quarta-feira, 27 de maio de 2009

Transporte Direto Belém - Soure

Hoje pode-se reconhecer que o Porto Camará é irreversivel na ligação Belém - Ilha de Marajó. Mas também pode-se reconhecer que a deficiencia e precariedade dessa ligação é fato, quando se tem um transporte rodoviário de péssima qualidade servindo o trecho Camará-Salvaterra, até a margem do Rio Paracauary. Na verdade, viajar nesse trecho para quem vai para Soure, deixa de ser sofrimento, para tornar-se castigo. E esse castigo começa a partir da balsa que faz a travessia Soure-Salvaterra-Soure. Se chove, apanha-se chuva. Se ha sol, é sol na cabeça, além do calor escaldante, a partir da 10:00 horas. Nessa balsa, existe um "quadrado" que mais parece um curral para gado. E o agravante, é que a ARCON não permite que os veículos transportem seus passageiros durante a travessia, os quais ficam sujeitos a essas intemperies. E aqui, não se discute o aspecto tecnico da decisão da ARCON.
Por isso, torna-se necessário e indispensavel que haja um transporte direto Belém-Soure-Belém, pelo menos 2 vezes por semana, pois a viagem pelo Camará, pelo que se tem observado está estrangulando o Turismo na Pérola de Marajó, que gostariamos de chama-la "Terra dos Maruanazes", em homenagem a tribo guerreira que habitou em Soure.
E levando-se em consideração que o mes de julho que se aproxima, naturalmente, como tem acontecido em anos anteriores, a população circulante de Soure aumenta, elevando-se ao dobro de sua população normal, isto é, chegando a quase 45 mil pessoas, a Prefeitura de Soure, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura encaminhou a CPH correpondencia, solicitando seja feito estudo de viabilidade técnica no sentido de suprir Soure de uma linha direta, a partir de Belém. No primeiro momento, durante o mes de julho.
Aguarda-se que a CPH, não só estude a viabilidade técnica, mas, também, dê solução para o problema que é angustiante.
Aspecto do "quadrado" que serve de abrigo aos passageiros dos veículos que utilizam a balsa
Passageiros na balsa após sairem dos veículos, na travessia Soure-Salvaterra

terça-feira, 26 de maio de 2009

Álamo: Viagem Inaugural Prevista Para 10 de Junho

Segundo conseguiu-se apurar junto a CPH, a viagem inaugural para Ilha de Marajó-Porto Camará, do Catamarã Álamo, está prevista para o próximo dia 10 de junho. Grande tem sido a expectativa em torno do inicio da operacionalização dessa embarcação, que vem criando certa expectativa junto as populações de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Ararí. Concluidos todos os testes com a embarcação e compatibilizada a data da viagem com a agenda da Governadora Ana Julia foi, então definida a quarta-feira 10 de junho, para que a viagem aconteça. Nesse sentido, todas as providências já estão sendo tomadas para a viagem inaugural do Álamo.
Vista do interior do catamarã Alamo, onde se pode observar as poltronas confortáveis. Em baixo singrando as aguas da Baia de Guajará

sábado, 23 de maio de 2009

No Ar... A TV Cultura !

Momento do pronunciamento da Presidente da Funtelpa Regina Lima
Manhã festa viveu, hoje, a Cidade de Soure, com a inauguração da 42ª repetidora da TV Cultura do Pará que avança no processo de expansão do seu sinal pelos municípios do interior do Estado. Desde sexta, Dimitri Maracajá, diretor da TV, na Cidade, se encarregou dos preparativos técnicos da inauguração, desde a correta instalação da retransmissora, a preparação da rede elétrica, regularização do terreno, fundição da torre e colocação da antena, bem como a ligação de cabos da antena para o aparelho-retransmissor, que em Soure, tem a potência de 500 watts. E o mais importante aconteceu às 11:00, quando chegou a presidente de Funtelpa, Dra. Regina Lima ao lado do Prefeito João Luiz, após pronunciamentos de ambos, decerrou a placa comemorativa a inauguração da repetidora.
Desta forma, a TV Cultura do Pará leva sua programação para mais de 3 milhões de paraenses (capital e interiores), que poderão assistir aos programas produzidos pela TV Cultura do Pará, como os noticiários Jornal Cultura 1ª e 2ª Edições, Jornal Cultura Diretor da Redação, Esporte Cultura, entre outros programas, como o Sem Censura Pará, Cultura Paidégua, Sementes, Brasil da Amazônia, 7 Set Independente, Cinerama, Moviola, Café Cultura, Cena Musical e o infantil Catalendas, além dos programas de grade nacional, vindos pela TV Brasil, como o Cocoricó, Repórter Brasil, Observatório da Imprensa, Conversa Afinada e o Roda Viva.
Além da programação da TV Cultura do Pará, os moradores de Soure e Salvaterra, já poderão acompanhar as competições da 25ª edição do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, que acontecerá neste domingo, 24, a partir das 8h, no Estádio Olímpico do Pará. Sintonize o sinal da TV no canal 8.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ufpa: Reitor Alex Despede-se do Campus de Soure

