIGO (assim ele se definia diante do Prefeito) NÃO CUMPRINDO O ACORDO PACTUADO VERBALMENTE? COM CERTEZA ELE TAMBÉM ENGANARÁ, VOCE QUE NUNCA ESTEVE PRÓXIMO A ELE
            Não precisa voce me retornar. Dê a resposta no dia 07 de outubro de 2012
  


domingo, 2 de setembro de 2012

SOURE VERMELHOU !

                       Neste sábado, 01 de setembro,  aconteceu o maior apoio e solidariedade do povo de Soure à candidatura e reeleição do Prefeito João Luiz. Foi uma manifestação expontanea onde  milhares de pessoas, homens e mulheres  de bicicletas, charretes, cavalos (pela primeira vez nesse tipo de manifestação), motocicletas,  automóveis,  onibus e caminhões, desfilaram pelas ruas da Cidade, empunhando bandeiras vermelhas, numa demonstração inequívoca de que querem reconduzir o João Luiz à Prefeitura para um mandato de mais quatro anos.
                       Esta manifestação que, naturalmente, será confirmada nas urnas no proximo dia 07 de outubro, não deixa a menor dúvida da confiança que tem  o povo de Soure no João Luiz, pela postura e seriedade com que o candidato do povo vem se portando à frente da Prefeitura, governando de maneira simples porém, eficaz, buscando soluções para os problemas da Cidade.
                        Neste passeio, teve-se a oportunidade de ver o quanto a Cidade mudou, e mudou para melhor. As ruas, dos bairros ditos periféricos, com novo aspecto, pavimentadas com piçarra, ensejando o transito de veículos por locais antes intransitaveis, o que mostra perfeitamente o interesse do Prefeito em melhorar a qualidade de vida de quantos vivem nesta Cidade.
                       O  passeio foi uma demonstração de quanto o povo de Soure está ao lado de João Luiz e Walter Cocada para uma caminhada rumo ao desenvolvimento da Cidade de Soure.
                       O que se viu neste sábado  foi que a Cidade  de Soure vermelhou em todos os bairros.




                       

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

QUEM SE ESCONDE, NÃO QUER SER VISTO

                                   
                                  Para quem não sabe,  um Blog se constitui numa forma de jornalismo e como tal, sujeito a algumas implicações,  de certa forma, prejudiciais a quem o edita. Por isso, deixa-se, ou melhor, eu deixo de divulgar alguns comentários que tenho recebido, pelo simples fato de que  quem  faz o comentário não quer se identificar e se não se identifica é porque não quer ser visto. Partindo da premissa de que o comentarista, por qualquer motivo não quer que seu nome apareça, não divulgo esses comentários. Entretanto, no momento em que o leitor se manifestar e se identificar acerca do que aqui é publicado ele tenha a certeza que essa manifestação será publicada. Enquanto isso, fiquem certos (ou fique certo/a), que não será publicado qualquer comentário -  seja elogiando ou não o assunto tratado -  sem que o autor do comentário se identifique. Entendo que cada um deve assumir a responsabilidaade pelo que diz e assim, assumir a  parcela de responsabilidade pelo que disser. 
                               Por outro lado, fica claro que QUEM SE ESCONDE, NÃO QUER SER VISTO.                             

domingo, 26 de agosto de 2012

ÉTICA

Aos meus NOVE leitores e aos leitores eventuais,

Hoje me deu vontade de escrever e ia me reportar sobre um artigo anterior com o titulo de “O Criador e a Criatura”. Mas pensando melhor, vou escrever sobre um assunto bem propicio para os dias atuais que dá nome a este artigo : ÉTICA.

Para não cometer algum equívoco, fiz uma pesquisa e o que encontrei sobre ÈTICA transcrevo abaixo. Então, vejamos:
Um rápido conceito:

“ Ética: valores morais e princípios sociais

Definição

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado. “

Pois bem, feita a transcrição, vamos ao nosso comentário. E este comentário deixo aberto para as manifestações dos meus nove leitores. Aliás, não é comentário. Na verdade, vou citar um fato e fazer-lhes uma pergunta, uma enquete ou pesquisa ou coisa parecida.

Observe que nos dois últimos parágrafos da definição de ÉTICA, tem duas citações muito interessantes.

A primeira citação diz: “... Neste sentido podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.”

