sábado, 20 de novembro de 2010

"Frota Branca"

            No meio do meu arquivo fotográfico encontrei uma foto que trago para você, que é um dos meus leitores eventuais,  ver.

A foto ao lado pode ser do  "Lobo D'Almada", um dos  integrantes da "Frota Branca" da extinta  ENASA, juntamente com os outros  navios:  Augusto Montenegro, Leopoldo Peres, Lauro Sodré e Presidente Vargas que foram construidos nos estaleiros da Holanda, na decada de 50. Exceto o Presidente Vargas que tinha um formato diferente, os outros quatro navios eram semelhantes. Convém lembrar que o Presidente Vargas navegava para Marajó-Soure, parando em  Mosqueiro e  os demais  viajavam para Manaus.
Infelizmente, nenhum desses navios não mais  existem. Como se sabe, o Presidente Vargas afundou em Soure. O Leopoldo Peres,  afundou no estreito de Breves. O Augusto Montenegro, teria se acabado num dos estaleiros próximo a Val de Cans, em virtude de uma disputa judicial. Aliás, será que se acabou mesmo ou está com alguma empresa? E o Lobo d'Almada  e o Lauro Sodré, onde estariam?  M i s t é r i o  !  Mas se voce souber, diga-nos onde estão.

domingo, 14 de novembro de 2010

CÍRIO DE NAZARÉ EM SOURE: Fé, Emoção e Tradição

            O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, para todo o paraense em qualquer cidade do Estado, desde a Capital - Belém, até ao menor e mais longíncuo municipio, é sempre um momento de fé e emoção. Nesse dia toda a população se prepara para homenagear condignamente sua Padroeira.
             Soure, na Ilha de Marajó, distando de Belém 96 quilometros, também homegeia a Virgem de Nazaré, sempre, no segundo domingo de novembro. Portanto, hoje, dia 14,  aconteceu o Círio de Nazaré. O que se viu foi uma multidão nas ruas,  enfrentando uma chuva que caiu sobre a Cidade desde a madrugada e durante boa parte do percurso, cantando e rezando numa impressionante demonstração de fé. Na verdade, o Círio de Nazaré, em Soure, além do aspecto religioso,  se reveste de algumas particularidades muito interessantes. É nesse dia em que amigos e membros das familias marajoaras se encontram e se confraternizam. É nesse dia em que o vaqueiro e o fazendeiro marajoaras, juntos, montados em seus cavalos ou búfalos, orgulhosamente, à frente, abrem a grande procissão. Aliás, não apenas vaqueiros e fazendeiros participam do Círio, montados. Mas uma boa parte da população, também, já participa montada em seus animais ou em carroças puxadas por búfalos, participação esta  que vem aumentando a cada ano. E tudo isso, acaba se constituindo num evento religioso-turistico, bem diferente do que os visitantes e turistas na Cidade, jamais viram em outro lugaar.
             Por tudo isso poderiamos dizer que o Cirio de Nossa Senhora de Nazaré, em Soure, é um momento de Fé, Emoção e Tradição.


Na foto acompanhantes do Círio montados em búfalos

A imagem da Virgem de Nazaré na berlinda

Fiéis acompanham a Santa, puxando a corda da berlinda

A berlinda de Nossa Senhora de Nazaré e fiéis em Procissão

Carroças enfeitadas e puxadas por búfalos participam do Círio