Em cerimonia simples, o Reitor da Ufpa, professor Alex Fiuza de Melo e sua vice reitora professora Cristina Feio, despediram-se do Campus de Soure. Como se sabe o Professor Alex concluiu seu tempo a frente da Universidade Federal do Pará quando, eleito e posteriormente reeleito desempenhou a função durante oito anos. Prestigiando o acontecimento o Prefeito João Luiz e seus Secretários de Saúde, Administração, Turismo e Produção, estiveram presentes e foram recepcionados pela coordenadora do Campus, a professora Luizete. O evento teve inicio com a apresentação de slides onde foi demonstrado a evolução do Campus nos vinte anos de existência. Usaram da palavra o professor Alex, o Prefeito João Luiz, os secretários João Lima, Luiz Cecim e Marcio Nagayshi. Finalizou a cerimonia a professora Luizete, com um dicurso muito emocionante despedindo-se do Magnifico Reitor Alex Fiuza de Melo que deverá deixar essa função nos próximos dias, quando provavelmente voltará a ministrar aulas na UFPA, de onde é professor.

Ministério do Turismo Fotografa Marajó

Em rápida visita, esteve em Soure e Salvaterra, uma equipe jornalística enviada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Paratur. Em Soure, os jornalistas visitaram as praias de Pesqueiro e Barra Velha e Fazenda Araruna., além dos centros de artezanatos. Em Salvaterra, conheceram a Praia de Joanes, Agua Boa e outros pontos turísticos. As Secretarias de Turismo de Soure e Salvaterra, por seus secretários João Lima (Eu) e Marcileia, deram o apoio necessário para que o trabalho jornalístico fotográfico, apesar do dia chuvoso, se desenvolvesse de modo satisfatório. Registre-se também a participação da Pousada Boto e da Agência NicTur, que deram assistencia aos jornalistas.

Novo Canal de TV em Soure e Salvaterra

A partir do proximo, dia 23, Soure e Salvaterra terão mais uma opção de programas de televisão. Está prevista para sábado às 10;00, a inauguração da repetidora da Tv Cultura, cuja torre de 75 metros está erguida na Primeira Rua do Bairro Novo, no local onde funcionou a usina de luz da Celpa, e cuja imagem terá maior alcance que a repetidora existente. A partir daquele momento, é sintonizar o canal 8 (oito) e novos programas jornalísticos, esportivos, educativos, inclusive filmes estarão nas "telinhas" dos televisores das duas Cidades, sem a necessidade da antena parabólica. Além das autoridades locais presentes ao acontecimento, estará também a senhora Regina, Presidente da FUNTELPA. Segundo informações colhidas junto ao Prefeito João Luiz, este é mais um esforço de sua administração em parceira com o Governo do Estado em beneficio das populações locais.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Recurso Contra Diplomação de Joao Luiz é Indeferido pelo MPE

Como é do conhecimento público de Soure, a Coligação Majoritária União e Amor Por Soure, recorreu ao TRE do Pará, contra a diplomação do Prefeito Joao Luiz. No dia 12/05/2009, foi exarado o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral , onde o MPE-Ministério Público do Estado, "manifesta-se no sentido do não conhecimento do presente recurso (rectius: indeferimento da inicial) em virtude de sua intempestividade e de sua inadequação".