A segunda citação a mim me parece o ponto final, vejamos :

“Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado”

Quando lá em cima, no começo deste artigo, digo que ele é bem propicio para os dias atuais é porque, no Marajó, mais especificamente a capital do Marajó, está  vivendo uma situação em que um candidato a Prefeito, que se dizia, com todas as letras, (declarado de público em entrevista a uma das rádios locais) ser amigo do Prefeito, de repente virou-lhe as costas e resolveu, nesta eleição, candidatar-se, jogando na lata de lixo um acordo ( verbal ou escrito) que ambos haviam firmado para, juntos, saírem, como na campanha anterior.

Por isso, deixo a seguinte pergunta: Como poderíamos chamar aquele que não cumpriu o que foi tratado, bem como o ato por ele praticado?



terça-feira, 14 de agosto de 2012

O ANÔNIMO

                                                             

O ANÔNIMO

                                  Ao criar o "Blog do João Lima", o fiz sem maiores pretensões, apenas um exercício mental. Isso me deixa muito à vontade para escrever quando tenho vontade ou quando algo me chama a atenção, como uma mensagem que recebi, hoje, terça feira, dia 4 de agosto, através de email, a qual poderia  não tomar conhecimento, afinal das contas, era de um ANÔNIMO. 
                                   Como o anonimo, a mim me parece ser algo invisível, abstrato e desprezível, que se esconde, com medo - não sei de que - e  que prefere viver nas sombras, caminhando sempre nas noites mais escuras, de modo a ocultar, sempre,  a face que deve ser medonha, como seus atos e ações.
                                    Hoje escrevo, porque afinal de contas ganhei mais um leitor que não sabia que lia as minhas "mal traçadas linhas". Mas confesso que fico muito triste por não poder dar uma satisfação a esse invisível, em virtude dele não ter coragem de mostrar-se como pessoa, como gente digna da convivência  humana, preferindo ocultar-se nas sombras do anonimato.

sábado, 2 de junho de 2012

40 ANOS NO FUNDO RIO PARACAUARY

HOJE, SÁBADO, 02 DE JUNHO 2012

Foi no sábado, 03 de junho de 1972 que fiz a ultima viagem no Navio Presidente Vargas. Se hoje, sábado, fosse 03 de junho, seria muita coincidência, mas, de qualquer forma, o dia é hoje, embora a data não o seja.
Aliás,  já tive a oportunidade de escrever neste blog sobre o navio em 2009. Hoje volto ao assunto em virtude fazer 40 anos, no dia 04 de junho (segunda feira), que o navio Presidente Vargas está no fundo do Rio Paracauary.
Será que a data merece ser lembrada? Será que merece alguma comemoração? Lembrada sim, comemorada, não. 

Ainda me lembro daquele 03 de junho de 1972. um sábado, saí de Belém, para Soure, na costumeira viagem das 14:00 horas, com parada em Mosqueiro. Apesar dessa parada, às 17:30 estava aportando na chamada "Perola do Marajó".  Retornei a Belém, saindo de Soure às 18:00 e por volta das 21:00 ja estava em Belém. Para os dias de hoje, parece incrível, mas é rigorosamente verdadeiro - três horas de viagem - Soure-Belém. O  Presidente Vargas após a viagem de sábado, faria a viagem de domingo (04 de junho), Belém-Mosqueiro e depois viria direto para Soure, de onde voltaria para Belém.
Mas não houve volta. O navio Presidente Vargas, nunca mais voltou para Belém

Segundo comentários da época, o Navio Presidente Vargas, teria saido na sexta feira do dique da então ENASA - Empresa de Navegação da Amazonia - aonde tinha sido submetido a uma revisão de rotina. O navio havia feito a viagem da sexta feira à noite Belém-Soure-Belém. Fizera a de sábado que, segundo comentários da época, na volta pra Belém. começara "a fazer água". No fatidico domingo, 04 de junho de 1972, tudo aconteceu. O navio o Presidente Vargas não voltou mais pra Belém. Nunca mais! AFUNDOU!. Isso mesmo, AFUNDOU! Em frente ao trapiche de Soure.

 Dia 04 de junho de 2012, segunda feira, é aniversário do Navio Presidente Vargas !
 40 ANOS  NO FUNDO DO RIO PARACAUARY
.
Aí vêm as perguntas:  O que aconteceu? Como aconteceu? Quem foi ou quais foram os culpados? Por que o navio não foi resgatado? Enfim, essas e outras perguntas ficaram sem resposta até hoje. Lamentamos.