sábado, 16 de maio de 2009

A Notícia Que Deu o Que Falar

"Prefeitura Lança Pacotes Turisticos em Soure"
A matéria com o título acima, publicada no site http://www.soure.tur.br/ - que não é da Prefeitura Municipal de Soure e é preciso que fique bem claro, a Prefeitura de Soure não tem nada, absolutamente, nada com esse site - realmente provocou alguns comentários injustos e tendenciosos, cujos comentaristas deixaram bem claro o intuito de atingir a Administração João Luiz e não a mim, Secretário de Turismo. Aliás, agradecemos aquelas pessoas - identificadas - que entenderam a noticia.
Antes eu preciso repetir - ja disse em meu comentário anterior - que o Turismo moderno tem que ser planejado, não pode nem deve ser feito a "pedradas". Por isso elaboramos o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Municipio de Soure. Neste Planejamento estão previstas ações que envolvem a formatação de roteiros turisticos, que deverão ser feitos pela Secretaria de Turismo e apresentados ao empresariado que vai conhecer e posteriormente comercializar esses roteiros.
Foi exatamente isso o que aconteceu. Formatado os roteiros, um city tour, pelos pontos mais interessantes da Cidade e um river tour, pelo Rio Paracauary até o Furo do Miguelão, os empresários que formam a cadeia do turismo foram convidados para participarem desses dois eventos. Evidentemente, que foram convidados proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agencia de turismo, enfim todos os envolvidos direta ou indiretamente com o Turismo.
Como se verifica a Prefeitura não está beneficiando alguem ou "lapidando" o dinheiro público como insinuaram alguns anonimos. Está, sim, promovendo açoes que nunca foram feitas antes e por isso, "as cristianes, as evelises, os diogos não sei das quantas" extranham e comentam sem saber o que estão comentando.
Aliás, quando digo alguns anônimos é porque usaram pseudônimos e não querem se identificar. Provavelmente, são pessoas aparentemente interessadas no desenvolvimento do Municipio, por isso, zelosos e vigilantes, com suas atenções voltadas aos administradores da Cidade ou, frustradas por uma derrota politica. Simplesmente isso.
Mas de qualquer forma, acho muito importante o questionamento, porque, o que foi colocado, de maneira alguma atinge a Administração João Luiz e principalmente a mim, Secretário de Turismo.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Secretário de Turismo de Soure...

Sou eu. Na apresentação deste Blog, me esqueci de dizer que eu sou o Secretário Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Soure. Não gosto de usar a expressão "estou". Digo, sou mesmo, até que o Prefeito não queira mais. Não gosto da expressão "estou" Na realidade, aceitei o cargo como um desafio. No Turismo tenho militado ha varios anos, como empresário e acredito estar habilitado a exercer a função.

É importante que todos saibam que Turismo é uma atividade que se desenvolve de forma gradativa. É um processo. As ações são desenvolvidas num conjunto onde a Administração Pública, o Empresariado e a Comunidade, necessariamente, têm que estar envolvidos. Turismo não pode ser desenvolvido, isoladamente, isto é, cada um fazendo sua parte. Todos, têm que trabalhar juntos, em bloco.

Vista parcial do Furo do Miguelão O Turismo moderno não admite ser feito na "pedrada". Precisa ser planejado. E esse planejamento teve que ser elaborado. Foi feito o "Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo Sustentável do Municipio de Soure" aonde estão registrados o diagnóstico e o prognóstico do Municipio e com base nesses registros, foram estabelecidas as ações que serão realizadas no período de quatro anos.

Festival de Quadrilha, pode ser em Julho

Junho, tradicionalmente, em Soure, é o mês do Festival de Quadrilhas. Entretanto, este ano, o Festival pode acontecer em julho, por falta de um local adequado. O Centro Comunitário "Abel de Figueiredo" onde tem acontecido o evento, por descuido de outras administrações encontra-se sem condições de abrigar o grande acontecimento cultural, face o péssimo estado de sua estrutura. Reunindo com os dirigentes das quadrilhas ficou acordado que se não forem conseguido recursos para recuperação do imóvel, ainda em junho, o certame pode ser realizado em julho, possivelmente depois do dia 15. É importante salientar que o Prefeito João Luiz está envidando todos os esforços no sentido de obter recursos para a recuperação do Centro Comunitário para ainda em junho. Vamos torcer para que isto aconteça.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

AS NÚPCIAS DE DALVA E MARCIO

Linda demais a cerimônia de casamento de Dalva e Marcio Vitelli realizada no sábado, dia 09 de maio p.passado. Naturalmente que o ato foi a realização de um grande sonho de amor. Não poderia deixar de registrar esse evento no meu "blog". Por isso, daqui vão os meus votos de felicidade perene ao casal. Deus abençoe esta união e que sejam muito felizes para sempre.

Em Soure : Fórum Regional do Plano Marajó

Reuniu-se em Soure, nos dias 6 e 7 de maio, o Fórum Regional do Polo Marajó, tendo como pauta a eleição do articulador do Território da Cidadania e a unificação do Plano Marajó com o Território da Cidadania. Estiveram presentes ao conclave, que foram ciceroneado pelo prefeito de Soure, Sr. João Luiz de Souza Melo, representantes da Casa Civil da Presidencia da República; do Ministério da Integração Nacional; e do SPU/GRPU. mais representantes do Governo do Pará, através da SEIR,SEPOF, SAGRI e SEGOV, além do Secretário de Esporte e Lazer, Sr. Albertino Leão e do Deputado Federal Zé Geraldo. Registre-se, também, a participação dos Prefeitos de Portel, Melgaço, São Sebastião da Boa Vista, Breves e Gurupá. Por outro lado, representantes da Sociedade Civil estiveram presentes : Sintep`s de Pontas de Pedras, de Portel; STR de Breves; Colonias de Pescadores de Salvaterra e Curralinho; Prelazia de Marajó (Soure e Pontas de Pedras); Museu do Marajó e Associação Comercial de Soure, representada por seu presidente Sr. Reginaldo Engelhard MARILIA TAVARES: Articuladora do Território da Cidadania Marajó Com a maioria dos votos Marília Tavares, dezoito (18) votos - Edel, oito (08); Sidney, seis (06) e Sassá três (03) - foi eleita a articuladora do Território da Cidadania e será contratada pela entidade proponente do Colegiado, O MUSEU DO MARAJÓ por um período de doze meses Ressalte-se que essa função de articulador não tem o vinculo empregatício. INTEGRADOS: GESTÃO DO PLANO MARAJÓ E PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA A integração da Gestão do Plano Marajó e do Programa Territórios da Cidadania, de acordo com a maioria do Colegiado reunido no Fórum é uma realidade. Acredita-se que a integração dos dois grupos gestores venha dar maior celeridade às ações a serem desenvolvidas no Marajó. A aprovação dessa integração, a princípio, foi um tanto polêmica pois, houve quem entendesse que iria diminuir o número de integrantes de cada colegiado, quando na verdade isso não vai acontecer, mas sim, fortalecer o Colegiado "Uno". Assim sendo, esperamos que a integração resulte na colheita de bons frutos para o Marajó.

Aniversário de 15 Anos da Lorna

Foi muito bonita a festa de aniversário de 15 anos da minha neta LORNA, ocorrida no dia 25 de abril proximo passado em Macapá. Estive presente com minha esposa Maria Helena (avó) e o Gelderson, (pai) que aparece na foto, com Lana, mãe da Lorna e demais amigos da familia

domingo, 10 de maio de 2009

Apresentação

Começo uma nova fase. Dentre tantas outras atividades, hoje sou um "blogueiro". A partir deste espaço, começarei a divulgar noticias que, além de divertir, deverão informar. Deverei trazer noticias do meu cotidiano com opiniões que deverão retratar a verdade do momento em que vivo.
Apenas, para começar devo dizer que habito em um dos lugares mais apraziveis e místicos deste Brasil: a Ilha de Marajó, com seus 46 mil quilometros quadrados, 13 municipios, sua natureza de beleza incomensurável, suas praias de águas doces com ondas, seus pássaros, dentre eles o guará, aquela ave vermelha que a todos encanta. Por outro lado, temos a figura representativa da Ilha que é o búfalo. Animal robusto que serve de alimento e ajuda o homem no trabalho. Poderiamos dizer que a Ilha de Marajó, enfim, é um paraiso.