Agora, vejam abaixo a foto do  NAVIO PRESIDENTE VARGAS e compare com aquelas coisas que dizem ser navios que navegam na rota Belém-Camará.

QUE SAUDADES !

Aí está a foto do navio Presidente Vargas

domingo, 13 de maio de 2012

Minha Homenagem a Ti Mãe.

Ainda me lembro de quando sentava no colo de minha mãe e sentia suas mãos acariciando minha cabeça. Como era gostoso sentir aquele carinho que jamais esqueci. Ainda me lembro daquelas palmadas pelas coisas erradas que fiz. Ainda me lembro de quando ela me levava ao Ver-o-Peso, o que para mim era um passeio, mas para ela bem que podia ser trabalho. Enfim, ainda tenho na memória aquela mulher forte, batalhadora, guerreira, que soube criar seus seis filhos, com a maior dignidade, apesar de sua viuvez. Ah, como ainda me lembro de ti Honorina. Foste uma mulher de coração puro e braço forte, porque soubeste encaminhar teus filhos para uma vida correta sem que nenhum  deles maculasse tua memória. Hoje não estás mais aqui. Mas teus ensinamentos serviram e ainda servem para nortear meus passos. Por isso te agradeço.
Ao escrever, hoje,  essas "mal traçadas linhas" o faço para, em teu nome, Honorina, homenagear todas as Mães. Naturalmente, que muitas coisas boas poderia escrever sobre ti, como poderia, também, escrever sobre tantas mães que, como tu, hoje  lutam e batalham para que seus filhos tenham melhores dias.  Homenagear também, aquelas mulheres frágeis que por qualquer motivo, não puderam ou não souberam orientar seus filhos que se perderam nos caminhos da vida. A todas às mães, meu maior respeito, todo meu carinho, por tudo o que elas são, a partir do dom de dar a vida. Que Deus olhe por todas as Mães, dando-lhes forças para que orientem, sempre, seus filhos para o bom caminho. PARABENS MÃES !

sexta-feira, 9 de março de 2012

O CRIADOR E A CRIATURA


    Qual a diferença do criador para a criatura? De maneira bem simples diriamos que o criador cria a criatura e esta, é criada, claro. Mas, dizem os antigos e os novos também, que o criador tem que ter muito cuidado com a criatura pois, ela pode voltar-se contra ele. Aliás, está escrito no Livro que um dia, a criatura, ( homem)  voltou-se contra seu criador (Deus). 
     Na verdade, então, essa coisa da criatura virar-se contra o criador, ja vem de ha muito tempo, desde o inicio do mundo e não é nenhuma surpresa se isso acontece em nossos dias. 
      Estou voltando, com estas "mal traçadas linhas" tratando deste assunto, porque no passar dos  meus setenta e poucos anos tenho conhecimento de muitos casos em que a criatura "comeu" o criador direitinho, sem dó nem piedade.
      E isso tem ocorrido muito na política. Infelizmente, a política deixa de ser política para ser politicalha, uma espécie de cobertor para muitos "malcaratistas", como dizia o personagem Odorico Paraguassú, que se aproveitam das pessoas (criador) de boa fé, que os acolhem, ajudam, depois, eles as chamam de otários e dão-lhe um chute no traseiro. Dentro do quadro político tem acontecido muitos casos.
Dizem, que está para acontecer um caso assim, se forem verdadeiros os comentários e entrevistas que tem aparecidos nos blogs editados na Ilha de Marajó. Se um criador não se cuidar, pode ser comido pela criatura, de maneira mais "inocente" que se possa imaginar. A história é mais ou menos assim: Falam que dois amigos - nem tanto assim - juntaram-se politicamente para disputar as eleição de 2008 na condição de que, se o candidato a prefeito ganhasse, o vice, depois da reeleição (em 2012) do prefeito, continuaria candidato a vice e, em 2014, seria o candidato a prefeito. Tudo muito bem, tudo muito bom. Mas acontece, que, desde o inicio, ja havia gente comentando que o vice não esperaria oito anos para se lançar candidato a prefeito. Mas, comentavam também que o prefeito não pensava dessa forma ou não sabia do desejo (ou ambição) do seu companheiro. O fato é que, para muitos, era evidente, que na condição de substituto natural e lógico do prefeito, o vice fazia seu trabalho, fortalecendo-se politicamente. Detalhe: todo mundo via. Só quem não via era o prefeito. E  hoje, de certa forma fortalecido, a criatura, ja se constitui numa ameaça efetiva, pelo que dizem as más linguas ou os boateiros de plantão, a ponto de ja terem, em um determinado local de festa na Cidade, lançado sua candidatura a prefeito. Aí vem a pergunta: será verdade ou será mentira? A resposta bem marajoara: ...AH SABE!...
Ao meditarmos sobre a situação gostariamos que não fosse verdade o que se comenta na Cidade e que os dois, unidos, saissem para mais uma provavel vitória na próxima eleição de prefeito e que se confirmasse o que inicialmente foi acordado.
Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Ainda voltarei a escrever estas "mal traçadas linhas" sobre  o assunto. Prometo. 

ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS !

Oito  de março. Dia Internacional da Mulher. Dia dessas maravilhosas mulheres que, para inicio de conversa, nos dão desde a vida, ao seu mais puro amor. Tratar e falar da mulher deve-se fazê-lo com o maior respeito, carinho, pureza de sentimento e amor. Tudo isso vai desde àquela que nos deu a vida, até àquela que se tornou o amor da nossa vida. No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, não poderia deixar de reverencia-las, através dessas "mal traçadas linhas" e dizer o quanto são  MARAVILHOSAS MULHERES !

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO !

"                                        Ao iniciar-se 2012, embora tenhamos chegado  ao final de janeiro, primeiro mes do ano, quero   registrar neste espaço  - o que ja ia  esquecendo - e desejar a todos que tem a oportunidade de ler "estas mal traçadas linhas"   um FELIZ ANO NOVO. Que DEUS lhes dê a vida pródiga de  bençãos, muita paz e saúde 

O Homem, A Palavra e a Política

                       Ao  me propor a escrever ou criar ëste blog, o fiz ""sem maiores pretensões, apenas um exercício mental" para quando quisesse e tivesse vontade, expressar-me, sem aquela obrigatoriedade de dar noticias sistematicas, diarias ou periodicamente, até porque, se assim fosse, estaria voltando ha um tempo em que escrevia por obrigação, de forma profissional. 
                       E partindo deste princípio, me atrevo a fazer um rápido comentário acerca do título que dá orgem a  "estas mal traçadas linhas". Assim o faço, para tentar entender  até onde  pode ir o homem, sua palavra e a politica partidária. Acredito que, apesar das ambições (no bom sentido), a palavra deveria ser  ponto fundamental para  atingir o objetivo final que é a vitória e o poder. Mas parece-me que não é assim que a coisa funciona. Na política, a palavra, na maioria das vezes, torna-se  apenas um ponto de referência, uma promessa, que pode ser mantida até o último momento e nesse ultimo momento pode também não ser cumprida.
                       O que me leva a pensar desta forma é que, como se sabe, 2012 é um ano eleitoral. Naturalmente, os politicos -  profissionais ou não - devem aspirar a reeleição ou a cargos acima de onde estão. Alguns, por insatisfaçoes ou conveniências, procuram novos caminhos, novos  partidos. Outros, procuram manter-se, de acordo com suas pretensões ou aspiraçoes futuras, no mesmo caminho ou partido, para atingir seus objetivos. Entretanto, começo a vislumbrar alguns  detalhes  que me chamam a atenção quanto ao cumprimento (ou descumprimento) da palavra inicialmente empenhada. É o caso do político novo nas lides políticas -  digo novo, por ainda estar no seu primeiro  mandato, diferente daqueles, com  mais de um -  que se não fosse a ânsia, a vontade e o desejo do poder, teria ou tem a possibilidade de ascensão na politica . Porém,  essa ânsia (ou necessidade?) está levando-o a um caminho que pode ser fatal para seu futuro político,  a medida em que numa  terrivel dúvida (eu acho), começa a desviar-se de uma promessa feita no inicio de seu mandato. Digo, começa a desviar-se de suas promessas quando publicamente declara em entrevista  que   "...meu compromisso é com o povo..." embora, publicamente tenha declarado, também, anteriormente, em cadeia de rádio, sua permanência no arranjo politico em que saiu vitorioso.  
                           ...E daí ? Particularmente eu gostaria que a palavra do homem na politica fosse um norte, uma marca, que pudesse ser atingida e  cumprida do primeiro ao último momento.